E-commerce
Gestão da cozinha: tecnologia reduz desperdícios e aumenta a lucratividade
Saiba como melhorar os processos e operações do seu restaurante usando as ferramentas certas para isso Um dos principais ingredientes
ERP é uma sigla que significa Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos da empresa. E é exatamente esta a propostas dos softwares de ERP: integrar todos os dados e processos da empresa a fim de organizar as informações em um único sistema permitindo um planejamento e gestão mais abrangente de todos os itens que permeiam os recursos empresariais.
Todos os processos podem ser inseridos de forma sistêmica, sejam de finanças, contabilidade, recursos humanos, produção, marketing, vendas ou compras. Os sistemas de ERP permitem acompanhar a visão global dos negócios.
A adoção de um sistema de ERP na empresa provoca uma grande mudança cultural, principalmente quando falamos de varejo. Entre as mudanças que o ERP proporciona em uma corporação estão a maior confiabilidade nos dados em tempo real e diminuição de retrabalho.
A implantação de um novo sistema sempre vem com a provocação para se sair da zona de conforto. É importante salientar que a mudança na forma dos controles operacionais, apesar de alterar a rotina e até causar um certo trabalho para a adaptação, vem acompanhada de muitos benefícios.
Mas a implementação de um ERP eficiente algumas vezes torna-se difícil, pois esbarra na questão do investimento. Geralmente, quanto mais completo o sistema desejado – e quanto maior a empresa – mais investimentos são necessários. No entanto, se considerarmos que o sistema traz benefícios a médio e longo prazo, quanto mais ele estiver de acordo com as especificações do negócio, mais vantagens ele traz para a empresa.
Não se pode considerar o ERP um simples produto entregue para o uso de seu estabelecimento, por isso, é importante identificar o fornecedor como um parceiro permitindo um vínculo de aperfeiçoamento contínuo. O acompanhamento de novos recursos tecnológicos, mudanças no mercado (como, para o varejo, o surgimento de novas formas de pagamento, por exemplo), ajustes pontuais referentes à legislação são a garantia de que a empresa de software está atenta às mudanças do mercado e à evolução da tecnologia para aprimoramento constante dos processos e resultados da organização.
Conheça o Linx ERP – o software de gestão que atende todas as necessidades de uma loja ou rede