Você está preparado para o futuro das formas de pagamento no varejo?

Você está preparado para o futuro das formas de pagamento no varejo?

Com soluções cada vez mais tecnológicas e multicanais, o processo de compra online tem evoluído para proporcionar as melhores experiências ao cliente

O e-commerce por si só já pode ser considerado uma revolução para o varejo. Mas a tecnologia segue atuando constantemente a favor do comércio eletrônico, promovendo melhorias contínuas para a experiência do consumidor com as marcas. Isso inclui, por exemplo, a otimização da estrutura e da navegação do site, adaptação da loja virtual para dispositivos móveis e, claro, novidades nas formas de pagamento a fim de agilizar o processo de compra, atendendo a uma exigência cada vez mais presente por parte dos clientes.
Para se ter uma ideia, de acordo com informações da Ebit, no primeiro semestre de 2018, o e-commerce brasileiro cresceu 12,1%, em comparação ao mesmo período do ano passado, resultando em um faturamento de R$ 23,6 bilhões. E, diante do aumento das transações financeiras por este canal, também aumenta a necessidade de oferecer possibilidades de pagamento mais práticas, rápidas e que se encaixem nos desejos do usuário, trazendo a sensação de satisfação e vontade de retornar à loja.
Considerando que o comércio eletrônico está indo além dos devices tradicionais – com a entrada de novidades e novos conceitos, como os dispositivos wearables e o omnichannel -, os formatos de pagamento precisam acompanhar essa evolução. Pensando nisso, reunimos algumas opções que estão surgindo para que você as conheça e se prepare para o futuro:

Cartão de débito nas compras online

O pagamento de compras online via cartão de débito não é considerado uma novidade por si só. No entanto, existe uma perspectiva de que essa forma de pagamento se popularize bastante no Brasil, nos próximos anos.
Além de atrair novos consumidores digitais, o cartão de débito se torna um grande facilitador para o lojista ao possibilitar o recebimento do dinheiro de forma garantida e mais rápida, já que não tem riscos de estorno. Mas atenção: para começar a vender online por débito, invista pesado em ferramentas antifraude.

Biometria

Outra forma de pagamento online que ainda está se desenvolvendo, mas que promete trazer mais segurança aos processos de compra é a biometria. Dentre as possibilidades de identificação dos consumidores, estão:

  • Íris
  • Retina
  • Face
  • Digital
  • Voz

Um exemplo de empresa que já está testando a solução é a Mastercard, que criou o Identity Check Mobile. O sistema de pagamento biométrico da operadora de cartões já utiliza o reconhecimento facial e de impressão digital no lugar da senha alfanumérica em compras online para clientes da Europa.

Dispositivos móveis

A expansão do mercado de dispositivos móveis está estimulando o crescimento do chamado m-commerce. Considerando que o Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante (pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo/FGV-SP indicou que o País já superou a marca de 220 milhões de aparelhos para cerca de 210 milhões de pessoas), o pagamento via smartphones e tablets deve ficar mais popular à medida que os consumidores se sentirem confortáveis com essa possibilidade.
Alguns exemplos de aplicativos que já permitem o pagamento via mobile são: iFood, Peixe Urbano, Groupon, Netshoes, Hotel Urbano e Magazine Luiza.

Wearables

Os equipamentos wearables estão começando a se popularizar. Os dispositivos vestíveis mais comuns, hoje em dia, são as pulseiras e os relógios que permitem fazer o pagamento da compra, além de oferecer um histórico das transações, facilitando o controle de gastos do consumidor.

Omnicanalidade

Com todas as funcionalidades às quais temos acesso, a distinção entre as formas de pagamento no varejo físico e no online está desaparecendo. Usando a Amazon como exemplo, podemos citar o Amazon Go. Esse modelo de supermercado permite que o cliente retire o produto da prateleira e, ao ter o aplicativo da Amazon instalado, é o próprio app que identifica, com a ajuda de um sistema de câmeras, o que foi retirado da gôndola. Ao passar por sensores, na saída, a conta é cobrada diretamente no cartão de crédito do cliente.
Todas essas soluções reforçam o quanto o comércio virtual está evoluindo para proporcionar experiências cada vez mais satisfatórias aos consumidores. Você também quer acompanhar essas tendências? Então, entre em contato com a Linx Commerce, pois nós temos as melhores soluções para apoiar o crescimento do seu negócio online.

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