Prepare-se para a volta às aulas

Prepare-se para a volta às aulas

Depois da Black Friday e do Natal, chegou a hora do varejista aproveitar as compras de volta às aulas

Mais um ano letivo inicia em breve e, com ele, boas oportunidades para começar 2020 faturando. Engana-se quem pensa que só as papelarias e livrarias podem alavancar as vendas nesse período. E-commerces, atacados, sebos, malharias, lojas de calçados e até mesmo varejistas de móveis e decoração podem aproveitar esse momento.

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De acordo com a Abfiae (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares), os itens devem estar, em média, 8% mais caros do que em 2019. O fenômeno acontece por conta da flutuação do dólar, que impacta diretamente nos itens importados, e do aumento do preço de matérias-primas, como papel e plástico. O maior fluxo de clientes deve ficar mais próximo do período de aulas, já que muitos ainda estão retornando de férias e quitando as primeiras contas do ano – como impostos e taxas anuais.

E se os valores estão acima da inflação, também é o momento para o lojista negociar com os fornecedores. A compra com antecedência e de grandes volumes pode facilitar a obtenção de valores mais competitivos.

Para se destacar no mercado, é preciso inovar. Por isso, reunimos algumas dicas para tornar a sua loja ainda mais atrativa:

De olho nas tendências

Novidades são ótimas para atrair crianças e adolescentes, então, invista em vitrines chamativas e produtos com diferenciais, seja no design ou na função, além de itens licenciados de personagens e estampas que estão em alta. Para agradar os pais, também vale ter um bom portfólio de produtos com durabilidade.

Organize seu estoque

Ainda que reutilizem materiais de anos anteriores, é comum que as famílias busquem produtos para completar o enxoval dos estudantes. No caso de livrarias e papelarias, é importante fazer um levantamento para verificar quais são os itens que estão sendo solicitados nas listas escolares e prepare seu estoque.

Ao ser pego desprevenido, é possível que o cliente opte por adquirir os produtos em outra loja – e, talvez, até comprar a lista inteira na concorrente. Além disso, se o seu estoque não está organizado, você corre o risco de desperdiçar dinheiro com compras repetidas.

Atendimento de qualidade

Bom atendimento é essencial para a satisfação e fidelização da clientela. Sabendo que o movimento será acima do normal, prepare a equipe de atendimento e caixas com treinamentos específicos, reforçando argumentos de vendas, quais são as novidades, promoções e como contornar possíveis situações negativas.

Dica: um reforço com contratações temporárias pode ser bem-vindo para não deixar nenhum cliente esperando.

Divulgue-se

Jogue junto com as mídias sociais. Boas fotos, vídeos e publicações patrocinadas podem colaborar para atingir um público que ainda não conhece a sua marca. Além disso, algumas empresas também firmam acordos com escolas, ofertando kits com um valor fechado com materiais básicos, como livros e cadernos. É um bom atrativo para as famílias adquirirem esses combos e darem uma olhada nos demais produtos que estão à venda na sua loja.

E-commerce a postos

Por conta de descontos e maior variedade de produtos, muitos consumidores estão migrando suas compras para as lojas virtuais. Em busca de melhores preços, boa parte dos clientes fazem buscas em sites que equiparam preços. Então, a primeira dica é: não basta otimizar os sites para se destacar no Google e em outros buscadores, também é preciso cadastrar os seus produtos em comparadores para facilitar que sua loja seja encontrada.

Outra oportunidade é o mercado B2B, ou seja, vender para outras empresas, escolas e demais instituições de ensino. Para atender a esses volumes maiores, atente-se para ter um estoque preparado e um bom esquema logístico.

Atenção especial com o pós-venda

A venda não acaba quando o pedido é finalizado. Siga em contato com os consumidores para construir uma relação com eles. Ofereça vários canais de atendimento (online e offline) para que ele escolha quando e como deseja se comunicar com a sua marca.

No caso do e-commerce, após a entrega, procure saber a opinião dos clientes em relação à sua empresa. Pesquisas de satisfação, como a Análise de NPS (sigla de Net Promoter Score), são recursos que facilitam a obtenção de feedbacks, ajudando a aumentar a força de vendas por meio da qualidade das informações fornecidas.

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, vale a pena investir em formas de realizar a pesquisa via SMS ou WhatsApp, por exemplo. Segundo o portal TecMundo, a taxa de abertura do SMS Marketing atinge 98%, enquanto no e-mail marketing, é de apenas 22%. Já as taxas de respostas também mantêm a diferença apontada: enquanto só 5% dos e-mails têm retorno, o índice no caso do SMS sobe para 26%.

Demais varejistas, aproveitem o momento

Para as lojas de móveis e decoração, a dica é preparar coleções para inspirar crianças e jovens, compondo um cantinho especial para estudo, leitura e momentos do tarefa de casa. As linhas podem contar com cadernetas, canecas, planners, além de móveis como cadeiras, escrivaninhas, mesinhas, pufes, entre outros produtos.

O movimento nos sebos – físicos e virtuais – tende a aumentar como uma alternativa para encontrar livros didáticos com preços mais atrativos. É importante se preparar para demandas por livros paradidáticos, leituras complementares e histórias infantis.

Muitos pais também aproveitam o período para a compra de peças de vestuário, calçados e novos uniformes. Por isso, lojistas devem valorizar estilos, cores e personagens que estejam em alta.

Atendimento diferenciado, ter um amplo mix de produtos, manter um bom relacionamento com clientes e instituições de ensino são ótimas táticas para o varejista. A volta às aulas está logo ali. Potencialize suas vendas contando com as melhores ferramentas da Linx. Temos soluções de ponta a ponta para apoiar o sucesso do seu negócio.

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