Postos de combustível: como se preparar para o feriado de Páscoa

Postos de combustível: como se preparar para o feriado de Páscoa

Conheça as melhores estratégias para manter o bom funcionamento do seu negócio no feriado

 

Em função do feriado da Sexta-Feira Santa, o período da Páscoa é marcado, entre outras coisas, por deixar os postos de combustível lotados. Afinal, quem sai para passear, visitar os parentes e amigos busca não só abastecer o veículo, mas também trocar óleo e realizar revisões de segurança para viajar com tranquilidade.

Nesse momento, o grande desafio para o varejista que vende combustíveis (e serviços agregados) é garantir que o negócio acompanhe o ritmo de demanda acelerado. Por isso, planejar-se é fundamental.

Só em 2017, a Fecomercio-SP estimou o aumento de 15% nas vendas em postos durante os feriados. Então, pensando no fluxo enorme de pessoas que passam pelos postos de abastecimento nesses períodos, saiba como realizar uma boa gestão do seu negócio, diminuindo filas, oferecendo boas experiências e incentivando as vendas de outras áreas, como as lojas de conveniência:

Estoque de combustível

Como a demanda por combustível naturalmente aumenta em períodos festivos, é preciso ter o controle da quantidade disponível no estoque para conseguir atender todos os clientes. Neste contexto, é importante lembrar alguns fatores:

  • A Páscoa acontece poucos dias após o feriado de Carnaval, momento em que os postos também receberam muitos viajantes;
  • Em feriados, é comum que os clientes encham o tanque do carro antes de sair para não ter problemas durante a viagem devido à falta de gasolina e precisar parar na estrada para abastecer;
  • O momento de reabastecer os reservatórios de combustível de um posto varia em função do tamanho do local e também da demanda da região.

Portanto, tenha cuidado dobrado com a gestão do estoque no feriado. É importante planejar-se e realizar um monitoramento preciso do nível de combustível existente em cada uma das bombas. Para auxiliar nesse processo, existem ferramentas de gestão que ajudam no planejamento da compra de combustíveis – principalmente em datas sazonais -, verificando quando é realmente necessário repor o combustível, melhorando o controle do estoque, entre outras facilidades.

Estoque de outros equipamentos

Outro ponto importante é estar com a manutenção de outros equipamentos de uso diário, como bicos e mangueiras, em boas condições para que, no feriado, nenhum estrague ou pare de funcionar devido ao desgaste, prejudicando as vendas de combustível.

A ideia é atender toda a demanda do período sem comprometer o serviço, com a certeza de que nenhum aparelho irá estragar. Para isso, organize o estoque destes produtos e faça uma compra preventiva, deixando alguns equipamentos de pista a mais no estoque.

Além disso, é preciso conferir se todos os itens exigidos pelos órgãos de fiscalização, como aferidores e instrumentos de análise do combustível, estão funcionando. Verifique também se as placas e avisos estão dispostas corretamente, pois é natural que, nos períodos de grandes demandas, o controle seja maior.

E esteja atento também à utilização dos itens de segurança obrigatórios, como sapatos de borracha, luvas e óculos de proteção, garantindo a segurança de toda a equipe.

Atendimento qualificado

Com uma equipe qualificada, é possível aumentar suas vendas. Treine os atendentes para receber da melhor maneira pessoas de diferentes lugares, promovendo boas experiências ao consumidor. Por exemplo, na hora do pagamento, conte com uma máquina inteligente e segura, que registra o valor do abastecimento e permite que o consumidor finalize o processo sem precisar sair do carro.

Além disso, nesses períodos, é importante usar atrativos para chamar atenção dos consumidores. Afinal, tanto aquele consumidor que abasteceu no posto de uma estrada quanto aquele que reabasteceu no posto da cidade em que está visitando, todos eles são potenciais clientes. Quando bem atendidos, a tendência é que, no próximo feriado, voltem a comprar combustível do seu negócio e não no do concorrente.

Por esse motivo, é importante estar atento não apenas à qualidade do atendimento, mas também à oferta de brindes com o objetivo de conquistar ainda mais o consumidor. Ofereça bonés, lixeiras para automóveis e até mesmo uma lembrança de Páscoa, como chocolate, funcionam para essa fidelização.

Formas de pagamento

Seja na hora do abastecimento, na oferta de serviços adicionais ou na loja de conveniência, os viajantes desejam evitar as grandes filas que os feriados proporcionam. Por isso, nesses períodos, é importante priorizar as operações de pagamentos e soluções que oferecem mobilidade no recebimento das vendas, facilitam o momento da compra, permitem efetuar transações em apenas alguns segundos e reduzem o tempo de espera dos clientes, aumentando a agilidade do seu atendimento.

Loja de conveniência

E por falar em loja de conveniência, no feriado de Páscoa, além de organizar a demanda de combustível para receber mais viajantes, essa área deve estar devidamente preparada para conquistar os consumidores. É preciso pensar além de chocolates e organizar o local para atrair mais clientes e aumentar as vendas. Por isso, fique atento, por exemplo, ao estoque de produtos – sempre com atenção redobrada, pois, neste caso, você está trabalhando com muitos produtos perecíveis – e à organização estratégica da vitrine para agradar aos olhos de quem passa pelo seu posto.

 

Dica bônus: outra maneira de fidelizar clientes é procurar integrá-los a algum programa de fidelidade, que permite acumular pontos ao abastecer e resgatá-los por descontos e benefícios. No período da Páscoa, ofereça vantagens tanto para os participantes do programa quanto para os novos entrantes, como a possibilidade da troca de pontos acumulados por uma viagem incrível no próximo feriado.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!

<<<<<<< HEAD ======= >>>>>>> hotfix/frontend-stack-updating