Por que você deve prestar atenção ao Dia do Consumidor

Por que você deve prestar atenção ao Dia do Consumidor

A data está se estabelecendo no calendário do comércio brasileiro, e você precisa se preparar para oferecer descontos reais e vender mais

O Dia do Consumidor surgiu em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor como forma de proteger os interesses dos compradores norte-americanos.
Na ocasião, Kennedy destacou quatro direitos fundamentais:

  1. Direito à segurança
  2. Direito à informação
  3. Direito à escolha
  4. Direito à ser ouvido

E, 23 anos depois, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data.
Mas, apesar de existir uma data firmada, como estratégia para oferecer mais promoções e, logo, vender mais, as lojas brasileiras estabeleceram que, em 2019, o dia será celebrado na quarta-feira da semana do dia 15. Com isso, o Dia do Consumidor será em 13 de março.
Também é importante lembrar que muitas lojas do País apostam na chamada Semana do Consumidor, em que, desde a segunda-feira anterior (11 de março) até o domingo seguinte (17 de março), é possível encontrar boas ofertas tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas.
Dia do Consumidor no Brasil
No Brasil, os direitos dos consumidores estão previstos no Código do Consumidor, na Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990. Entre as medidas apresentadas na lei, está a criação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Por aqui, as ações promocionais do Dia do Consumidor começaram a acontecer timidamente, no começo da década, inicialmente em lojas físicas. Já em 2014, a criação da data denominada Dia do Consumidor Brasil foi uma iniciativa do marketplace Buscapé, fazendo com que os descontos começassem a ganhar destaque também nas lojas virtuais.
O Dia do Consumidor é importante para o comércio brasileiro por incentivar as vendas em uma época que é considerada de baixa: o período entre o fim de ano, com Black Friday e Natal, e o Dia das Mães.
Segundo um levantamento do Google, cerca de 35 milhões de pessoas já conhecem a data no Brasil, sendo que as buscas relacionadas ao dia apresentaram um crescimento acumulado de 92% na comparação entre 2018 e 2017. Ainda segundo o Google, os termos com maior crescimento de buscas estão ligados a notebooks, TVs, perfumes, smartphones, vestuário e eletrodomésticos.
Como aumentar as vendas?
Por se tratar de uma data relativamente nova no calendário do comércio brasileiro, investir no Dia do Consumidor relaciona o seu e-commerce ao que é novidade e mostra que você está antenado às tendências de consumo.
Ou seja, o Dia do Consumidor está se consolidando, e você também pode fazer parte da data para faturar alto. Vamos conhecer algumas ações que podem contribuir para os seus resultados?
Ofereça descontos atrativos
As ações do Dia do Consumidor não têm foco em um tema específico, como ocorre no Dia das Mães ou no Natal, por exemplo. Neste caso, o foco são os próprios consumidores.
Por isso, é importante oferecer promoções reais e atrativas, que envolvam toda a sua cadeia de negócio, do online ao físico. Lembre-se que você não pode sair no prejuízo nem enganar o consumidor, mas faça o possível para que os clientes vejam vantagens em comprar com você e entendam que a sua loja está disposta a agradá-los.
A ideia a ser passada é que, para comemorar o Dia do Consumidor, o público deve realmente ganhar com a compra, tanto na questão econômica quanto na experiência que ele terá com a sua marca.
Aposte no frete grátis
A possibilidade da entrega grátis por si só já é muito atrativa, mas como ação em datas voltadas para o consumidor, ela adquire um novo significado. O cliente se sente realmente especial, e a sua marca mostra que está fazendo tudo para agradar o seu público.
Para fazer isso da melhor forma para o seu negócio, procure negociar um desconto com as suas transportadoras parcerias. Você também pode estabelecer um limite mínimo de valor da compra para oferecer o benefício (por exemplo: só tem frete grátis o cliente que comprar acima de R$ 200,00).
Ouça o consumidor
Como falamos, o grande tema do Dia do Consumidor deve ser o empoderamento do próprio consumidor. Ele deve se sentir valorizado pela sua marca e se encantar com as suas ações promocionais para, assim, contribuir no aumento das suas vendas.
Uma ótima maneira de trabalhar essa valorização do cliente é deixando que ele mesmo tome as decisões de compra. Use as suas mídias sociais e a interação dos vendedores para saber: qual é produto em que os consumidores querem mais desconto? Por qual canal eles preferem comprar? Quanto tempo eles estão dispostos a esperar pela entrega de um produto?
Pedir a opinião do público, além de aumentar o seu engajamento com ele, permite melhorar o seu relacionamento e ter mais oportunidades de fidelização, já que você tem informações ricas em mãos para conhecer os desejos e as necessidades de quem compra na sua loja.

O Dia do Consumidor está se concretizando no calendário do comércio brasileiro, e você precisa preparar o seu e-commerce para oferecer descontos reais e dar conta do aumento de vendas na data. Conheça a nossa plataforma robusta, capaz de oferecer soluções de ponta a ponta para a sua loja.

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