Por que investir em uma pop-up store no Natal

Por que investir em uma pop-up store no Natal

Divulgação da marca, conquista de clientes e aumento das vendas estão entre as vantagens das lojas temporárias para quem trabalha com e-commerce.

Quem trabalha no varejo sabe que, no final do ano, eventos como Black Friday e Natal – as duas principais datas do calendário de vendas do País – movimentam, e muito, o comércio. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da E-bit apontou que as vendas no e-commerce bateram a marca de R$ 3,5 bilhões na edição de 2018 da Black Friday, uma alta de 25% em comparação com 2017. Já em relação ao Natal, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calcula que a data movimentará R$ 34,5 bilhões.
Neste cenário, considerando que a concorrência online é cada vez maior – a quantidade de lojas em marketplaces cresceu 90,7% em 2018, de acordo com a Precifica -, é necessário pensar em estratégias para se diferenciar, colocar-se à frente da concorrência. Assim, entra em cena a chamada pop-up store, uma ótima opção para atender à demanda das festas de final de ano, tornar a sua loja virtual ainda mais conhecida e fidelizar mais clientes.

O que é uma pop-up store?

Uma pop-up store pode ser definida como uma loja que fica por um período determinado em um local físico, focando as vendas em produtos sazonais, relacionados a uma data específica, como é o caso do Natal.
As principais características de uma pop-up store são:

  • Curto prazo: em geral, as pop-up stores duram, no máximo, três meses.
  • Localização: é importante que esse modelo de negócio se concentre em áreas de bastante tráfego a pé, como o centro da cidade, shoppings ou feiras.
  • Preço baixo: por exigir a locação de um espaço em curto prazo, o lojista pode praticar preços inferiores aos de uma loja tradicional.

Invista em uma pop-up store no Natal

Segundo um relatório da PopUp Republic, 61% dos consumidores apontam os produtos sazonais como o motivo principal para comprar em lojas pop-up nesse período do ano. Neste sentido, a possibilidade de abrir uma loja temporária se torna bastante interessante para as lojas virtuais. Pensando nessa chance de alavancar o seu negócio, reunimos alguns motivos para que você aposte em uma pop-up store neste Natal. Confira:

  • Contato offline

Para quem tem um e-commerce, as lojas físicas se tornam uma ótima saída para trazer uma imagem mais humana à sua marca, contribuindo para o engajamento dos clientes que, de certa forma, resistem às compras online. Muitos são os consumidores que ainda fazem questão de ver e tocar nos produtos antes de comprá-los. Portanto, uma loja física temporária cria essa oportunidade de experimentação.
Em 2017, a marca de salgadinhos Doritos inaugurou a pop-up store Mystery Shop, em São Paulo (SP), no espaço multicultural Canal 011. O local fez parte da estratégia de lançamento do Doritos Mystery, que chegou ao mercado em clima de mistério, sem ter seus sabores revelados. Ao visitar a loja, que ficou aberta por 22 dias, os consumidores tiveram acesso a produtos exclusivos, como a curiosa Doritos Mystery Box, uma caixa repleta de itens surpresa.

  • Conquista e fidelização de clientes

Quem deixa para fazer as compras de Natal na última hora fica mais propenso a procurar presentes em lojas físicas, em espaços tradicionais, como shoppings. Afinal, poder levar o produto no momento da compra é uma preferência entre os consumidores: um levantamento da empresa de tecnologia Bell and Howell apontou que 88% dos norte-americanos praticam a estratégia omnichannel chamada click&collect, em que você compra o produto online e retira na loja, em função da agilidade proporcionada pela modalidade.
Neste sentido, abrir uma pop-up store acaba sendo uma oportunidade para os lojistas que têm e-commerce conhecerem pessoalmente os seus clientes, perceberem os seus hábitos de compra de perto e, assim, trabalharem para cultivar uma relação mais próxima com eles. Como consequência, esse contato pode se traduzir em clientes fidelizados para além das compras de final de ano.

  • Divulgação da marca

Como falamos, em época de Natal, o comércio fica naturalmente mais movimentado. E em uma pop-up store, o seu negócio virtual estará exposto a uma diversidade de clientes em um período propício a compras, quando a maioria dos consumidores estão dispostos a comprar produtos que eles não comprariam em outro momento. Isso é uma grande vantagem não só para divulgar a sua marca, mas também para receber o feedback direto dos clientes sobre a sua loja, o seu atendimento e os seus produtos.

  • Aumento das vendas

A natureza temporária desse tipo de loja cria um senso de urgência entre os consumidores. As pessoas acabam atribuindo mais valor ao produto quando correm o risco de não poder tê-lo mais tarde. E quando se trata de Natal, lembre-se que as festas de fim de ano por si só já aumentam esse senso de urgência, uma vez que os clientes estão cientes do caráter exclusivo dos produtos sazonais.
Portanto, para garantir que o clima de “compre antes que acabe” contribua para alavancar as suas vendas, uma opção é divulgar a data de encerramento da loja pop-up. Outra possibilidade é determinar o prazo de duração da sua loja temporária de acordo com a disponibilidade do estoque.

  • Redução do estoque sazonal

As lojas temporárias ajudam a renovar o seu estoque. Se você precisa aumentar as vendas de produtos festivos antes que o ano termine, abrir uma pop-up store é uma solução. Experimente lançar ofertas exclusivas, com promoções do tipo “pague um, leve dois”, e montar kits para incentivar as compras feitas no impulso, características desta época do ano.
Gostou das nossas dicas para aumentar o faturamento do seu e-commerce em época de Natal? Se você ficou interessado em alavancar as suas vendas, entre em contato com a Linx Commerce, pois nós temos as melhores soluções para contribuir para o sucesso da sua loja virtual.

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