Passo a passo: saiba como avaliar o layout da sua loja virtual

Passo a passo: saiba como avaliar o layout da sua loja virtual

Existem alguns pontos que são essenciais na hora de deixar o seu e-commerce bonito, mas, principalmente, funcional

Ainda mais importante do que a beleza, o layout da sua loja virtual deve ir direto ao ponto e fazer com que o consumidor passe pela jornada de compra de forma ágil e eficiente, tornando a sua experiência a mais satisfatória possível. Afinal, você pode até ter um e-commerce legal, com um design incrível, mas se isso atrapalhar a navegação, a tendência é que o usuário não volte ao seu site.
Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas que podem auxiliar na hora de avaliar o layout da sua página. Confira:

Barra de busca/filtro

Quando um cliente entra na sua loja inclinado a comprar determinado produto, provavelmente, ele irá procurá-lo diretamente na barra de busca. Por isso, essa solução deve ter certo destaque na página principal. Além disso, uma barra de busca visível e atraente também é útil para manter por mais tempo no seu site aqueles usuários que entraram sem ter um produto específico como foco de compra.
Outro ponto importante é permitir que o cliente filtre e modifique esses filtros conforme a sua necessidade. Por exemplo: o usuário selecionou camisetas da cor azul no tamanho G. No entanto, se ele mudar de ideia e quiser escolher outra cor, o site deve permitir de forma fácil a troca do azul pela nova cor desejada.

Itens fora do estoque

Não é frustrante quando você se anima a comprar determinado produto e, na hora de finalizar a compra, descobre que ele está em falta? Nessas horas, é importante se colocar na pele do consumidor. Pensando nisso, mostre de forma bem clara o aviso de “produto esgotado” quando você não tiver o item em estoque.

Frete, formas de pagamento e envio

Outra experiência ruim é colocar o produto no carrinho, fazer todos os passos de cadastro/login e descobrir, só no final, que aquela mercadoria tem frete pago. O problema nem é o valor em si, mas o fato de que o cliente está esperando pagar um preço e acaba sendo surpreendido negativamente.
Para evitar esse tipo de problema, seja claro quanto ao frete (se existe e de quanto vai ser) desde o início do processo de compra. Se você oferece frete grátis (em qualquer compra ou acima de um determinado valor), seja transparente logo de cara. E no caso de o frete ser pago, é essencial disponibilizar uma ferramenta de cálculo.
Pelo mesmo motivo, é indispensável ser específico quanto aos meios de pagamento e formas de envio.

Vale lembrar que quanto mais formas de pagamento você oferece na sua loja, maiores as chances de converter um possível comprador.

Carrinho de compras

Permita que, já estando na página do carrinho, o cliente volte ao site facilmente e continue comprando. Essa iniciativa tende a trazer resultados financeiros positivos para o seu negócio, bem como a satisfação do consumidor ao acessar a página que quiser de forma simples. É indicado que o botão de “adicionar ao carrinho” seja atraente, pois ele é a ponte entre a escolha do produto e a finalização da compra.
E o interior da cesta também merece um cuidado especial. Detalhes básicos, como exibir as miniaturas dos produtos e informações detalhadas sobre a compra podem dar mais vida à página e ainda facilitar a leitura e a decisão de compra do cliente.

Fotos de qualidade

Enquanto, na loja física, o consumidor tem a oportunidade de ver e tocar no produto que está comprando, na loja virtual, isso não é possível, o que acaba gerando um distanciamento entre cliente e produto.

Por isso, é fundamental que as fotos do seu site sejam de qualidade. O ser humano é muito visual, e isso ajudará a encurtar a distância da qual acabamos de falar.

Técnicas de SEO

O primeiro ponto a se ter em mente é que a sua página tem que ser organizada para o seu visitante. Não dá para fazer uma página boa para indexação que não seja boa para a navegação do consumidor. A rejeição da página e o tempo em que o visitante gasta nela são fatores que impactam o resultado da busca orgânica. Portanto, dê atenção aos seguintes pontos:

    • Descrição curta: a descrição curta é o primeiro texto que o cliente lê depois do nome do produto. Sendo assim, ela deve conter, de forma resumida, informações sobre o produto, como tipo, composição, cor, entre outros.
    • Descrição longa: na descrição longa, você dá explicações muito claras sobre o produto que está vendendo. É preciso avaliar quais são os dados mais relevantes para o consumidor a fim de que ele saiba exatamente o que está comprando. Lembre-se: a sua loja não tem um vendedor para explicar sobre o produto, então, quanto mais detalhes, melhor.
    • Meta Title: é o título exibido no cabeçalho da página. O meta title é considerado um dos elementos de mais peso para a otimização do site.
    • Meta description: é a segunda informação mais importante para os mecanismos de busca. É utilizada para resumir o conteúdo da descrição longa de forma sucinta, destacando as informações principais e reforçando palavras-chave que eventualmente não apareceram no meta title.
    • Meta Keywords/Sinônimos de pesquisa: é responsável por apresentar palavras-chave relevantes de acordo com o conteúdo descrito na página.

Mídias sociais

Incorporar as suas mídias sociais ao layout da sua loja virtual é importante, uma vez que elas permitem que os produtos sejam compartilhados e, logo, ajudam a direcionar mais usuários para o seu e-commerce. Portanto, inclua os botões das mídias sociais nas páginas do seu site, mas lembre-se de nunca ofuscar a estrela principal: o produto.

Mobile

Você sabia que cerca de 84% dos brasileiros já compra via smartphone ou tablet? Isso é o que diz uma pesquisa realizada pelo Opinion Box. Então, não esqueça de tornar o seu e-commerce responsivo, permitindo a compatibilidade como as diversas telas, como desktop, tablet e smartphone.
Outro dado interessante da pesquisa mostra que 30% dos pesquisados disseram ter o hábito de iniciar uma compra no celular e terminá-la no computador. Por sua vez, 20% fazem o caminho inverso, começando a compra no computador e terminando no dispositivo móvel.

Newsletter

À medida que a sua loja virtual for crescendo, você precisa construir relacionamento com os usuários a partir de uma base de dados para divulgar os seus produtos. Uma estratégia para capturar as informações dos seus possíveis clientes é criando um formulário de cadastro, convidando-os a receber notícias sobre a sua marca via newsletter.

Depoimentos

Os brasileiros costumam pesquisar bastante na internet antes de realizar uma compra, incluindo a opinião de outros consumidores. Isso é extremamente relevante e mostra a importância de exibir o feedback dos clientes no seu site. O ideal é colocar essa opinião direto na página de cada produto.

Informações de contato

A falta de confiança é um dos aspectos que mais afasta o consumidor das marcas. Uma estratégia utilizada para diminuir essa falta de credibilidade é exibir na sua página formas variadas para que o cliente possa entrar em contato com você, como e-mail, telefone e endereço.
Como você pôde ver nesse artigo, existem diversos itens que precisam de avaliação na hora de construir um layout eficiente para o seu e-commerce. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e conheça todas as soluções que a Linx pode oferece para ajudar no seu sucesso.

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