O que é CTA e como usá-lo para aumentar suas vendas?

O que é CTA e como usá-lo para aumentar suas vendas?

Sua loja on-line possui excelentes produtos, um belo design e oferece uma ótima experiência e usabilidade para o cliente. Então, por que não há grandes resultados nas taxas de conversão e, muito menos, nas vendas? A resposta para essa questão é bastante simples, mas de grande importância para qualquer loja que queira aumentar sua conversão: o CTA! Você sabe o que é CTA e por que ele pode ser a solução para o sucesso do seu e-commerce? Ainda não?
Se você não sabe exatamente por onde começar, não se preocupe. Em nosso post de hoje, iremos nos aprofundar um pouco mais sobre esse assunto e mostrar como otimizar esse recurso para obter melhores conversões e aumentar as vendas da sua loja on-line.
Ficou interessado? Então siga em frente e boa leitura!

Para começar, o que é CTA?

CTA é uma sigla oriunda do termo “Call To Action” ou, em tradução literal, “Chamada para Ação”.
De certa forma, os CTAs são os maiores responsáveis para dar aquele empurrãozinho final para convencer um usuário indeciso a clicar em um botão ou acessar um link, seja ele de compra, de navegação ou apenas para se inscrever e receber alguma oferta. Ou seja, é uma pequena chamada para que esse usuário — que pode ser um cliente, lead ou apenas um visitante — interaja com sua loja virtual, logo após ter entrado em contato com seu conteúdo.
Compreender o que é CTA é algo bem simples. Por definição, o Call To Action age como uma instrução para o visitante; instrução essa que gera uma resposta imediata. Normalmente, os verbos são usados no modo imperativo, com chamadas simples e não muito longas.

Por que o CTA é tão importante?

O Call To Action é importante porque ajuda a garantir maior conversão de leads, direcionando-os para as suas landing pages — também conhecidas como páginas de destino ou entrada, ou seja: é nelas que visitante chega quando clica em um link patrocinado, em um banner ou em resultados de busca.
É justamente o CTA o responsável por conduzir esses visitantes para as landing pages definidas, o que evita que eles abandonem sua página.
Outro fator relevante a ser considerado nos CTAs é que eles induzem o visitante a permanecer por mais tempo navegando pelo seu site e, dessa forma, se familiarizar com ele e, por fim, executar a ação esperada.
Mas há uma observação que devemos deixar bem clara aqui nesse tópico: Sempre dê ao cliente aquilo que prometeu na sua chamada. Não o decepcione trocando “gato por lebre”, pois isso pode, simplesmente, levar todos os seus esforços de conversão por água abaixo.

Que estratégias no uso de CTAs aumentam a conversão?

 

Foque nas necessidades dos seus visitantes

O foco principal dos seus CTAs deve estar em seus visitantes. Observe seu comportamento de navegação, analise o seu perfil, veja o que eles mais procuram, quais páginas geram mais interesses, entre outros.
Após essa análise, comece a pensar nos seus CTAs planejando como estruturá-los para gerar as taxas de conversão esperadas. É justamente nesse ponto que a análise dos dados dos visitantes é importante, pois é preciso observar em que estágio do funil de vendas eles se encontram para que um CTA seja efetivo.
Por exemplo, suponha que seu visitante ainda esteja no topo do funil. Lançar um CTA, logo de cara, para induzi-lo a comprar o seu produto não é uma das melhores estratégias, pois, nessa etapa, ele ainda se encontra no estágio de conscientização. Portanto, os CTAs devem ser voltados para atração e servir de isca para suas landing pages.
Da mesma forma, os CTAs para o meio e fundo do funil de vendas devem direcionar a conteúdos relevantes para os visitantes que se encontram nesses estágios da jornada.

Analise as cores que mais favorecem a conversão

Você sabia que as cores utilizadas nos botões dos seus CTAs também influenciam — e muito! — na taxa de cliques? Pois é! A composição de cores das suas páginas e dos seus botões deve estar em harmonia, passar um visual limpo, claro e objetivo. Poluição visual aqui é proibida!
Segundo a Quicksprout, as cores são extremamente importantes para persuadir um visitante. Veja os dados levantados por ela:

  • Os anúncios coloridos atraem 26% mais do que os anúncios em preto e branco.
  • As mulheres preferem as cores verde, azul e roxo, enquanto a maioria dos homens é atraída pelas cores verde, azul e preto.
  • Em contrapartida, as mulheres rejeitam mais as cores cinza, laranja e castanho; já os homens não gostam do roxo, laranja e castanho.
  • A cor vinho foi a mais relacionada ao requinte, enquanto o preto está ligado a algo sofisticado.
  • A cor laranja foi associada a preços justos e baixos.
  • As cores que mais desagradaram foram: castanho, que remete à sensação de contrariedade e desgosto; e cinza, que lembra tristeza e solidão.

Realize testes A/B

Um dos testes mais aplicados por quem trabalha com marketing digital é o chamado teste A/B. Essa estratégia consiste colocar em teste duas versões de uma mesma página, apenas com algumas diferenças sutis entre elas e, após um determinado tempo, verificar — por meio de certas métricas — qual mostrou mais eficiência em aumentar a conversão.
No nosso caso, como estamos falando de Call To Action, o ideal é utilizar duas páginas de conversão bem parecidas e testar alguns CTAs. É possível testar a cor dos botões, os textos, imagens, links e todos os demais itens que podem compor o elemento.
Após descobrir qual botão está performando melhor ou qual texto foi mais eficiente, é só colocar para funcionar. Essa técnica que não tem erro. Teste e veja os resultados!

Incite um sentido de urgência

Uma excelente estratégia de marketing é utilizar CTAs que provoquem um sentido de urgência. Os verbos no imperativo impelem o visitante a clicar no CTA. Esse é um fator psicológico que desperta e convence melhor o usuário.
Confira alguns exemplos:

  • “Corra agora! Nossa promoção só é válida neste mês.”
  • “Compre já! Só restam 100 unidades disponíveis.”
  • “Adquira já o seu! Nossa oferta é válida somente esta semana.”

Geralmente, esses CTAs funcionam muito bem, fazendo com que o visitante clique, mesmo que por impulso, por medo de perder a grande chance que você está oferecendo.

Crie CTAs inteligentes para suas promoções

E, para finalizar nosso artigo sobre o que é CTA, não poderíamos deixar de citar as famosas promoções, afinal: quem é que não gosta de uma, não é mesmo?
Dependendo do canal de comunicação utilizado para divulgar sua loja virtual, como as redes sociais, por exemplo, essa estratégia funciona muito bem. Mas, para isso, é necessário atrair sua audiência oferecendo algo. Utilizar, no seu CTA, palavras como “free”, “grátis” ou “promoção” seguida de uma seta bem chamativa é uma isca mais do que eficiente para aumentar sua taxa de conversão.

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