O que é conectividade e por que ela é essencial para o varejo físico

O que é conectividade e por que ela é essencial para o varejo físico

A integração do mundo físico com o digital está presente em diversas frentes do varejo e pode auxiliar em todas as frentes de negócio

Diante de um mercado cada vez mais digitalizado, o varejo físico precisa se adaptar ao novo estilo de consumo e, para isso, deve buscar melhores conexões para o negócio. Porém, quando falamos em conectividade não nos referimos apenas ao uso das novas soluções digitais, que facilitam a compra do consumidor, mas de soluções que funcionam de maneira integrada e oferecem benefícios para todos aqueles envolvidos na cadeia de consumo – e, principalmente, para os varejistas.

Hoje, 85% dos usuários de internet no Brasil navegam na web todos os dias e essas pessoas, conectadas por redes geram dados a todo o momento, o que influencia diretamente a forma como o varejo lida com a tecnologia no ponto de venda.

Relatório Digital In 2019 

A conectividade no varejo físico

Há alguns anos, era comum trabalhar no ponto de venda com sistemas desconexos ou com uma infraestrutura básica, voltada somente para suportar necessidades de operação simples, como a internet para passar o cartão de crédito e uma banda larga que permitisse a atualização do ERP e a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)

Porém, o cenário mudou. Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais necessário é o uso de soluções integradas, que aumentam a qualidade de tráfego de dados da empresa e também a performance do negócio como um todo. 

A conectividade é parte fundamental desse processo. Ela deixou de ser uma questão somente física e passou a ser a infraestrutura básica para trazer a experiência do digital para o mundo offline. Agora, até o comportamento do consumidor dentro da loja enquanto ele usa o wifi, por exemplo, pode servir de insumo para transformações e melhorias no ponto de venda.

E a verdade é que, atualmente, as empresas não podem mais falhar no quesito conectividade. Já imaginou se na hora de finalizar uma compra o balconista não consegue para passar o cartão do cliente para efetuar o pagamento devido a falta de internet? Essa é uma situação muito comum no varejo físico que pode acabar com a boa experiência do cliente em apenas alguns minutos. 

Você não deseja que aconteça na sua loja, certo? Mesmo que pareça apenas uma instabilidade na rede, esse já é uma grande motivo para o cliente não retornar mais, e nós vamos explicar porque.

Hoje, os consumidores estão cada vez mais digitais  – e isso não quer dizer que eles estão ativos somente nos ambientes online, mas que eles pensam, agem e consomem conforme as experiências que eles têm nestes canais. A partir disso, desejam agilidade na hora da compra, assim como velocidade para fazer o pagamento. E, por isso, é preciso ter o máximo de cuidado durante o atendimento ao cliente na loja.

DICA: uma das formas de voltar seu olhar para essa questão é conhecendo soluções que integram o mundo físico com o digital. No varejo, essa possibilidade está presente em diversas frentes. 

Por exemplo, o balconista já conta com a agilidade da conexão com um ERP para otimizar o tempo de execução das atividades no ponto de venda e reunir dados referentes aos processos operacionais, administrativos e gerenciais da empresa, todos em uma mesma plataforma. Já os tomadores de decisão, com as informações armazenadas em sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, os famosos CRMs, conhecem a fundo o consumidor, podendo oferecer exatamente aquilo que ele deseja, na hora e no local certo. 

Sem falar nas inúmeras vantagens para o dono da loja. Em vez de perder clientes por não ter uma internet capaz de suportar todos os links de rede, com conectividade ele pode oferecer melhores experiências para o consumidor e ter mais tempo para tomadas de decisões estratégicas ao contar com uma solução de integração, que conecta o ERP da empresa com uma rede banda larga com alta disponibilidade de internet capaz de otimizar atividades operacionais e tornar mais simples e prático o trabalho no ponto de venda. 

Por que a conectividade é essencial para o varejo físico?

Quando o varejista prioriza a conectividade e a integração de plataformas em vez das operações dispersas, a empresa como um todo passa a funcionar de forma interligada, eliminando uma série de dificuldades enfrentadas no dia a dia. Entre elas: 

 

  • Não ter mais problemas para resolver com a operadora de telefonia porque a rede caiu ou está instável;
  • Não precisar tratar com diversos fornecedores;
  • Eliminar o processo de controle de faturas.

 

Tudo isso porque, hoje, é possível que uma só empresa faça tudo isso, sem a necessidade de contar com vários fornecedores. E quem ganha nessa história? Os próprios varejistas. Para eles, é uma grande vantagem ter apenas uma ponto de contato para resolver questões gerenciais e burocráticas. 

A solução de conectividade da Linx 

Aqui na Linx temos essa solução, que permite muita conectividade para a sua loja. Estamos falando do Linx Conectividade, que funciona a partir de uma tecnologia conhecida como SD-WAN (Software Defined WAN) e prepara a infraestrutura de diferentes estabelecimentos para adoção de tecnologias. 

Por meio dele, é possível gerenciar serviços operacionais, verificar as necessidades de conexão no ponto de venda, permitindo o acesso a redes com banda larga suficiente para as suas operações – independentemente da região. Tudo isso para que o lojista possa oferecer o que o consumidor precisa, como um bom wi-fi gratuito na loja física. 

Além disso, permite a adoção de internet suficiente para controlar o acesso a rede – garantindo segurança para os dados da empresa – e um melhor gerenciamento das informações geradas na loja, desde os dados operacionais armazenados no ERP até aqueles deixados pelo cliente durante o uso do wifi, que passam a ser utilizados de forma inteligente, servindo para compor novas estratégias de negócio.

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