O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis

O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis

Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação

O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de monopólios, flutuação de preços a partir de indexadores externos impactam o cenário do segmento de várias formas. Um dos movimentos mais recentes e expressivos dessa transformação tem sido o aumento de postos bandeira branca – aqueles que não são vinculados a nenhuma grande rede.
De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), em 2016, 41,1% dos postos estavam trabalhando desembandeirados. Hoje, 48% dos mais de 40 mil postos brasileiros estão desvinculados de uma distribuidora específica, e essa movimentação tem um motivo: em um ambiente volátil e incerto, é preciso ter flexibilidade para se tornar mais competitivo.
Mas a liberdade tem seu preço. Ao abrir mão de trabalhar sob a sombra de uma imagem consolidada, negócios de pequeno e médio portes precisam otimizar a administração e, principalmente, investir na criação da sua própria marca para garantir a eficiência operacional e se diferenciar da concorrência.
Para aproveitar essa nova oportunidade no mercado, o varejista deve trabalhar em pilares como a redução das margens de lucro — reflexo direto desse novo mercado de combustíveis. Por isso, é importante que os postos estejam atentos a todos os pontos de melhoria operacional. Qualquer processo que esteja gerando perdas, por menores que elas sejam, precisa ser identificado e corrigido.
Diante disso, o investimento em tecnologias de gestão se faz uma premissa básica. A automatização de tarefas garante agilidade, qualidade e economia de recursos. A administração do posto também fica mais fácil, com todas as informações estratégicas reunidas em um só lugar e sempre à disposição para os momentos de tomada de decisão.
Outro ponto sensível em um mercado altamente competitivo é se diferenciar da concorrência por meio da construção de uma marca reconhecida. Afinal, os clientes compram mais quando confiam, e só confiamos em quem conhecemos.

Para atingir esse objetivo, é preciso criar experiências marcantes para o consumidor, desde a primeira interação com a marca. É necessário ter uma equipe bem treinada e oferecer produtos e serviços que assegurem a excelência no atendimento e no relacionamento com o cliente. A tecnologia também é um diferencial aqui. Com as plataformas certas, é possível ampliar o escopo de meios de pagamentos, criar campanhas e ações de fidelização e posicionamento e oferecer serviços personalizados, por exemplo.
Vejo esse novo momento do mercado sem ceder ao pessimismo. As mudanças estão acontecendo e cabe a nós fazer com que elas sejam positivas para todos os envolvidos nessa cadeia.
Para as empresas de tecnologia, é um momento de avaliar suas ofertas e moldá-las às novas necessidades. Já para os empresários, é certamente um bom momento para se qualificar e construir valor em um mercado comoditizado. Os desafios são muitos, mas acredito que as recompensas, para quem aceita se renovar, serão transformadoras.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!

<<<<<<< HEAD ======= >>>>>>> hotfix/frontend-stack-updating