O impacto da Inteligência Artificial na gestão de negócios

O impacto da Inteligência Artificial na gestão de negócios

Confira exemplos de como ela pode ser muito vantajosa para melhorar o desempenho das empresas e busque incluir essa tecnologia na sua rotina

O impacto da Inteligência Artificial (IA) nos negócios evolui a cada dia, permitindo que empresas de diferentes segmentos estejam a frente competindo da melhor forma diante da velocidade com que novos dados são gerados.

O mercado de IA deverá movimentar US$ 153 bilhões no mundo até 2020, de acordo com estimativas do Bank of America Merrill Lynch. Mas, afinal, o que é Inteligência Artificial? Como o seu uso impacta no comportamento e nos resultados das organizações? Veja essas respostas a seguir.

O que é Inteligência Artificial?

Em termos gerais, a IA é conhecida como um ramo da Ciência da Computação que resulta no desenvolvimento de tecnologias que simulam o raciocínio humano. Ou seja, é por meio dela que as máquinas, softwares e sistemas alcançam a inteligência – característica dos seres humanos – para solucionar problemas e tomar decisões.

Um projeto de Inteligência Artificial resulta em dispositivos que podem:

  • Raciocinar com base em análises de dados;
  • Resolver problemas complexos;
  • Aprender de forma constante;
  • Tomar decisões.

O impacto nos negócios

Não é difícil identificar a presença da Inteligência Artificial nas atividades cotidianas. Por exemplo, você já ligou para uma empresa e quem atendeu foi um sistema inteligente de atendimento eletrônico? Ou já viu alguma máquina interpretando ou reproduzindo o comportamento humano, como a capacidade de aprender? Em todos esses momentos esses equipamentos estão agindo a partir das técnicas de IA. Assim funcionam os chatbots, por exemplo.

Na realidade, exemplos não faltam. Hoje, existem robôs que realizam cirurgias, carros que trafegam sem a necessidade de um motorista, nas indústrias vemos os braços robóticos auxiliando na produção. É possível acessar games que promovem experiências interativas e usar smartphones com reconhecimento de voz.

Uma pesquisa recente da Infosys revela que para executivos de negócios e de Tecnologia da Informação, a IA é uma prioridade de longo prazo: 76% dos entrevistados concordam que essa tecnologia é “fundamental para o sucesso da estratégia de sua organização”.

Conheça, a seguir, como a IA tem influenciado as gestões em diferentes áreas de uma empresa.

Marketing

A IA qualifica as campanhas de publicidade ou marketing, ajudando a gerar mais retorno sobre o investimento (ROI) em anúncios. Provavelmente, você já teve uma experiência semelhante em um passado recente: anunciou no Google ou nas mídias sociais e não alcançou retornos positivos.

Isso é resultado da falta de análise com Inteligência Artificial. Hoje, as empresas analisam extensos volumes de dados com recursos tecnológicos avançados e encontram novos caminhos para vender mais. É uma forma de escapar da concorrência.

Veja, a seguir, apenas um dos diversos exemplos práticos que faz com que você mude a estratégia de marketing do seu negócio com IA:

Analisar milhares de dados sobre os clientes ou de um setor de atuação da empresa com o auxílio de um software e perceber que existe uma grande demanda não atendida de clientes em Salvador. A partir disso, investir menos na publicidade que era gasta para São Paulo e aumentar as investidas de propaganda para a capital da Bahia.

Vendas

Nas origens do comércio eletrônico, quase não existiam meios para estimular o mesmo consumidor a fazer novas compras na mesma loja. Era necessário enviar e-mail marketing ou realizar outras atividades fora do e-commerce para fidelizar consumidores.

Hoje, as lojas online pequenas realizam mínimos investimentos em IA e ofertam sugestões automatizadas de compras por meio de envios imediatos a compra para consumidores ou até mesmo para visitantes do e-commerce. O sistema compara informações das preferências com as ofertas de produtos disponíveis. Depois envia a sugestão automaticamente, aumentando as chances de envolver o cliente certo e melhorar as vendas da sua marca.

Ou seja, esse é um dos casos em que a inteligência se torna muito importante para o seu negócio. E quando você conta com as soluções ideais para melhorar as suas vendas, os dados coletados pela sua loja nunca serão desperdiçados. Isso porque, com elas, você não só reúnem informações relevantes dos consumidores, mas consegue traçar um perfil de comportamento do consumidor e sugerir recomendações de produtos de forma muito mais eficiente, fazendo entregas de ofertas one to one.

Atendimento ao consumidor

A Inteligência Artificial mudou totalmente a forma como as empresas interagem com os consumidores e a maneira como se interpreta dados. Hoje, é possível resolver as dúvidas do consumidor a qualquer hora e eliminar tempo de espera, aumentando a sua satisfaç ão. Como? Uma das principais formas é usando os famosos chatbots para facilitar o contato com o cliente na ponta da cadeia.

Isso porque eles são softwares de comunicação automática que realizam uma troca de mensagens e iniciam um bate-papo com os consumidores. Ou seja, são programas treinados para reconhecer padrões e compreender o que o usuário está pedindo. Com eles, a empresa consegue de forma mais rápida tirar dúvidas sobre os produtos e resolver os problemas do consumidor com agilidade.

Porém, além de fazer parte do processo de atendimento ao consumidor, os chatbots também auxiliam nas vendas ao captar informações importantes dos usuários conhecendo quais são as dúvidas, desejos e até mesmo dificuldades dos consumidores. A partir disso, é possível saber em qual estágio do funil de vendas o lead se encontra, conhecer o seu perfil e personalizar a experiência desse cliente, melhorando os resultados da empresa.

User Experience (UX)

Junto com os bons atendimentos estão as boas experiências oferecidas ao usuário. Para que ele se sinta muito satisfeito ao interagir e comprar da sua loja é fundamental pensar em User Experience (UX), que nada mais é do que unir tecnologia, IA e usabilidade, permitindo que um produto atenda às necessidades do consumidor com agilidade.

No mercado, encontramos vários exemplos. Os próprios aplicativos são pensados para otimizar a vida dos seus usuários. E essa realidade se reflete no dia a dia de diversos segmentos, como o automotivo. Por exemplo, em uma concessionária você pode contar com a eficiência de um app que garante uma experiência de atendimento única ao facilitar o agendamento da recepção do consumidor com o consultor de vendas e oferecer melhorias no pós-venda.

Além disso, hoje, o consumidor também pode solicitar serviços e revisões para os veículos por meio de apps inteligentes, que usam IA para não só otimizar o tempo do cliente, mas permitir que o próprio varejista conheça melhor as suas necessidades e tenha informações valiosas em mãos sobre o comportamento do usuário, que podem servir para definir estratégias e decisões de negócio.

Como podemos ver, o impacto da Inteligência Artificial no gerenciamento tem muitas vantagens: aumentar as vendas, economizar tempo ou custos operacionais, assim como melhorar o atendimento e a experiência do cliente. Tudo isso permite que os gestores tenham mais tempo disponível para desenvolver tarefas muito estratégicas e tornar os resultados da empresa ainda mais positivos.

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