ofertam sugestões automatizadas de compras por meio de envios imediatos a compra para consumidores ou até mesmo para visitantes do e-commerce. O sistema compara informações das preferências com as ofertas de produtos disponíveis. Depois envia a sugestão automaticamente, aumentando as chances de envolver o cliente certo e melhorar as vendas da sua marca.
Ou seja, esse é um dos casos em que a inteligência se torna muito importante para o seu negócio. E quando você conta com as soluções ideais para melhorar as suas vendas, os dados coletados pela sua loja nunca serão desperdiçados. Isso porque, com elas, você não só reúnem informações relevantes dos consumidores, mas consegue traçar um perfil de comportamento do consumidor e sugerir recomendações de produtos de forma muito mais eficiente, fazendo entregas de ofertas one to one.
Atendimento ao consumidor
A Inteligência Artificial mudou totalmente a forma como as empresas interagem com os consumidores e a maneira como se interpreta dados. Hoje, é possível resolver as dúvidas do consumidor a qualquer hora e eliminar tempo de espera, aumentando a sua satisfação. Como? Uma das principais formas é usando os famosos chatbots para facilitar o contato com o cliente na ponta da cadeia.
Isso porque eles são softwares de comunicação automática que realizam uma troca de mensagens e iniciam um bate-papo com os consumidores. Ou seja, são programas treinados para reconhecer padrões e compreender o que o usuário está pedindo. Com eles, a empresa consegue de forma mais rápida tirar dúvidas sobre os produtos e resolver os problemas do consumidor com agilidade.
Porém, além de fazer parte do processo de atendimento ao consumidor, os chatbots também auxiliam nas vendas ao captar informações importantes dos usuários conhecendo quais são as dúvidas, desejos e até mesmo dificuldades dos consumidores. A partir disso, é possível saber em qual estágio do funil de vendas o lead se encontra, conhecer o seu perfil e personalizar a experiência desse cliente, melhorando os resultados da empresa.
User Experience (UX)
Junto com os bons atendimentos estão as boas experiências oferecidas ao usuário. Para que ele se sinta muito satisfeito ao interagir e comprar da sua loja é fundamental pensar em User Experience (UX), que nada mais é do que unir tecnologia, IA e usabilidade, permitindo que um produto atenda às necessidades do consumidor com agilidade.
No mercado, encontramos vários exemplos. Os próprios aplicativos são pensados para otimizar a vida dos seus usuários. E essa realidade se reflete no dia a dia de diversos segmentos, como o automotivo. Por exemplo, em uma concessionária você pode contar com a eficiência de um app que garante uma experiência de atendimento única ao facilitar o agendamento da recepção do consumidor com o consultor de vendas e oferecer melhorias no pós-venda.
Além disso, hoje, o consumidor também pode solicitar serviços e revisões para os veículos por meio de apps inteligentes, que usam IA para não só otimizar o tempo do cliente, mas permitir que o próprio varejista conheça melhor as suas necessidades e tenha informações valiosas em mãos sobre o comportamento do usuário, que podem servir para definir estratégias e decisões de negócio.
Como podemos ver, o impacto da Inteligência Artificial no gerenciamento tem muitas vantagens: aumentar as vendas, economizar tempo ou custos operacionais, assim como melhorar o atendimento e a experiência do cliente. Tudo isso permite que os gestores tenham mais tempo disponível para desenvolver tarefas muito estratégicas e tornar os resultados da empresa ainda mais positivos.
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