Integração das operações de conveniência pode abastecer lucros dos postos de combustíveis

Integração das operações de conveniência pode abastecer lucros dos postos de combustíveis

Por Leonardo Orsi

Desde que surgiram no Brasil, as lojas de conveniência vêm ganhando importância no negócio dos postos de combustíveis. Hoje, esse formato já tem papel central em muitos negócios e transforma a integração das operações em uma prioridade.

Para os consumidores, a experiência em postos evoluiu muito. Agora, além de abastecer o carro e trocar óleo, é possível tomar café da manhã, almoçar, deixar roupas na lavanderia, comprar revistas e até produtos com a marca própria com a bandeira da rede, um cenário que está agregando mais rentabilidade e também complexidade à gestão das operações.

Um estudo do SINDICAM (Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes) apontou que o número de lojas de conveniência aumentou 38% entre 2007 e 2015 no Brasil. E o formato, que já gera 7 bilhões de reais por ano, tem muito fôlego para crescer. Afinal, segundo o mesmo estudo, hoje 80% dos postos brasileiros ainda não possuem uma loja de conveniência.

Os números mostram o potencial desse novo formato e jogam uma luz sobre a importância de se cultivar essa nova experiência dentro de postos por meio de métodos eficientes, como a utilização de tecnologias que ajudem a reduzir a complexidade administrativa das diferentes unidades de negócio e ofereçam conforto, praticidade e variedade de ofertas de produtos e serviços.

A Linx oferece sistemas de gestão pensados para os diferentes formatos de postos de combustíveis, que integram toda a operação do fluxo operacional de ponta a ponta, desde o atendimento até a loja de conveniência.

A solução ajuda a reduzir custos, permite gerenciar de modo eficaz as diferentes unidades de negócio, analisar a rentabilidade de cada produto ou serviço oferecido, dando a capacidade de tomar decisões ágeis até na mais complexa das operações.

O sistema também permite ao posto agregar qualidade no atendimento do cliente final, cada vez mais acostumado a esse novo formato de serviço, agregando mobilidade à operação e permitindo utilizar informações importantes sobre as preferências dos consumidores para otimizar processos e possibilitar investimentos mais precisos.

Fale com a Linx e conheça todas as soluções para postos de combustíveis e lojas de conveniência.

 

Leonardo Orsi 

Diretor do Segmento de Postos da Linx

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