Gestão da cozinha: tecnologia reduz desperdícios e aumenta a lucratividade

Gestão da cozinha: tecnologia reduz desperdícios e aumenta a lucratividade

Saiba como melhorar os processos e operações do seu restaurante usando as ferramentas certas para isso

Um dos principais ingredientes de uma cozinha, além daqueles que usamos nas receitas, é a qualidade do serviço entregue ao cliente. A tecnologia permite melhorar a operação e torná-la mais eficiente. Soluções de gestão de estoque e cozinha te permitem dimensionar melhor a sua equipe, aumentar sua produtividade, além de reduzir o desperdício e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Confira como usar a tecnologia vai em favor da produtividade do seu restaurante:

Sistema de gestão para restaurante

Usar um sistema de gestão que automatiza diferentes operações é fundamental para o sucesso de um restaurante. Com ele, você não só conta com uma interface intuitiva para o caixa, mas acessa a dados estratégicos do seu negócio, podendo usá-los para diminuir custos, aumentar a produtividade e melhorar o funcionamento de diversas tarefas, incluindo as da cozinha.

“O sistema da Linx é fácil de implementar e de repassar em treinamento, pois é intuitivo.”

Rodrigo dos Santos, supervisor das Lojas Fast Açaí

 

Como o sistema pode ajudar?

 

– Melhora a performance da cozinha

Com o Kitchen Display System (KDS), ou Sistema de Gerenciamento de Cozinhas, é possível automatizar o processo de passagem dos pedidos direto para a produção, sem o risco de produzir pedidos errados, o que afeta diretamente o CMV (custo por mercadoria vendida). O pedido feito pelo cliente é projetado automaticamente em televisores na cozinha, eliminando erros de comunicação comuns em operações de comandas de papel ou impressoras, o que agiliza a entrega.

O sistema permite, ainda, controlar todo o sequenciamento da produção, aumentando a produtividade e evitando situações que afetam a experiência do cliente, como quando os pedidos de todos da mesa não chegam ao mesmo tempo. No caso do KDS, por exemplo, a plataforma é customizada de acordo com o formato da cozinha, com telas que podem ser incorporadas a cada linha de produção. Os pedidos – sejam eles feitos no balcão, mesa, delivery ou drive-thru – são distribuídos de forma sincronizada, otimizando sua operação.

Além disso, é possível extrair relatórios para medir o tempo de preparo de cada pedido, verificando o horário de lançamento e a saída para o cliente. Isso te permite ter uma visão mais estratégica do seu negócio e dimensionar com mais eficiência a equipe de cozinha e sua performance.

 

– Evita desperdícios

Pelos cálculos do World Resources Institute (WRI) Brasil, o País desperdiça 41 mil toneladas de alimentos por ano. Desse total, 15% são relativos a perdas nos restaurantes, o que dá 21.150 toneladas. Pensando no seu negócio, essa é portanto, uma oportunidade para redução de custos, pois um CMV alto afeta diretamente o seu lucro.

Com um sistema de gestão, você controla os estoques com maior eficiência, evitando perdas por compras excessivas ou deficitárias. Com a tecnologia, todos os itens estão cadastrados em só lugar, permitindo acompanhar em tempo real as entradas e saídas de produtos, a análise do CMV e a definição de compras com base no histórico de vendas.

Com essa visão sistêmica, é possível planejar melhor o momento da compra, evitando tanto o acúmulo desnecessário de mercadorias quanto paradas de produção por falta de insumos.

 

– Aumenta a lucratividade

Quando você diminui o preparo de pedidos errados, aumenta a performance da equipe de cozinha e consegue otimizar a organização do estoque, consegue aumentar o seu lucro.

Como você pôde perceber, em um restaurante, não são só os produtos oferecidos que conquistam o coração do cliente, mas a experiência como um todo também, que envolve um bom atendimento e uma boa gestão da cozinha e do negócio. Deseja fazer parte dessa realidade? Então, conheça as nossas soluções para restaurante e melhore as suas vendas.

 

Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!

<<<<<<< HEAD ======= >>>>>>> hotfix/frontend-stack-updating