Entenda a importância de uma plataforma de e-commerce personalizável

Entenda a importância de uma plataforma de e-commerce personalizável

Se compararmos o cenário de comércio virtual no Brasil com o restante do mundo veremos que ainda estamos engatinhando nesse setor. Apesar disso, já existem diversas lojas atuando dessa maneira, o que pode deixar alguém confuso na hora de escolher o melhor caminho para abrir uma loja virtual.
Atualmente, é possível escolher entre um leque grande de possibilidades para a criação da sua loja. Desde a plataforma de e-commerce mais simples, de modelos prontos, até aquelas 100% customizadas de acordo com sua demanda.
Em um primeiro momento pode parecer uma boa ideia buscar soluções mais baratas e ir direto nos modelos prontos. Mas ter um e-commerce personalizável traz uma série de vantagens, das quais vamos tratar com detalhes neste artigo. Confira!

Personalidade

Já pensou na possibilidade de destacar a exclusividade da sua marca já na loja virtual? Valorizar a identidade visual da sua empresa perante um mar de possibilidades é essencial para chamar a atenção dos clientes!
Consumidores compram uma marca específica buscando justamente essa exclusividade. Um bom exemplo disso é a Apple, que trabalha muito bem o conceito de vender a própria marca acima até mesmo dos seus produtos.
Utilizar uma plataforma de e-commerce personalizável é uma maneira simples de valorizar seu negócio. A partir dela você pode alterar uma infinidade de variáveis, como o posicionamento da logomarca, paleta de cores, disposição e organização dos produtos. Tudo isso e muito mais, da maneira que você achar melhor.
Isso quer dizer que com um e-commerce customizado você tem a possibilidade de inserir todas as características que identificam sua empresa. Você tem a liberdade de reproduzir, no ambiente virtual, toda a experiência de compra do seu cliente na loja física. Não é maravilhoso?

Visibilidade

Um ponto crucial ao trabalharmos com qualquer segmento no mercado virtual é a visibilidade nos motores de busca. Para o consumidor encontrar seu e-commerce, provavelmente deverá buscar no Google por um produto específico que sua loja ofereça.
Isso quer dizer que você precisa se destacar nos resultados do Google se quer atrair mais clientes. Pense bem na última pesquisa que você fez. Precisou passar da primeira página para encontrar o que procurava?
Por isso é importante pensar em como seu cliente vai encontrá-lo. Plataformas de e-commerce prontas e com baixa customização dificilmente oferecem boas estratégias de SEO. Isso dificulta uma boa posição no ranking de resultados do Google e faz com que, consequentemente, menos clientes encontrem sua loja.
Ao escolher uma plataforma personalizável, certifique-se de que ela possui o maior número possível de ferramentas de SEO. Poder inserir palavras-chave em cada item disponível na sua loja é o mínimo que uma plataforma decente precisa oferecer.
Com a constante atualização dos motores de busca é essencial poder contar com uma plataforma que dê suporte para que sua loja esteja sempre acompanhando as novidades oferecidas pelo Google.
Com uma boa estratégia de SEO, você poderá economizar em publicidade paga, impulsionamentos em redes sociais, entre outros, pois seu e-commerce vai aparecer com mais frequência nas buscas. E o mais importante, tudo isso de maneira orgânica.

Opções para o consumidor

Um ponto mais técnico, mas não menos importante na escolha de uma plataforma de e-commerce é o leque de opções para o consumidor. Algumas opções de plataformas prontas não oferecem, por exemplo, o pagamento combinado (boleto + cartão).
Isso pode afastar muitos clientes que buscam mais comodidade na hora de fazer suas compras. Comodidade é, inclusive, a palavra de ordem quando falamos de vendas on-line.
Cada vez mais o consumidor espera facilidades na hora de fechar suas compras. Ter a possibilidade de personalizar opções de pagamento e entrega, por exemplo, pode ser o fator decisivo para um cliente escolher a sua loja virtual e não a do seu concorrente.

Segurança

Plataformas personalizáveis são, sem dúvidas, mais caras que os modelos prontos. Elas exigem um bom investimento de implantação e manutenção. Mas você já parou pra pensar qual é o retorno desse investimento?
Todo ano na época da Black Friday vemos listas que apontam quais são as lojas mais confiáveis e seguras para realizar suas compras. E você sabia que a grande maioria é composta por negócios que optam por plataformas personalizáveis?
Além de oferecer segurança para o cliente poder navegar, inserir dados financeiros e realizar pagamentos, é essencial que sua plataforma possua um servidor seguro para seu negócio. O que acontece nas opções mais baratas e simples é justamente o contrário.
Pelo fato de várias lojas compartilharem o mesmo servidor, muitas vezes ficam passíveis de ataques e invasões. E a última coisa que você quer é alguém mal-intencionado usando seu e-commerce como alvo, não é mesmo?
Invista em uma plataforma que vai garantir segurança e suporte para seu e-commerce. Ter um negócio que envolve transações monetárias no ambiente virtual requer responsabilidade e cuidado com seu público e com seu empreendimento. E esse tipo de investimento nunca é demais.

Mobile

Qualquer site que não está adaptado ao universo mobile já sai atrás da concorrência. Quando falamos de e-commerce então, isso é ainda mais preocupante.
Naturalmente, plataformas de e-commerce possuem um tempo de permanência do usuário maior do que a maioria dos sites, pois dificilmente o cliente deixará de explorar outros produtos além daquele que ele estava procurando. E hoje, mais do que nunca, o acesso à internet é majoritariamente feito por celulares e tablets.
Assim, investir numa plataforma de e-commerce personalizável que seja mobile friendly é essencial para diminuir as taxas de rejeição ao seu site. E como muitas lojas virtuais ainda não apresentam essa facilidade de acesso mobile, adaptar seu negócio a essa realidade é garantia de destaque.
Mesmo que vários setores da economia brasileira venham apresentando resultados nada animadores, o cenário das compras on-line se mostra promissor. Se você está inserido nesse segmento, nada melhor do que aproveitar o bom ambiente e investir de maneira inteligente, pensando no desenvolvimento do seu negócio.
Procure investir em uma plataforma personalizável que tenha credibilidade no mercado. Busque um serviço flexível, completo e que se adapte ao seu modelo de negócio. O mais importante é encontrar uma plataforma que te atenda, sempre agregando valor.
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