Como preparar-se para ter sucesso no varejo nos próximos anos

Como preparar-se para ter sucesso no varejo nos próximos anos

O futuro do varejo vai além da tecnologia e você precisa saber disso para ter sucesso no mercado

Até 2025, segundo um estudo global da consultoria Cognizant, a distinção entre loja física e online deve desaparecer. Ou seja, em poucos anos, não deverá existir mais fronteiras entre o mundo físico e o virtual. Diversas evidências mostram que será quase impossível identificar a existência de tecnologia por trás de uma oferta e, por isso, é preciso estar cada dia mais atento ao novo movimento do mercado. 

Para ajudar você nessa jornada, separamos os principais pontos de atenção quando o desejo é saber para onde o varejo se encaminha. Prepare-se para um mundo totalmente integrado e de muitas conexões.

 

  • Consumidor no centro

 

Com um consumidor cada vez mais consciente e empoderado é preciso enfrentar a realidade: as empresas precisam colocar o cliente no centro de suas decisões. Isso quer dizer que é preciso entender o que ele procura e desenhar soluções e ofertas específicas. 

O uso de dados é uma ferramenta estratégica para isso, mas, é preciso ir além. Usar a tecnologia para captar informações que levem a ações promocionais é básico, mas é preciso pensar também em criar relações duradouras e uma forte afinidade com a marca

Seja no momento de desenvolver um novo produto ou de construir uma campanha de marketing, os desejos, comportamentos e necessidades do cliente precisam nortear toda e qualquer ação realizada pela sua empresa. 

Isso porque os sinais que, especialmente, as novas gerações – ou futuros consumidores da sua marca – oferecem é que desejam não apenas comprar de uma marca, mas criar laços com ela. Logo, precisam identificar-se ou até mesmo sentir que pertencem ao negócio e, para isso, não basta apenas estar o mais próximo possível do consumidor, mas realmente tornar-se parceiro dele, passando a colocá-lo no centro de todas as suas estratégias de negócio para trazer mais eficiência e resultados positivos para o negócio.

 

  • Experiências de consumo

 

No futuro, as experiências de consumo devem estar mais em evidência. A expectativa é que sejam muito mais relevantes para a conquista de novos clientes do que o próprio uso de tecnologia (que se transforma em facilitador de diferentes ações). 

Por isso, é preciso focar na oferta de melhores experiências tanto no ambiente online quanto no offline. O segredo é fazer isso independentemente do canal escolhido pelo consumidor, entregando valor em todas as interações com a sua marca. 

Vejamos o exemplo da Amazon. A gigante digital tem o Amazon Go, loja física sem atendentes e com caixas que “leem” o que está no seu cestinho e debitam direto no seu cartão de crédito cadastrado. 

Outra empresa que nasceu digital e está usando o físico para melhorar a vivência dos clientes é a Casper, marca de produtos para o sono. Nas recentes lojas físicas, o cliente pode escolher o colchão e outros produtos, fazendo o teste em um ambiente aconchegante e até dormindo por alguns minutos.

 

  • Os robôs não são o futuro

 

Acreditar que os robôs são os futuro é, no mínimo, fora de moda. Atualmente, eles já são usados para conectar pessoas e empresas e aumentar a produtividade no chão de fábrica. 

Agora é hora de se voltar para recursos como Realidade Virtual, Inteligência Artificial e Machine Learning. E a expectativa é que essas tecnologias estejam presentes no varejo com cada vez mais força, revolucionando o processo e experiência de compra, como já acontece em alguns casos. 

Um bom exemplo é a IKEA. Por meio de um aplicativo, a loja sueca permite que clientes usem tecnologias de Realidade Aumentada para simular como um móvel ficaria na sua casa. Basta tirar uma foto do local e o produto é inserido da melhor forma, considerando aspectos como a decoração e outros objetos já existentes.

 

  • Conectividade

 

Quanto mais avançamos tecnologicamente, mais necessário é o uso de soluções integradas, que aumentam a qualidade de tráfego de dados e também a performance do negócio como um todo. Por isso, hoje, já não basta apenas saber aplicar novas tecnologias dentro e fora da sua empresa, é preciso fazer uma conexão entre elas e, assim, gerar mais satisfação e resultados positivos para o seu negócio. 

No mercado já existem soluções, como o SD-WAN (Software Defined WAN), uma abordagem definida por software para gerenciar a rede de WAN e garantir o mais alto nível de desempenho para aplicativos, bem como outros recursos avançados que surgem a todo o momento para auxiliar as organizações a atender os seus processos operacionais. No futuro, a tendência é que os sistemas de rede evoluam ainda mais rápido, que tecnologias de transmissão de dados sejam aperfeiçoadas e a nuvem seja o braço direito do varejista, tornando esses ativos realmente estratégicos para as empresas.

Chegamos ao fim da lista e como você deve ter percebido será cada vez mais possível usar tecnologias e recursos digitais inteligentes como facilitadores para a evolução das empresas, lembrando sempre que a presença física deve ajudar cada vez mais no aumento das vendas online e vice-versa.

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