Como aumentar seu faturamento com Customer Data Platform

Como aumentar seu faturamento com Customer Data Platform

O software de dados ajuda empresas a melhorar plano de negócios e, logo, captar mais clientes

Com o avanço da tecnologia, a internet se tornou um importante meio de relacionamento entre marcas e pessoas, revolucionando, inclusive, o comportamento de compra dos consumidores. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a facilidade e rapidez de comprar com apenas um clique tem atraído cada vez mais os brasileiros para o e-commerce. A estimativa é que o faturamento das vendas do segmento chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% em comparação com 2018.
E, a cada acesso, os usuários deixam “rastros” (dados) na rede, capazes de ajudar a decifrar os seus gostos, necessidades e dúvidas. Dessa forma, as empresas têm a chance de conhecer a fundo o perfil do seu público e usar essas informações para montar um plano de negócios eficaz, com foco na conquista e fidelização dos clientes. Porém, para isso, é preciso que as marcas estejam atentas e atualizadas para lidar com dados dos clientes, e assim entra em cena o Customer Data Platform.

O que é Customer Data Platform
O nome pode parecer complicado à primeira vista, mas o conceito é fácil de entender. Customer Data Platform, ou CDP, é um software capaz de concentrar todos os dados dos clientes em um único lugar. É uma ótima solução para reunir dados dispersos captados por diferentes canais, como e-mail e mídias sociais.
Ao condensá-los, o software agiliza a análise das informações, otimizando a produtividade da sua equipe. Com ele, é possível direcionar as ofertas certas de forma pontual e estratégica para cada cliente, diminuindo gastos de tempo e custos com campanhas ineficazes.

Como usar o CDP a seu favor
Como falamos, o CDP funciona a partir da junção de dados dos clientes em uma mesma solução. Assim, o software permite que você organize o seu e-commerce e suas ofertas de acordo com o gosto dos consumidores, gerando impactos positivos nos resultados das suas vendas.
Para isso, o CDP rastreia todos os registros que o usuário deixa em suas pesquisas, identificando o seu perfil, mesmo que ele troque de dispositivo. As informações captadas são originadas em diferentes fontes, como mídias sociais, sites e aplicativos, e podem resultar em conhecimentos sobre:

  • Visitas e comportamento dentro de um site;
  • Histórico de compras;
  • Interações em diversos canais de atendimento;
  • Ações nas mídias sociais;
  • Principais objetivos, necessidades e problemas enfrentados.

E quanto maior for o número de fontes, mais completa e eficaz será a construção do perfil desse consumidor. Dessa forma, após colher o máximo de fontes e informações possíveis, o CDP contabiliza o material armazenado e, com a ajuda de algoritmos, produz personas focadas conforme os objetivos da empresa.

Vantagens do CDP para seu e-commerce
O uso do Big Data e sua análise precisa proporcionam às lojas virtuais informações fundamentais para aumentar a eficiência das ações, garantindo a satisfação do cliente durante a jornada de compra e, consequentemente, mais lucratividade. Nesse contexto, o CDP oferece benefícios como:

Criação de personas
Com o uso do CDP, é possível identificar cada detalhe do cliente, suas preferências, pesquisas e canais de interação. Com esse perfil formado, as estratégias são embasadas com mais precisão em cima das informações coletadas. Ou seja, é uma relação de ganha-ganha: a loja aumenta suas chances de conquistar os clientes e o consumidor passa a receber ofertas personalizadas referentes aos seus reais interesses.

Evolução frequente
Como a atualização de dados dos clientes pelo CDP acontece de forma ágil e automatizada, é possível se antecipar às mudanças de objetivo dos consumidores. Assim, a equipe pode reavaliar as estratégias estabelecidas e não ser surpreendida por um cliente insatisfeito.

Integração e agilidade
Como os CDPs centralizam os dados dos usuários, você economiza horas de trabalho operacional e pode focar seus esforços nas tomadas de decisão mais estratégicas, já que não precisará ficar buscando e analisando essas informações em diferentes ferramentas. E com os dados armazenados em um só lugar, qualquer área da empresa pode ter esse acesso facilitado.
Depois dessas explicações, ficou mais fácil entender o que é Customer Data Platform e quais são os benefícios que a solução traz para o seu negócio. A plataforma pode ser ponto essencial para conquistar mais clientes e, claro, alavancar suas vendas. E se você quer uma solução de ponta a ponta para o seu e-commerce, não perca tempo: conheça o Understand, da Linx Impulse.

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