Como a tecnologia ajuda o varejo a vender mais no Natal

Como a tecnologia ajuda o varejo a vender mais no Natal

Veja como as soluções da Linx podem ajudar você a superar os desafios das grandes datas do varejo

A Black Friday nem acabou direito, e o varejo já precisa pensar no Natal, uma das principais datas do comércio no Brasil. Em 2019, as festas de final de ano devem movimentar mais de R$ 35 bilhões em todo o País, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), impactando todos os segmentos do mercado.

Ter sucesso no Natal nunca é uma tarefa simples, mas as tecnologias estão aí, prontas para apoiar estratégias e rotinas necessárias para a data. Elas ajudam não só a fazer uma boa gestão do negócio e melhorar as vendas, mas também permitem oferecer melhores experiências para o consumidor e resolver os principais desafios de grandes datas do varejo.

Saiba mais como as soluções da Linx podem preparar a sua loja para o Natal.

Preparar o estoque
A compra de itens sazonais, típicos do período, movimentam as lojas, shoppings, supermercados, e-commerces e marketplaces. E, em todos esses espaços de venda, é importante realizar uma boa gestão de estoque para agradar o cliente e evitar a quebra do processo de compra.

Os supermercados, por exemplo, precisam ter em grandes quantidades aqueles itens que compõem a ceia natalina. Da mesma forma, as lojas de vestuário precisam investir em itens que atendam quem busca um traje para as festas, além das demandas de presentes.  

Segundo uma pesquisa do Mercado Livre/Ibope de 2018, moda e vestuário são as escolhas mais consideradas para as compras de Natal. 

Nesses casos, é importante ter site e loja preparados para receber um volume enorme de clientes durante o mês de dezembro. A dica é dar conta das saídas de produtos pelo e-commerce e também pela loja física. Usando a plataforma Linx Commerce e o sistema OMS, por exemplo, é possível integrar soluções para que seu estoque trabalhe com prateleiras infinitas, fazendo uma ligação entre o que há armazenado e disponível em lojas físicas e virtuais, o que ajuda a diminuir qualquer quebra de estocagem e, consequentemente, aumentar a confiança na sua marca e, logo, as vendas da loja.

Leia mais: Como um plataforma de e-commerce impulsiona o segmento de moda

Já para os super e hipermercados, a dica é não deixar que produtos com boa margem de lucro e representativos desta época natalina faltem nas prateleiras. Para isso, é fundamental contar com um bom ERP, que permite, por exemplo, gerar relatórios com o histórico de vendas da mesma data em outros anos para identificar os mais consumidos, fazer um balanço de reposição de estoque mais acertado e colocar as mercadorias certas em destaque nas gôndolas e ilhas promocionais, aumentando o ticket médio da data.

Aumentar o ticket médio e as vendas da loja
No Natal, grande parte das pessoas procura presentear alguém, e estar atento a esse comportamento é fundamental para aumentar as vendas. Em segmentos como o de livrarias, é importante ter cartões do tipo “vale-presente”, afinal, com eles, você não só agrada o comprador online, mas aumenta o fluxo de possíveis consumidores na loja física. 

Por meio do Linx Gift Card, é possível fazer isso e ainda manter um rastreamento e gerenciamento de aquisições, resgates e campanhas promocionais, bem como trabalhar a promoção de forma integrada aos sistemas de e-commerces, frente de loja e retaguarda. O que leva você a conhecer o perfil do consumidor presenteado, melhorar o relacionamento com este cliente e personalizar as próximas ofertas.

Leia mais: Cartão-presente: prepare-se para as vendas de final de ano

Outra possibilidade é fazer promoções exclusivas para o Natal e estar atento ao comportamento do comprador na loja para oferecer o produto certo, aumentando as chances de incluir mais alguns livros na sacola de compras. Lembrando que essa ação também é possível de ser replicada enquanto o comprador trafega pelo site, pesquisando preços e produtos. 

Usando tecnologias como a Linx Impulse, você mapeia o comportamento de um possível cliente e passa a oferecer as promoções certas, no momento mais adequado da jornada de compra de cada um.

Criar as melhores promoções para a data
O Natal traz a oportunidade de recuperar possíveis baixas de vendas do ano. Para isso, além de oferecer condições competitivas de preço e frete, é importante ser estratégico na escolha dos produtos e na definição sobre quais ações promocionais criar para gerar melhores resultados ainda.

Por exemplo, os produtos de beleza aparecem em terceiro lugar no ranking de intenção de compra, de acordo com a pesquisa do Mercado Livre/Ibope de 2018. Nesse caso, as farmácias e lojas de perfumaria e cosméticos podem usar combos e kits que atraiam ainda mais o desejo de consumo das pessoas.

Na hora de montá-los e criar as campanhas, é possível usar recursos como o Linx Promo, uma plataforma que facilita o planejamento de promoções, permitindo a integração das atividades promocionais ao PDV e comunicando as ações aos clientes por meio de todos os canais da empresa.

Também é possível usar tecnologias como o Reshop e, assim, criar campanhas promocionais especiais de Natal para aqueles clientes do programa de fidelidade. Em postos de combustível, essa estratégia funciona muito bem, pois é época de muitas viagens e visitas para familiares e amigos. Faça promoções exclusivas para esses clientes e ofereça descontos em serviços adicionais, como troca de óleo, lavagem expressa, entre outras vantagens que podem ser oferecidas para gerar maior volume de negócios.

Leia mais: 5 dicas para fidelizar o cliente do posto de combustível 

Não só atrair, mas fidelizar o cliente
Mais do que atrair o comprador no Natal, é necessário mostrar os diferenciais da sua loja para que ele volte e compre mais vezes. No caso das vendas por e-commerce e marketplace, oferecer agilidade e confiança é fundamental. 

Para isso, é importante contar com uma plataforma segura, que esteja preparada para o alto volume de pedidos na data. É importante também  oferecer um check out simples para que o consumidor não abandone o carrinho antes de finalizar a transação e contar com soluções de e-mail de reengajamento para recuperar transações interrompidas.

Para se fazer presente na data, seja também omnichannel, atendendo por múltiplos canais de contato, desde o PDV até a loja virtual, sempre com a melhor experiência possível. Estratégias como “compre o produto online e retire na loja” ou permitir a reserva de uma mercadoria na loja física depois de ver o produto online podem encantar o consumidor e definir sua escolha. 

Com o Linx OMS, você garante que todas essas soluções omnichannel funcionem na sua loja e mais: faz da loja um verdadeiro centro de distribuição (CD), o que facilita na hora de atender àqueles pedidos feitos em prazos apertados, logo antes do Natal.

Bons sistemas simplificam processos, evitam erros e facilitam a jornada de conquista de um cliente. Por isso, conheça as soluções da Linx e tenha muito sucesso em vendas no Natal.

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