Apoio tecnológico é a diferença das lojas grandes e estáveis

Apoio tecnológico é a diferença das lojas grandes e estáveis

Suporte tecnológico é a diferença das e-lojas ​mais confiáveis e eficientes

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina dos comerciantes, permitindo que o varejo evolua para atender clientes cada vez mais exigentes.

Hoje, mais do que nunca, a experiência de compra precisa superar expectativas mesmo dos consumidores mais fiéis, para que esses não se sintam tentados a fechar negócio com a concorrência. No e-commerce, a satisfação do cliente passa por velocidade, estabilidade, eficiência, personalização das ofertas e pela exigência de um nível elevado no oferecimento de serviços. Ou seja, uma experiência que se baseia em tecnologias avançadas e robustas.
Esse desafio envolve especialmente as grandes empresas de comércio eletrônico, que investem em ferramentas que possibilitam a criação de diversos canais de venda (e multiestoques também). O grupo Linx, por exemplo, oferece isso: uma customização que anda ao lado das práticas operacionais do cliente, facilitando navegações pelas lojas online e estabelecendo uma união com as lojas físicas.
Ao integrar-se a essa modalidade, a empresa pode usufruir de uma tecnologia como Click to Channel, criando novos sites com layouts responsivos para qualquer dispositivo, como mobile, totem, desktop, com todos os pontos de contato integrados em uma única plataforma, totalmente independentes, geridos por um único módulo administrativo (lembrando sempre que, para isso acontecer de maneira correta, você precisa ter todos os canais integrados com o ERP da sua empresa).
Esses fatores oferecem condições para um desenvolvimento com maiores capacidades competitivas, que beneficiam tanto a empresa, com um serviço movido por funcionalidades que auxiliam na administração de várias lojas e na montagem de diferentes cenários para cada canal, quanto o cliente, que percebe o perfil da sua e-loja se encaixar nos moldes de confiabilidade e eficiência. Portanto, invista em suportes tecnológicos de e-commerce que permitam personalizações, conforme o planejamento e as demandas do seu negócio, para um melhor desempenho no mercado.

Velocidade: questão fundamental no e-commerce

Você sabia que 40% dos usuários abandonam uma página que demora mais do que 3 segundos para carregar? E que esse número sobe para 80% se o tempo de carregamento chegar a 5 segundos? Pode parecer uma atitude precipitada ou uma estimativa alarmista, mas a verdade é que estamos cada vez mais sem paciência.
Esse dado pode ter um impacto enorme em sua loja virtual. Se você pensar que o usuário terá que passar por várias páginas até chegar ao produto que realmente está buscando, um carregamento demorado aumenta exponencialmente a chance de seu cliente abandonar o site. Por isso, invista em uma plataforma que permita a otimização do tempo de carregamento e mantenha um controle rígido sobre a velocidade de cada uma de suas páginas.

Estabilidade na navegação: multicanalidade e a qualidade da sua plataforma

A estabilidade de um site, ou seja, sua capacidade de se manter no ar sem oscilações, é um dos fatores que mais contribuem para a boa percepção do seu negócio. Clientes não perdoam e-lojas nas quais não conseguem navegar linearmente ou que apresentam erros no momento de conclusão da compra.
Os motivos para essas instabilidades são variados, indo de problemas na estrutura física (cabeamento, acesso aos servidores, provedores de internet) até as definições de sua plataforma de e-commerce. Mas, independentemente da causa, as chances de o usuário abandonar o site são enormes. Portanto, faça testes em sua loja e, se verificar indícios de instabilidade, pesquise as causas. A infraestrutura física do seu cliente não é solúvel, mas a qualidade de sua plataforma, sim.
Ao atingir a estabilidade nos multicanais da sua empresa é importante pensar no aumento do volume de tráfego pelos canais da marca e, consequentemente, no surgimento de novos perfis de clientes. Uma boa opção é administrar as várias lojas em um único painel onde você pode definir como quer interagir com cada tipo de público e desenvolver canais específicos para eles. A partir de uma base de dados, que reúne preços, estoque, promoções, entre outros, e pode ser isolada ou compartilhada, você consegue atender os seus clientes de maneira personalizada.

Relacionamento: total atenção ao cliente

A vantagem de utilizar uma plataforma de e-commerce robusta é que ela torna disponíveis dados que, ao serem analisados, permitem conhecer o perfil dos clientes, bem como os seus desejos e as suas necessidades. Nesse contexto, com essas informações em mãos, é possível enviar um e-mail marketing com promoções certeiras, interagir com o público via mídias sociais com mais conhecimento e, ainda, prestar um serviço de atendimento bem qualificado, permitindo que os consumidores fiquem mais satisfeitos com a experiência de compra.
Outro ponto importante do relacionamento com esse novo cliente é o fato de ele não querer mais ser atendido em um único canal. Ele quer perguntar no Twitter e receber resposta por e-mail. Quer reclamar no Facebook e receber um link com vídeo do Youtube. Para as grandes lojas não há mais espaço para o canal único. É preciso inovar e aderir ao omnichannel.
Os consumidores mais engajados querem ter informações a seu favor. Administrar o comércio com uma ferramenta que une as lojas digitais e as físicas pode ser a melhor escolha para o gerenciamento das demandas. Com o CORE, é possível facilitar a vida do cliente, que pode finalizar a compra por meio da loja online, conferir onde estão as lojas mais próximas, com estoque disponível, por meio do desktop ou do celular e escolher o produto no site, verificar a disponibilidade na loja mais próxima e comprar no local.
Além disso, a plataforma ajuda também o trabalho da empresa, que consegue dar visibilidade de estoque dos canais físicos no meio online, permitindo aos e-consumidores fazerem reservas, o que acaba incentivando mais visitas nas lojas físicas; utilizar sua estrutura física para pontos de coleta, reduzindo o frete e agregando serviços para seu consumidor; e permitir que os retornos, devoluções e logística dos produtos que foram adquiridos pela loja digital sejam feitos na estrutura física, oferecendo uma melhor experiência e segurança para o cliente.

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