7 dicas para o seu posto ter mais sucesso que a concorrência

7 dicas para o seu posto ter mais sucesso que a concorrência

Confira as melhores estratégias para conquistar mais consumidores que os seus competidores

Garantir que o seu posto vai ter mais sucesso que a concorrência não é uma tarefa fácil. Porém, existem diversas maneiras de se diferenciar dos competidores. Além de oferecer um ótimo serviço e atendimento, existem estratégias que podem alterar o escopo de atividades de um posto e que ajudam a gerar melhores resultados em vendas.

 

  • Adotar uma boa estratégia de precificação

 

Contar com uma boa estratégia de precificação significa que, na formação do preço do combustível, você não vai apenas cumprir com os custos existentes na cadeia do combustível (preço cobrado pelo produtor, custo do etanol anidro, tributos, etc). É preciso, principalmente, levar em consideração os preços praticados pela concorrência.

Para isso, é necessário monitorar constantemente o preço cobrado na sua região. Isto permite posicionar-se frente às movimentações do mercado, aumentando ou diminuindo os preços conforme a necessidade. 

Esse método maximiza os resultados pois permite que a empresa pratique preços estratégicos. Por exemplo, seu concorrente está cobrando 4,20 pelo litro da gasolina. Mesmo que você possa cobrar 5% a menos, ou seja 3,99, pode oferecer o litro por 4,10 e ainda ser mais atraente com um preço 2% melhor.  

De acordo com a pesquisa “Estilos de Vida 2019” da Nielsen, enquanto 73% dos consumidores buscam primeiro pelas promoções que os varejistas podem oferecer, 64% das pessoas escolhem uma marca de acordo com as ofertas de baixo preço. Além disso, 57% sempre mudam a sua escolha por conta das promoções. 

Leia mais: Posto de combustível: como manter a competitividade no cenário de instabilidade

 

  • Realizar um atendimento eficiente e ágil

 

Receber bem o cliente é fundamental para que ele retorne ao seu posto mais vezes. Então quando ele chega, deve encontrar frentistas atenciosos, prontos para o atendimento, assim como para promover os serviços e ofertas do posto e resolver problemas corriqueiros. 

Também faz parte do bom atendimento praticar bons preços e oferecer  promoções e descontos tanto no valor do combustível quanto nas ofertas relacionadas a serviços agregados, como a troca de óleo. Ter as opções de combustível que atendem as necessidades de diferentes clientes e oferecer boas opções de pagamento também são peças fundamentais na conquista do consumidor. 

Mas, além de oferecer várias opções de pagamento, também é importante se preocupar com o processo de encerramento da conta. Tecnologias como as máquinas de cartão inteligentes permitem que o consumidor pague sem sair do carro, agilizando a compra e melhorando a experiência dele em seu estabelecimento.

 

  • Oferecer serviços adicionais agregados e diferenciados

 

Para dar continuidade ao bom atendimento, a oferta de serviços adicionais pode fazer você se destacar da concorrência e aumentar o fluxo de consumidores no posto. Isso porque quem encontra em um mesmo lugar tudo o que precisa e resolve os seus problemas rapidamente pode se tornar um consumidor fiel daquela marca. 

Portanto, além do combustível, invista em serviços como troca de óleo e lavagem, que podem trazer seu cliente ao posto pelo menos uma vez a cada 6 meses ou mesmo a cada semana. Calibragem do pneu, borracharia e oficina mecânica também são atrativos importantes. 

Outra possibilidade é seguir a tendência do mercado e transformar o posto em um centro de prestação de serviços. É o conceito “one stop shop”, cada vez mais presente na revenda brasileira, que traz como diferencial para o local o consumo de outros produtos e serviços, juntando aos postos farmácias, lavanderias, lojas de costura, e diferentes marcas do comércio alimentício, como fast-foods e outras redes de alimentação. Uma boa oportunidade de agradar ainda mais o cliente, aumentar o fluxo de pessoas no local e, consequentemente, a rentabilidade do negócio.

 

  • Realizar ações de marketing e comunicação eficientes

 

Ter uma marca forte no mercado pode ser uma grande desafio para os donos de postos, mas totalmente necessário para conquistar mais e mais clientes. Por isso, realizar planos e ações de marketing e manter uma comunicação eficiente com o público-alvo também é uma estratégia vital no segmento.

No posto, use placas de led para divulgar suas ofertas e explore o potencial das mídias sociais e pontos de contato digitais com ferramentas de e-mail marketing e remarketing. Essas ações ajudam a impulsionar as ofertas e posicionar-se frente à concorrência, fazendo o cliente lembrar da sua marca primeiro.

Mas, ações bem tradicionais também fazem a diferença. Postos de estrada, por exemplo, podem atrair clientes colocando placas ao longo da via informando sobre ofertas e serviços e a distância até o estabelecimento. Com isso, o consumidor sabe exatamente em quantos quilômetros encontrará o que precisa, deixando de parar em lojas concorrentes que não necessariamente tem o que ele procura.

Leia mais: 5 dicas para fidelizar o cliente do posto de combustível

 

  • Contar com programas de fidelidade

 

Ter clientes fiéis significa contar com divulgadores da sua marca. Sendo assim, incluir na sua estratégia um programa de fidelização, pode diminuir seus custos com publicidade ao mesmo tempo em que aumenta seu faturamento.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), 92%
das pessoas entrevistadas gostariam de participar
ou já participam de programas de fidelidade.  

Hoje existem diversas modalidades de programas de fidelidade para postos de combustível. Os mais comuns são os sistemas de pontuação, no qual a compra gera pontos que podem ser trocados por desconto em combustível, cinema, milhas aéreas, shows, eventos e outros benefícios. Existem também os clubes VIPs e o cashback, que são programas de recompensa por reembolso que vem impactando o segmento. 

Segundo um levantamento realizado pelo Beblue, os postos de combustível são os estabelecimentos que mais devolvem dinheiro para o consumidor: em 2019 já foram devolvidos mais de R$ 5 milhões (61,3%) dentro do
sistema de cashback pelo aplicativo da fintech. 

 

  • Fazer investimento em acessos e estrutura

 

Estar atento a estrutura do posto não diz respeito apenas a ter tanques de combustível de qualidade e fazer a medição dos mesmos, mas também procurar saber se no local o cliente está tendo a melhor experiência. 

Já parou para pensar se os acessos do seu posto às rodovias, ruas e avenidas são seguros? Ou se ele tem um estacionamento que comporta com tranquilidade o número de carros que param ali? Monitorar essas questões e investir em soluções de melhoria, nestes casos, pode ser o ponto chave entre atrair ou afastar clientes.

Além disso, estar atento às movimentações de micromobilidade urbana também pode ser um diferencial. Esse movimento fica claro quando vemos o crescimento das ciclovias e o aumento da oferta de aluguel de patinetes e bicicletas nas cidades. Neste caso, ter um bicicletário pode trazer para o seu posto aquelas pessoas que pretendem apenas usar a loja de conveniência, por exemplo, reforçando que ali elas vão estar em um ambiente que atende às suas necessidades. 

 

  • Usar tecnologias de gestão

 

Por fim, mas não menos importante, é importante usar as tecnologias certas para alcançar todas essas melhorias e diferenciais. Contar com um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) eficiente faz você controlar todas as informações da empresa, integrando dados, processos e atividades de áreas como vendas, estoque, logística e financeiro. É uma solução que potencializa o trabalho do gestor do posto, permitindo reduzir custos de operação e promover rotinas de gestão e atendimento mais ágeis e eficientes.

Existem também tecnologias que atuam focadas na gestão financeira, comercial e contábil associadas ao fisco, que facilitam o envio dos seus documentos fiscais ao governo e garantem total segurança em qualquer procedimento deste tipo. Assim como aqueles soluções móveis, que permitem  consultar todas essas informações do seu posto de combustível ou loja de conveniência de forma precisa e detalhada em qualquer lugar, a qualquer hora, entre elas a manutenção de estoque, troca de preços, medição de tanques realizados em tempo real e de forma simples. 

Conheça as tecnologias da Linx para o segmento de postos e abasteça o seu negócio com as melhores soluções do mercado.

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