6 perguntas para fazer antes de avaliar um projeto de conectividade

6 perguntas para fazer antes de avaliar um projeto de conectividade

Trazer a experiência do e-commerce para o mundo offline nunca foi tão importante para o varejo, saiba como a conectividade pode ajudar você nesse processo.

A conectividade é o elo entre o mundo online e offline. Ela reúne as diversas oportunidades proporcionadas pela tecnologia e integra não somente o ponto de venda com o e-commerce, mas ajuda você a vencer o desafio de trazer para o varejo tradicional as possibilidades de personalização e controle que, até pouco tempo, apenas o mundo digital oferecia.

Com um bom projeto de conectividade, é possível ter a capacidade de rede certa para atender as necessidades do profissional e do consumidor na sua loja, mas também integrar diferentes plataformas e gerar dados estratégicos, melhorando sua gestão como um todo.

Por isso, separamos 6 perguntas fundamentais, que devem ser feitas antes de conectar a sua loja física com as possibilidades do digital. Veja, a seguir:

  1. Quais conexões preciso prever?

A primeira pergunta a se fazer é essa. Você precisa listar todas as conexões que serão realizadas, desde o número de computadores até os terminais de pagamento eletrônico. É preciso também determinar se você vai oferecer acesso wifi para os clientes e, nesse caso, qual o público diário estimado em seu estabelecimento.

Com isso é possível determinar a infraestrutura necessária para oferecer acesso de qualidade em todos os momentos. Afinal, de nada adianta oferecer wifi gratuito se na hora de abrir um site a página não carrega. Ou oferecer essa facilidade e a conexão para passar o cartão do cliente no momento do pagamento estiver lenta.

  1. Quanto de banda preciso contratar?

Essa é uma pergunta muito importante na hora de montar um projeto de conectividade. Mas não pelos motivos que você está pensando. Ao contrário do que muita gente pensa, a contratação de banda não cresce de forma proporcional ao fluxo dentro da loja. Para determinar o tamanho do projeto é importante contar com especialistas que irão calcular exatamente o que você precisa para cada operação, assim como determinar as melhores estratégias de balanceamento de rede.

  1. Como fazer para reservar conexão para tarefas estratégicas?

Outra questão importante e que diz respeito à qualidade do uso da rede é o balanceamento. Para realizar todas as operações da sua loja física, oferecer acesso gratuito ao wifi e ainda permitir que os consumidores realizem check out móvel, por exemplo, é essencial contar com uma qualidade de rede que prioriza o equilíbrio.

Para isso, existem sistemas preparados para o balanceamento de rede, isto é, que “reservam” banda para determinadas operações durante o uso simultâneo. Com eles é possível, por exemplo, reservar determinada capacidade apenas para as transações de cartão ou atualização do ERP. Isso garante que os serviços essenciais para sua loja nunca parem por excesso de tráfego.

  1. Vou oferecer wifi gratuito para os clientes?

Liberar ou não sua conexão com a internet para os clientes é uma decisão estratégica. Obviamente, esse “mimo” terá um custo (afinal, você terá que aumentar a banda contratada para suportar os acessos simultâneos). Além disso, é importante estar atento às novas diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, que impõe a quem oferta acesso à internet a responsabilidade por todos os dados que trafegam em sua rede.

Por outro lado, oferecer acesso gratuito à internet pode ser uma forma de qualificar a experiência do cliente. Hoje, os consumidores têm o mobile com a sua primeira tela e usam smartphones para definir uma compra mesmo quando estão dentro da loja. Outra vantagem é que você pode usar o acesso à sua rede para captar dados do cliente, o que possibilita entender melhor o comportamento de compra do seu público e fazer ações personalizadas de recall, por exemplo.

  1. Como escolher o melhor provedor de serviços?

A qualidade de uso da rede é extremamente importante para suportar todas as conexões necessárias para o seu negócio. Para isso, é importante saber qual a operadora oferece o melhor em rede para a região da sua loja (ou de cada loja), mas também que fornecedor tem a capacidade de prestar o melhor serviço para sua empresa como um todo.

Isso porque implantar um projeto de conectividade exige muito mais do que apenas acesso à internet. É preciso projetar a melhor infraestrutura para cada loja, definir critérios de balanceamento, oferecer soluções de conexão com múltiplas plataformas, preparando o estabelecimento para adoção de tecnologias.

A solução ideal é aquela que permite o varejista operar com uma internet capaz de suportar todos os links de rede – desde àqueles necessários para as operações do dia a dia, como efetuar o pagamento do cliente, até o acesso ao wifi -, podendo oferecer melhores experiências aos profissionais que atuam no loja e também para os consumidores. Ou seja, que prioriza a conexão entre os mundos online e offline.

  1. Estou pronto para a transformação digital?

A última pergunta é bastante desafiadora, pois lida com questões delicadas como transformar-se digitalmente. Muitos varejistas ainda encontram dificuldade para entender as movimentações do mercado e as mudanças que o digital traz para as empresas. Nunca foi tão pertinente saber lidar com dados, por exemplo. No entanto, como isso funciona na prática?

É preciso estar atento a todas as vantagens que o uso de tecnologia e o avanço do digital podem provocar, porém, antes de colocar um projeto de conectividade em atividade, é essencial identificar se você está preparado para isso. Nós sabemos que para conhecer melhor o perfil dos consumidores é fundamental ter acesso a dados valiosos, como nome e e-mail, por exemplo. Mas, para que o processo de coleta dessas informações seja feito da forma correta, é necessário estar atento à Lei Geral de Proteção de Dados, que rege o uso de dados pessoais no Brasil.

A ideia é que antes de sair pedindo e/ou usando dados dos consumidores você esteja a par das novas regras, evitando riscos devido ao mau uso de dados. Assim, no momento de integrar soluções digitais ao seu PDV e implantar uma base Big Data para coletar e analisar dados trocados na rede em tempo real, enquanto os consumidores usam o wifi da loja, você esteja fazendo isso com total segurança, podendo criar um “radar dos clientes” e planejar promoções e até mesmo campanhas direcionadas, algo que, até pouco tempo, só era possível no digital.

E agora você já sabe as 6 perguntas fundamentais para construir o melhor projeto de conectividade, não perca tempo e contrate a melhor solução para colocá-lo em prática.

 

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