11 perguntas que todo ecommerce precisa responder antes da Black Friday

11 perguntas que todo ecommerce precisa responder antes da Black Friday

Segundo a 40ª edição do relatório Webshoppers, aproximadamente 18% dos consumidores fizeram compras online pela primeira vez no primeiro semestre de 2019. Estamos falando aqui de mais de cinco milhões de pessoas que viverão pela primeira vez a experiência de uma Black Friday. 

Inclusive a edição 2019 já está chegando, mas ainda dá tempo de seu ecommerce se preparar para o maior evento do varejo online e obter resultados muito melhores. Compilamos as principais questões que você deve resolver antes da BF para aumentar a conversão da sua loja virtual.

  1. Sua operação é escalável?

Nada mais frustrante do que o cliente entrar no site e descobrir que ele está fora do ar – ou selecionar os produtos e ter problemas para finalizar a compra. Com o alto volume de acessos na Black Friday, isso pode ser evitado se você se planejar e alinhar as expectativas com seus fornecedores. Além de ter em sua operação parceiros que aguentam sem problemas um alto volume de acessos, você pode fazer simulações antecipadamente: o stress testing garante que a loja virtual esteja preparada para absorver um alto volume de requisições. Adote soluções que permitam a escalabilidade, ou seja, a capacidade de aumentar ou diminuir de tamanho conforme a demanda.

  1. Seus descontos são verdadeiros e atrativos?

No monitoramento feito pelo ReclameAQUI durante a Black Friday de 2018, foram recebidas 5.607 reclamações. Dentre elas, propaganda enganosa e maquiagem de preço lideraram a lista dos principais motivos de insatisfação (14,2%). Existem sites que monitoram a oscilação dos valores de cada produto durante o ano todo e principalmente nos meses que antecedem a Black Friday. Para não perder vendas, nem prejudicar a reputação da loja, é preciso se certificar de que as promoções atraiam de fato os clientes, ao invés de maquiar ofertas ou divulgar produtos com um desconto irrisório. Além de olhar para os próprios preços, vale ficar de olho nos principais concorrentes para sair em vantagem.


“Logo no começo da Black Friday no Brasil, o consumidor deu o tom ao mercado do que não aceitaria como problema na hora da compra, como fila na loja virtual, valor do produto que aumentava no carrinho ou mesmo problemas na finalização da compra. Nos últimos anos, o perfil de reclamação mudou. Agora, ao invés de problemas técnicos, o consumidor reclama de propaganda enganosa e maquiagem de preço”  – Felipe Paniago, diretor de operações do ReclameAQUI

 

  1. Sua loja está otimizada para dispositivos móveis?

Ainda de acordo com o Webshoppers divulgado no primeiro semestre deste ano, 43% das compras online foram feitas via mobile – 36% do faturamento e 42% dos pedidos vieram pelos dispositivos móveis, contra 28% e 32% no ano anterior. Isso quer dizer que o seu ecommerce precisa ser responsivo ou ter uma versão compatível com dispositivos móveis para não perder vendas. Plataformas como a Linx Commerce garantem isso nativamente. 

Outra dica é implementar push como serviço de notificação instantânea. Assim, você mantém um vínculo com o seu cliente mesmo fora da interface do site, ou seja, diretamente no smartphone, além de poder enviar mensagens pessoais e direcionadas para o perfil de cada um. 

E já que os celulares não saem das mãos de ninguém, você também pode incentivar a lembrança da sua marca por meio de SMS. Promova ofertas em momentos estratégicos das suas campanhas ou configure gatilhos baseados no comportamento dos usuários dentro do seu site. Por exemplo, se o usuário abandonou um produto no carrinho, você poderá configurar mensagens automáticas para que ele retorne à loja. A Linx Impulse oferece SMS dentre as soluções do Re-engage

  1. Está aproveitando todo o potencial das categorias de produto?

Para deixar as ofertas mais atrativas e mais fáceis do consumidor encontrar e se identificar, você pode utilizar a criação de landing pages específicas para as categorias ou para destacar produtos especiais em sua loja, direcionando seus clientes para um conjunto de produtos estratégicos escolhidos por você. Com soluções de engajamento como as disponíveis no Engage, da Linx Impulse, é possível criar hotsites e quick filters de maneira simples e rápida, aumentando a sua taxa de conversão e receita por visitante. Não esqueça de incluir as melhores ofertas e informações mais detalhadas. Capriche no call-to-action para o visitante ser estimulado a clicar e converter ainda mais. 

  1. Já configurou os gatilhos das ações de reengajamento por e-mail?

De acordo com uma pesquisa do eMarketer (2019), 28% dos usuários seriam mais fiéis a uma marca se os emails fossem personalizados. Enviar e-mail é fácil, o desafio é garantir que as pessoas irão se interessar, abrir, clicar e retornar à sua loja. Quando alguém te pede uma indicação, você só recomenda se você confia, certo? Com o consumidor não é diferente. A relevância e o timing dos e-mails recebidos irão determinar o caminho do sucesso. 

Soluções de reengajamento como o Re-engage, da Linx Impulse, são imprescindíveis em eventos como a Black Friday, pois conta com tecnologia capaz de identificar e impactar usuários por e-mail mesmo que eles não estejam logados. Com isso, é possível usar diferentes estratégias para recuperar vendas perdidas anteriormente. Uma das possibilidades é a régua de redução de preço, na qual emails são disparados quando produtos visitados anteriormente estão com desconto. Para aproveitar ainda mais, você pode fortalecer os pontos de contato ao unir estratégias. Uma boa pedida antes do evento é ligar as vitrines de recomendação de produtos promovidos junto com a régua de redução de preço. Assim, você destaca antecipadamente os produtos mais interessantes para sua loja e aproveita para incentivar a compra durante o evento. 

  1. Sabe utilizar overlays de forma positiva e criativa?

Todo mundo diz que odeia popups, mas os resultados provam que todo mundo ama interações relevantes – é assim que a gente faz a magia acontecer. Se o consumidor estava prestes a sair do seu site, que tal recapturar sua atenção de um jeito leve e até mesmo divertido? É possível recuperar o usuário quando ele estiver a ponto de abandonar o seu site ou em um longo período de inatividade, reengajando e aumentando a sua taxa de conversão. 

Uma das formas de reconquistar esses clientes perdidos é utilizar overlays para não perder vendas. Esse tipo de recurso pode ser configurado para aparecer automaticamente quando o usuário direcionar o mouse ao X da aba do navegador para retê-lo mostrando uma oferta, um cupom de desconto exclusivo ou outro call-to-action que o incite a continuar navegando. A Linx Impulse também oferece Overlays dentre as soluções de reengajamento. Aprenda mais com a solução de Overlay da Impulse.

  1. Você garante transações seguras para os consumidores?

Na Black Friday, os cuidados com a segurança de seu site devem ser redobrados para proteger seu lucro e não colocar os dados dos clientes em risco. Para isso, é importante investir em segurança da informação com monitoramento constante. É imprescindível também utilizar um serviço de blindagem, manter o software atualizado para proteger o código-fonte e ter um certificado digital SSL, que criptografa as informações que trafegam entre o servidor e o usuário. Suas soluções de pagamento também precisam de proteções criteriosas para que ninguém fique em risco – nem sua loja, nem o consumidor.

  1. A experiência de compra da sua loja é realmente personalizada?

Impactar o seu cliente com produtos similares ou complementares ao que ele já visitou é uma ótima estratégia para aumentar a conversão, principalmente se os recurso utilizados forem baseados em inteligência artificial e automatizarem toda a ação. Promova a descoberta de produtos que tenham a ver com os gostos de cada usuário. Em dispositivos móveis, o espaço é ainda menor e dá menos chance para errar, já que o consumidor tem cada vez menos paciência e quer encontrar as ofertas mais relevantes para ele. Conheça as soluções de engajamento do Engage, da Linx Impulse.

  1. Qual é o seu diferencial em relação aos concorrentes?

Focar unicamente em promoções e preços baixos já não é mais suficiente, é preciso ter diferenciais em relação à concorrência. Ofereça benefícios extras como parcelamento sem juros, diversos meios de pagamento, entrega expressa e o polêmico frete grátis (que nem sempre é financeiramente viável). 

Esses são só alguns dos motivos pelos quais operações omnichannel saem na frente: transformar qualquer loja física em mini-centros de distribuição garante mais vendas, menor tempo de entrega, mais conversão em lojas físicas e maior alcance do estoque, também chamado de “prateleira infinita”. Em datas de grande aumento de vendas como a Black Friday, lojista nenhum quer se deparar com ruptura e problemas logísticos, né? Aproveite para conhecer o Linx Omni OMS.

Também aposte em conteúdo relevante dentro da sua loja virtual para trazer boas surpresas e não esqueça que sua operação não pode ficar prejudicada para agradar o consumidor: desabilitar a opção de pagamento via boleto minimiza problemas com faturamento disponibilidade de produtos, por exemplo.

  1. Você sabe usar o senso de urgência a seu favor? 

Na BF as ofertas acabam rápido. Conquiste a confiança do consumidor, aumente o senso de urgência e potencialize a taxa de conversão através de alertas como escassez e visualizações simultâneas. Os Webpushes são um tipo de notificação na página que exibem alertas dinâmicos no momento de venda para ajudar no aumento da conversão. Os alertas exibidos durante a navegação podem trazer informação de estoque, mensagem de apelo social ou qualquer conteúdo que motive a venda. Última unidade disponível? Muitos usuários visualizando o mesmo produto? Escolha a sua estratégia e deixe o consumidor decidir 🙂

Essa é uma estratégia infalível do marketing digital, pois o senso de urgência incentiva o cliente a concluir logo uma compra. Também é possível, por exemplo, criar promoções válidas por tempo limitado. Uma outra boa dica é implantar um cronômetro no site ou página do produto em promoção para contabilizar quanto tempo falta para uma determinada oferta expirar. Você pode combinar webpushes, estratégias de escassez e overlays com contador regressiva! É muito simples e eficaz. 

  1. Sua loja oferece uma pós-venda de qualidade?

Não adianta oferecer os melhores descontos se, no caso de seu cliente ter algum contratempo, você não se dispuser a resolver o problema ou, pior ainda, ignorar seus apelos nas mídias sociais. Para conquistar de vez um consumidor, é preciso ter um bom serviço de relacionamento, procurando tirar quaisquer dúvidas e resolver imprevistos o mais rápido possível.

Listamos neste artigo 11 dicas para converter mais na Black Friday, mas a maioria delas pode ser utilizada em qualquer momento do ano para dar aquele up nas vendas. Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Conheça a Linx Digital – plataforma de ecommerce, performance e anúncios online, e omnichannel. Entre em contato!

 

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