sua loja ir até o cliente, fazendo uso de delivery – seja via marketplace ou via plataforma própria com menores taxas, vendas por whatsApp com link de pagamento a distância, venda por “sacola” na casa do cliente e muito incentivo ao ecommerce. Pense que todos podem reanimar o seu negócio, se sua plataforma de ecommerce permitir informação e comissionamento de vendedores no ato da venda, assim a rede de relacionamento de todos os seus colaboradores passa a ser sua rede de potenciais clientes e seu potencial cresce muito. Fique atento às restrições e regulamentações da sua cidade, mas em muitos casos a proibição será apenas para receber o público e não a equipe que pode operar como dark store*.
3. Comunicação e Liderança – É nesse momento surgem os grandes líderes. Mostrar para seu time que há um porto seguro, que eles terão perspectivas e que o mundo irá em algum momento retomar seu ciclo é muito importante para acalmar os ânimos. Criar uma cadência – preferencialmente diária – com o time que não está presente e mostrar que home office não significa férias e que mesmo a distância seguimos com objetivos, podem elevar muito os resultados e manter vivo o espírito de time na sua equipe.
4. Preparação para Retomada – sabe quando pensamos: – “queria que tudo parasse para fazer um bom inventário”; – ” não consigo parar para fazer aquela pintura”… e por aí vai.
A situação vai passar e quem estiver mais preparado na sua retomada sairá na frente. Aproveite o tempo do recesso para inventariar e organizar seu estoque, planejar seus próximos ciclos, capacitar muito seu time, turbinar seu ecommerce, descrever seus produtos, integrar seus canais, criar um programa de fidelidade e tantas outras atividades que podem levar seu varejo para um outro nível. Foi uma epidemia que acelerou a Transformação Digital na China, a cada greve dos bancos mais usuários de internet banking surgem e sem dúvida esse movimento que vai transformar o varejo brasileiro, acelerando sobretudo, a omnicanalidade.
Sem dúvida, o momento é um dos mais desafiadores, mas temos duas grandes certezas. Ele vai passar e se não fizermos nada, as consequências serão piores. Chegou o momento de seguirmos lutando e nos preparando para o dia em que os clientes voltarão a bater na nossa porta, querendo um abraço.
Pense nisso e boas vendas!
Por Daniel Zanco – Diretor de Segmento Linx
Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio?Clique aqui. *dark store: O termo traduzido como loja escura, supermercado escuro ou centro pontocom refere-se a um ponto de venda ou centro de distribuição que atende exclusivamente a compras on-line.
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