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O comércio eletrônico vem crescendo em grandes proporções no Brasil, mas boa parte dos consumidores ainda têm receio de utilizar o e-commerce, por medo de ter os seus dados pessoais divulgados ou passarem por golpes e fraudes via web. Por isso, é importante que a loja virtual invista em ferramentas de segurança on-line para proteger a compra do cliente, e também se proteger contra cibercriminosos.
Para evitar dores de cabeça no seu negócio e trabalhar com um sistema totalmente seguro, preparamos 5 dicas para evitar fraudes na sua loja virtual. Confira:
Para conseguir atender à demanda dos consumidores, sem perder no quesito segurança, é importante que a loja virtual faça a migração para um servidor de maior qualidade e que ofereça também uma maior flexibilidade e disponibilidade aos clientes. Afinal, nenhum deles vai insistir na compra em um site que vive travando e não atende às suas necessidades, correto?
Isso é importante para elevar a reputação da loja e atrair clientes honestos, além de fidelizar os antigos. Com um servidor de alta qualidade, é possível trabalhar com um banco de dados completo e atualizado, com as informações de cada consumidor, dos mais simples aos mais complexos, tais como:
Todos esses dados, quando reunidos, ajudam o banco de dados do e-commerce a estabelecer qual o nível de risco de cada venda, o que minimiza as chances de fraudes e prejuízo para a loja, e também para os consumidores idôneos (especialmente no caso de compras com cartão clonado).
Como todas essas informações devem ser checadas rapidamente, é fundamental que o servidor da loja seja rápido e possa tratar todas as informações com rapidez e eficácia, para aprovar a compra sem demora e evitar desistências no meio do caminho.
Um ponto que costuma gerar grande receio por parte dos consumidores mais desconfiados, é quando eles entram em uma determinada loja virtual e não veem nenhum tipo de informações sobre a mesma.
Para ganhar a confiança desses clientes, o mais indicado é dar o máximo de visibilidade para as informações da sua loja, como a razão social, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), telefones de contato e endereço. Isso implica em uma maior notoriedade da loja, e deixa os visitantes mais tranquilos e seguros em relação à seriedade do e-commerce.
Outra atitude que ajuda bastante a aumentar a visibilidade da loja e deixar os clientes interessados, é apostar no marketing: perfil em redes sociais, um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) eficiente e um chat em que ele possa se comunicar com a loja, e quaisquer outros canais de contato que você possa disponibilizar.
Assim, o consumidor sente maior confiança na sua loja e consegue fazer suas compras on-line sem medo!
O selo de segurança garante ao cliente que o e-commerce com o qual ele está lidando, se trata de um site idôneo, no qual ele pode comprar sem medo de afetar a sua segurança on-line.
Alguns certificados são até mesmo obrigatórios para as lojas virtuais, tal como o SSL, que é essencial para que o e-commerce solicite e armazene informações pessoais de cada usuário.
Obviamente que essa segurança exige um investimento, mas também garante um aumento nas vendas, a diminuição de fraudes e o aumento da confiabilidade do cliente. Portanto, deixe o certificado de segurança bem visível no layout da sua página.
Apostar em um site blindado e com selos de qualidade, também contribui para aumentar a reputação da loja, já que atestam que ela é segura, o que deixa potenciais consumidores mais à vontade para realizar suas compras, sem medo do roubo das suas informações pessoais.
Todo e-commerce deve ter uma política de privacidade adequada e visível a todos que acessam o site, de forma ampla e clara, para não gerar qualquer tipo de dúvida.
Quando o cliente entra na loja e vê a política de privacidade estampada, com o máximo de detalhes possível, ele sabe que a loja virtual leva em consideração a proteção dos dados do consumidor e a sua segurança on-line. Jamais deixe de utilizar esse recurso a seu favor!
Além disso, é importante que os seus colaboradores sejam treinados para oferecer aos clientes um atendimento diferenciado, deixando a política de privacidade clara, especialmente no que tange às regras para trocas e devoluções de produtos.
Muitas pessoas só efetuam uma compra em uma loja virtual se o método de pagamento for seguro. E a verdade é que essas pessoas têm razão de pensar assim, pois é justamente na hora de pagar que os criminosos agem e roubam os dados dos clientes.
Então, para garantir uma maior segurança on-line nessa etapa da compra, é preciso oferecer ao consumidor diversas opções de pagamento para que ele mesmo possa se decidir com mais tranquilidade.
Por isso, é importante que a loja on-line prefira optar por empresas que ofereçam uma plataforma completa, com medidas voltadas para a segurança on-line de lojistas e clientes, como certificados, camadas de autenticação, selos e opções seguras de pagamento.
A integração dessa plataforma com o seu e-commerce é importante para o lojista, que diminui a quantidade de fraudes na sua loja, e também para o cliente que percebe que se trata de uma loja virtual idônea, onde ele pode fazer as suas compras sem medo.
Enfim, todas as medidas que o lojista puder tomar para garantir a segurança on-line do seu negócio e com relação aos seus clientes, são válidas. Afinal, além de fidelizar seus clientes mais antigos, essas ferramentas acabam atraindo novos compradores para a sua loja, fortalecendo a sua marca!