Omnichannel
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Se você está pensando em começar seu negócio de vendas online, ou se é dono de um e-commerce e deseja ampliar o seu negócio dando mais visibilidade aos seus produtos, deve considerar o investimento na venda por Marketplaces.
Através desse modelo de vendas, que vem conquistando cada vez mais os lojistas, o consumidor também tem sua compra facilitada ao encontrar, em um único lugar, diversas marcas e produtos do seu interesse. Tanto que mais de 60% das vendas no e-commerce já são realizadas através desse formato.
Ao falar em Marketplace, estamos nos referindo a um shopping virtual que recebe, todos os dias, milhares de consumidores. Trata-se de uma plataforma de exposição de produtos, uma vitrine digital, que interessa cada vez mais às empresas e, o que é mais importante, também aos consumidores, que encontram num mesmo local, produtos variados de diversas lojas.
Estar ainda mais exposto na internet marcando presença entre marcas reconhecidas é uma das vantagens para quem deseja investir em um Marketplace. Essa maior visibilidade traz a oportunidade de gerar maiores lucros, além da chance de iniciar um relacionamento positivo com os mais diversos perfis de clientes. Outra vantagem é um melhor custo-benefício, principalmente para os pequenos e médios negócios, uma vez que manter uma loja independente no meio digital exige um bom investimento inicial da marca para manter sua competitividade, como campanhas e promoções para atrair clientes. Já nos Marketplaces, os compradores estão circulando diariamente, prontos a serem conquistados com um diferencial que sua loja apresente. Para o cliente, a vantagem é poder comparar produtos, preços, ofertas e condições num só lugar, e fazer o pagamento em uma única transação, com comodidade e rapidez.
A tecnologia é um aspecto importante a se considerar para bem gerenciar sua presença nos mais diversos Marketplaces. Existem diversas soluções no mercado que possibilitam realizar vendas em Marketplaces ou integrar uma loja virtual com essas plataformas ao mesmo tempo, para assim gerenciar essas vendas de forma personalizada em um único painel.
O objetivo dessas soluções de integração à Marketplaces é de descomplicar a vida do lojista online, ajudando-o a vender ainda mais, e ainda permitindo integração os melhores ERPs e CRMs, no caso de varejistas. Tudo isso devido a administração dedicada dentro da plataforma, sem ter necessidade de softwares adicionais. É possível poupar tempo de cadastro, manter o estoque atualizado e integrado e gerenciar preços, notas fiscais, código de rastreio, status e outros indicadores em um único sistema.
Um exemplo clássico de marketplace é o Mercado Livre. Ali, milhares de consumidores compram (e vendem) os artigos mais variados diariamente, ofertados por outras pessoas ou empresas. Netshoes, Buscapé, B2W e Lojas Americanas também são marketplaces bem conhecidos, que oferecem enorme variedade de marcas e produtos disputados por milhares de consumidores que por lá trafegam, tudo no mesmo lugar.
O Octopus é uma solução para Marketplaces criado exatamente para facilitar essa conexão entre todos os atores do ecossistema do comércio eletrônico. Completamente diferente e superior a outras soluções do mercado, e com um conceito inovador de um protocolo de dados (Modelo Canonical), o sistema possibilita receber dados no formato do sistema origem (seja ERP, plataforma de e-commerce ou marketplace), e traduzi-los para um modelo padrão, adaptando-os em seguida para o modelo destino. Dessa forma o sistema atua como um intermediário, fazendo com que qualquer participante possa conversar entre si, sem estar diretamente conectado.