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Dia do Consumidor: já definiu a estratégia para o seu ecommerce?
Considerada a nova Black Friday, a oportunidade pode alavancar as vendas do primeiro trimestre Em um mercado competitivo e ágil
Bom, já faz um tempo que vender produtos on-line passou de um mito para a principal fonte de renda de muitos pequenos e médios empreendedores. E, naturalmente, à medida que o consumidor se adapta a esse novo método de consumo, ele vem ficando cada vez mais exigente, obrigando as lojas virtuais a aprimorem cada vez mais suas estratégias de venda.
Por isso, se você vende pela internet e almeja aumentar o faturamento, confira as 10 dicas que separamos neste post!
Em primeiro lugar, o novo consumidor leva muito mais tempo pesquisando sobre o produto desejado do que efetuando, de fato, a compra. Portanto, é muito importante que os produtos da sua loja estejam bem descritos, tenham Se você possui uma loja de calçados, por exemplo, é interessante apresentar ao visitante as informações referentes ao conforto e ao acabamento de cada produto.
Segundo uma pesquisa feita pelo Google em 2015, 70% dos acessos recebidos pelo site foram realizados via dispositivos mobille (Tablets, Smartphones). Estes não são números a se ignorar.
Portanto, se o seu site ainda não está adaptado a esse tipo de tecnologia, você certamente está deixando de atingir um grande número consumidores.
Considerando a quantidade de distrações no meio digital, é fundamental ser breve e objetivo na sua loja on-line. Afinal, você não quer que seu cliente perca o foco e direcione a atenção para outra coisa que não seja fechar um pedido, não é mesmo?
Portanto, certifique-se de que todas as páginas tenham como principal objetivo a venda de seu produto, e evite redundâncias e informações desnecessárias durante o processo de compra. Quanto mais simples, objetiva e fluida for a experiência do usuário no momento da compra, maior é a chance de você convertê-lo em comprador.
Mas tenha calma — não é necessário sair inserindo centenas de produtos na sua loja sem nenhum propósito. Lembre-se de que todo processo de venda necessita de uma estratégia.
Voltando ao exemplo da loja de calçados: se o seu cliente está comprando um sapato social, por exemplo, há a possibilidade de que ele queira também comprar um cinto que combine. Nesse caso, aproveite que ele já está no momento de compra e ofereça produtos que combinem entre si.
Nesse sentido, outra opção é oferecer kits de produtos; mapeie os interesses do seu cliente e verifique quais produtos ele costuma utilizar em conjunto. Tendo esses dados em mãos, você poderá montar pequenos kits que aumentarão o seu ticket médio.
Não basta só vender. Se você almeja aumentar o faturamento do seu e-commerce, você precisa ter uma excelente estratégia de relacionamento com o consumidor. Portanto, ao realizar uma venda, por exemplo, em vez de mandar apenas o produto para o seu cliente envie também uma amostra de outro produto que seja de seu interesse, ou que esteja relacionado ao que ele comprou.
Uma outra opção, caso você não possua amostras, é enviar um cupom de desconto para uma próxima compra. Isso com certeza servirá de estímulo para que ele compre novamente de você!
Apostar em uma estratégia de e-mail marketing sempre é uma excelente opção para quem busca a fidelização de seus clientes. Mas, atenção: nunca envie promoções para um determinado cliente sem que ele tenha se cadastrado em seu site, ou tenha autorizado que você faça tais envios!
Além dessa ser uma péssima prática, ela poderá fazer com que o cliente coloque seu e-mail na sua lista de SPAM, ou que fará com que você tenha problemas na sua conta.
Tão importante quanto criar um relacionamento, saber os interesses de seus clientes é fundamental para quem quer vender produtos pela internet. Portanto, em vez de enviar e-mails de promoções para toda a sua base, crie estratégias para mapear o interesse desse consumidor.
Fazendo isso, você poderá dividi-los em grupos específicos e enviar apenas o que realmente os interessa, fazendo com que eles se sintam importantes e mostrando que você se importa com o que eles realmente precisam.
Além de tudo isso, oferecer um conteúdo de qualidade tem se mostrado umas das melhores estratégias para fidelizar um cliente no meio digital. Mas, com relação a isso, é muito importante que, antes de desenvolver qualquer tipo de conteúdo, você faça o levantamento das principais dúvidas e dores do seu cliente, garantindo que você possa ser, de fato, relevante para ele.
Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, poderá fazer artigos em forma de texto e vídeo falando sobre as novas tendências da moda, ou então dar dicas de combinação de peças e estilos.
Em muitos casos, o frete é o fator decisivo para fazer o seu cliente finalizar ou desistir da compra de um produto. Mas tenha calma: para aderir ao frete grátis é necessário não só planejamento, mas também conhecer as suas margens de lucro.
Nesse caso, uma boa opção é oferecer frete grátis para compras em grandes quantidades ou em kits de produto. Isso fará com que o seu cliente pense em comprar mais produtos de uma vez para obter o benefício, o que te permitirá aumentar o faturamento.
Basicamente, investir em SEO consiste em otimizar o seu site para que ele apareça nas primeira posições dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing) quando o seu cliente procurar por um serviço que você ofereça.
Por isso, é muito importante que a descrição de seus produtos esteja adequada ao termo que o seu cliente procura. Se você possui, por exemplo, um produto que tenha um nome muito técnico que o seu cliente desconheça, procure saber como ele faz a busca desse produto e adapte a descrição para esse termo. Isso facilitará que ele te encontre ao fazer uma pesquisa.
Enfim, apesar de existirem várias estratégias para aumentar o faturamento da sua Loja Virtual, é importante, antes de tudo, que você conheça o seu cliente. Isso fará não só que o processo se torne mais simples, mas vai possibilitar que suas estratégias sejam assertivas e gerem sempre bons resultados.