Saiba como a estrutura do seu site ajuda nas vendas

Saiba como a estrutura do seu site ajuda nas vendas

Você sabia que a estrutura do site ajuda nas vendas do seu e-commerce? Imagine que você é o consumidor. Pesquisa na internet, chega até uma loja virtual, mas se depara com um monte de informações confusas.

Tem dificuldade em encontrar o que precisa e os dados necessários sobre o item, frete, formas de pagamento, entre outros. O que você faz? Certamente, deixará o site e procurar outro.
Há alguns anos, quando a concorrência era menor e os recursos de programação mais rudimentares, bastava ter um site. Mas, hoje, o cenário é bem diferente. Há diversas lojas virtuais e muitas ferramentas disponíveis, ressaltando a importância de se valorizar a experiência do usuário, o que leva os e-commerces a buscarem ser mais dinâmicos e atrativos.
Neste artigo, nós vamos conversar sobre algumas estratégias essenciais para que o seu e-commerce seja otimizado para aumentar as vendas. Confira!

Experiência do usuário: coloque-se no lugar do cliente

Faça um teste: entre no site da sua empresa como se você fosse um potencial cliente à procura de um produto específico. Será que as informações podem ser encontradas com facilidade? A descrição dos produtos é satisfatória? Você se convenceria e compraria? E as fotos? O cadastro é fácil e rápido de preencher?
Faça perguntas a si mesmo. Crie o máximo de questionamentos a respeito do seu site e veja se as respostas satisfazem. O teste é válido também com outra pessoa. Peça que um amigo ou profissional da área de marketing e design navegue pela sua loja virtual. Faça os questionamentos a ele e veja quais são as respostas.
É importante que o site seja atrativo, funcional e tenha fácil navegação.

Layout responsivo: as pessoas estão no mobile

O número de pessoas que se utiliza de smartphones para acessar a internet cresce a cada dia. E nesse mundo tão tecnológico, onde tudo acontece tão rápido e os dias parecem mais curtos, a praticidade está nas mãos, em poucos cliques, desde que você tenha acesso à internet.
Por isso, é imprescindível que sua loja virtual tenha um layout responsivo, adaptando-se a qualquer formato de tela. É importante que o usuário entre no seu site pelo celular e consiga ver com qualidade as imagens e informações dos produtos, sem cortes ou conteúdos um sobre o outro.

Compra fácil: a conversão com apenas um clique

Há muitos e-commerces que já se utilizam desse recurso, e é interessante que seu site também tenha a “compra com um clique”. Trata-se de deixar os dados de registro e cartão de pagamento de um cliente cadastrado no sistema. Assim, quando ele fizer uma nova compra, não precisa perder tempo inserindo as informações novamente: basta um clique no lugar certo e a compra é feita.
Tenha sempre em mente: as pessoas não querem perder tempo. Então, praticidade é essencial!

CTA: chamadas que estimulem a conversão

CTA é a abreviação para Call-To-Action, que significa “chamada para ação”. Os CTAs em um site, como o nome diz, estimulam os visitantes a realizarem cliques em locais onde você gostaria. Os mais comuns são: clique aqui; compre; desconto de x%; promoção por tempo limitado; últimas unidades; entre outros.
A ação é estimulada criando várias percepções aos visitantes. Uma delas — e a mais utilizada — é a urgência. Quando você coloca expressões do tipo: “por tempo limitado” ou “últimas unidades”, causa uma sensação no usuário de que muitas pessoas estão adquirindo, pois o produto deve ser muito bom e é melhor se apressar para comprar ou poderá ficar sem.
O CTA na estrutura do site ajuda nas vendas por estimular a conversão. Mas, para isso, é preciso que ele esteja em destaque, de preferência fazendo um contraste nas cores, e bem posicionado, para que o usuário consiga ver com facilidade e possa facilmente clicar.

SEO: site otimizado para mecanismos de busca

Para vender mais, é preciso que sua empresa tenha visibilidade. Uma das formas mais utilizadas é posicionar o site em destaque nas páginas de resultados de buscadores, como o Google. Para isso, é preciso desenvolver um trabalho chamado SEO (Search Engine Optimization — Otimização para Mecanismos de Busca).
Para otimizar o seu site, é preciso aplicar uma série de técnicas que vão melhorar a qualidade técnica, funcional e de conteúdo. Um trabalho para profissionais qualificados.

Entre as principais ações realizadas no SEO, estão:

  • Uso de palavras-chave (termos que os usuários pesquisam);
  • Uso de headings (h1, h2, h3…);
  • Uso de links internos e externos;
  • Otimização do carregamento das páginas;
  • Produção de conteúdo e descrições de produtos únicas, evitando conteúdo duplicado.

O trabalho de SEO é bastante eficiente para que sua loja virtual apareça nos resultados orgânicos dos buscadores. Porém, é um trabalho de longo prazo. O Google avalia a qualidade do site e a relevância do conteúdo para os usuários.
Conforme o número de acessos via página de resultados aumenta, maior é a relevância do site e o posicionamento se eleva, chegando à tão desejada primeira página.

Teste de design: alterações gradativas com análise de resultados

Se você acredita que a estrutura do seu site não está contribuindo para o aumento das suas vendas e pretende realizar mudanças, o que temos a dizer é: vá com calma! Não saia alterando tudo na sua loja virtual.
Qualquer mudança deve ser bem analisada e pensada, ou seja, deve ter fundamento, um motivo para ser alterado. Deve ser baseado num relatório com informações concretas e objetivas.
O que sugerimos é o teste de design. Trata-se de fazer pequenas alterações e esperar um tempo de um ou mais meses para conseguir dados significativos de navegação do usuário e conversão. Assim, será possível verificar se a alteração foi ou não eficiente, decidindo, a partir disso, se ela deve ser preservada.
Se você faz muitas alterações de uma vez, pode ser que não consiga analisar corretamente. Além disso, quem já está acostumado com o seu site, pode estranhar a navegação totalmente diferente e não encontrar as funções nos detalhes de costume. Lembra-se do primeiro tópico que citamos? A experiência do usuário é fundamental e deve ser sempre positiva.

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