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O atendimento não deve se limitar apenas a responder os contatos dos clientes, ele precisa ser muito mais abrangente, indo até o consumidor. Se o e-commerce é citada em uma rede social, é possível verificar o comentário, entender isso como um feedback e trabalhar em cima desse posicionamento.
Sempre que uma citação for feita, deve ser respondida com agradecendo, completando o comentário ou até mesmo tomando providências em casos de uma crise. O que não se deve fazer é deixar de lado o que foi dito, mas sim mostrar que a empresa está sempre atenta e busca o relacionamento com os clientes.
Acompanhar apenas não basta, é preciso monitorar e checar se os resultados produzidos estão dentro do esperado. Para isso, é necessário ter algumas metas e indicadores de desempenho — para que possam ser mensurados.
Estabeleça uma quantidade de atendimento por canal, número máximo de reclamações, quantidade de elogios recebidos, entre outros. Todos eles serão imprescindíveis para saber que o SAC 2.0 está contribuindo com a evolução e melhoria da empresa, além de apontar o que ainda precisa ser aprimorado.
Indicadores qualitativos também podem ser de grande valia nesse caso, deixando de considerar apenas números, mas a percepção dos clientes e o nível de satisfação.
É preciso conhecer quem é o cliente e todo o histórico dele em relação à empresa. Nesse caso, contar apenas com uma citação na rede social é pouco. Um sistema interno de CRM pode ser de grande valia nesse caso, pois permite ter todas as informações docliente unificadas e todo o histórico de relacionamento com a empresa.
Se ele citar um fato ocorrido há cerca de 2 anos, consultando as informações, é possível saber do que se trata — e uma resposta pode surgir pontualmente. Esse histórico também ajudará a traçar um perfil de cada consumidor, colaborando para manter a padronização do atendimento. Todas as informações devem ser de fácil acesso para os atendentes, dessa forma, o posicionamento do SAC 2.0 poderá ser mais ágil.
Mesmo que seja de forma on-line, é preciso conversar com a pessoa que está do outro lado. Afinal, ela espera um atendimento humanizado e personalizado. Nada de respostas prontas ou uma abordagem robotizada. Dialogue com o consumidor para entender melhor as suas necessidades e até mesmo para engajá-lo. Em muitos casos a resposta já está pronta e é bem simples, mas o diferencial estará na interação realizada.
Demorar 2 ou 3 horas para responder, dependendo do canal, pode gerar uma reputação negativa. As pessoas costumam fazer diversas coisas ao mesmo tempo enquanto estão conectadas, o tempo de espera pode fazer com que busquem um concorrente ou já façam uma reclamação do e-commerce.
Sempre tenha atendentes focados no SAC 2.0 e forneça respostas assim que as interações forem percebidas. Como esses canais não param nunca, o ideal é sempre contar com uma equipe de plantão para atender em todos os horários.
O SAC 2.0 permite uma linguagem menos formal, inclusive, com o uso de alguns termos específicos do mundo virtual. Mas, mesmo com essas flexibilidades, algumas regras devem ser seguidas e determinados erros não são perdoados.
Erros de português são inadmissíveis, e o atendente deve revisar a escrita constantemente. Os erros de digitação são um pouco mais toleráveis e podem ser acompanhados de um rápido ajuste. Usar um corretor ortográfico antes de escrever para o cliente pode ser uma excelente alternativa.
Conseguir proporcionar um atendimento de qualidade para conquistar o cliente vai requerer esforço por parte da empresa, mas quando bem realizado, gera muita satisfação. Porém, são muitas as etapas e passos que devem ser cumpridos para construir uma imagem positiva e um canal de comunicação realmente eficiente.
O SAC 2.0 é uma necessidade para os e-commerces que pretendem manter a competitividade e aproximação com os consumidores. Não é possível poupar esforços nessa área, afinal, sem uma boa reputação e sem clientes, nenhuma empresa consegue prosperar.
E então, quer saber como manter o relacionamento com os consumidores e ainda atrair novos clientes pelas redes sociais? Então aproveite para ler o artigo 10 dicas para atrair e fidelizar clientes usando as mídias sociais!