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Uma das mais importantes etapas da operação de qualquer loja virtual é a definição do atendimento. Existem diversos canais que podem ser utilizados na hora de responder o seu cliente, como telefone, chat, e-mail e redes sociais. Você pode inclusive assistir aqui a um vídeo sobre Relacionamento com o Cliente.
Mas além de responder, é necessário estabelecer um relacionamento, para que além de se sentir satisfeito, o cliente sinta-se conectado com a marca. É necessária, então, uma rápida reflexão sobre como se comunicar com o seu cliente.
As redes sociais trouxeram utilidade e praticidade na comunicação, e oferecem para o público uma posição mais autônoma; ele é quem dita as regras da compra, da contratação de serviços, e mesmo da própria identidade da marca. Essa atualização conceitual exige, então, que as empresas conversem de igual para igual com os consumidores, sem imposições.
Então quando for se comunicar com seu cliente, através de quaisquer canais – e-mail, telefone, e principalmente redes sociais – tenha em mente que ele deseja ser ouvido, tratado com importância, e de igual para igual. É imperativo considerar também que, não importa qual o segmento da sua loja, deve ser encontrado um equilíbrio entre a linguagem formal e a casual, pois embora o cliente às vezes exija uma atenção mais séria e delicada, ninguém gosta de ser atendido por um robô.
As relações entre marcas e consumidores é, sempre foi, e sempre será uma relação entre pessoas.