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Segundo uma pesquisa do Salesforce, o uso de um CRM pode ajudar a aumentar a precisão da previsão de vendas em 42%. Isso porque o sistema, além de registrar as informações de cadastro, reúne dados do histórico de compra do cliente, preferências e todo o tipo de interação já realizada, que podem ser facilmente usadas para criar estratégias de conquista que melhoram a relação entre marca e consumidor.
Com um software de gestão de clientes, você consegue saber o que, de fato, é mais interessante oferecer para determinado consumidor e qual é o melhor momento para isso, além de ter mais eficiência ao personalizar as suas entregas. Ou seja, é possível:
Porém, para ganhar o coração dos consumidores, é preciso não apenas reunir informações e usá-las de forma estratégica, mas realmente conhecer a jornada do cliente. Existem consumidores que entram no site da sua loja e, de forma objetiva, já finalizam uma compra, assim como existem aqueles que interagem várias vezes com a sua marca antes de fechar negócio. E a ideia é que nenhum deles escape.
Portanto, colete as informações da jornada dos consumidores, desde o momento da captação até a conversão. Depois, pergunte-se: “Será que ele já está pronto para receber conteúdos, mensagens e ofertas do seu negócio? Ou ainda precisa ser educado sobre o produto que a sua empresa oferece?”. E, a partir disso, é possível entregar exatamente o que ele deseja, na hora certa, pelo melhor canal.
Tudo isso, além de tornar muito mais prático o trabalho de chamar atenção, engajar e manter um bom relacionamento com o consumidor, permite que você reconheça rapidamente o caminho que ele percorre até encontrar o seu produto ou serviço, facilitando o processo de entender o comportamento de consumo de cada um.
Por fim, é importante realizar um atendimento qualificado em qualquer etapa do funil de vendas. De nada adianta conhecer bem o consumidor sem saber quais são as melhores estratégias para engajá-lo.
Por exemplo, quando você está buscando fidelizar um cliente novo, não é indicado ficar forçando uma venda ou mandar diversos e-mails marketing com as suas ofertas. Nesses casos, enviar materiais com dicas sobre os produtos pode ser mais interessante para os primeiros contatos.
Agora, se o cliente já é antigo (ou realizou mais de uma compra da sua loja), fique à vontade para orientar a sua decisão de compra, levando a ele novos conhecimentos, monstrando produtos acessórios ao que ele comprou recentemente. Mas sempre sem exageros. Afinal, “oferecer boas experiências” é praticamente sinônimo de “manter bons relacionamentos”.
Por que aproximar-se do cliente é importante?
Hoje, os consumidores, além de serem compradores, são verdadeiros divulgadores da sua marca. Eles servem como porta-vozes da sua empresa.
Uma experiência ruim já é suficiente para que opiniões negativas sobre a sua marca sejam disseminadas. Aquela nota baixa que você recebe na avaliação do Facebook, por exemplo, pode determinar o desejo de outros possíveis consumidores. Portanto, muita atenção na hora de pensar as suas ofertas e promover experiências na ponta final da cadeia.
Tenha cuidado para que a experiência do cliente com a sua marca seja completa e satisfatória e ainda conte com a inteligência de uma tecnologia como o CRM para otimizar esse processo. Os dados captados ajudam você a não ter mais problemas para conhecer a fundo o consumidor e a manter ele sempre por perto.