Montar uma loja virtual não é um sonho distante para pequenos e médios empresários ao contrário do que muita gente pensa.
Dados do Sebrae deste ano, comprovam que 70% dos empreendedores de e-commerce são considerados pequenos ou médios, fator que comprova que o comércio eletrônico atrai iniciantes que levam em consideração fatores como ponto comercial, vendas de qualquer lugar do mundo, entre outras facilidades do e-commerce, para iniciar seus negócios. Mas, engana-se quem acha que ter um loja virtual é tão simples como parece, já que vários passos devem ser tomados para abrir um negócio de qualidade que continue operando depois do “boom” inicial. Separamos 5 dicas para você que quer empreender na internet:
1. PLANEJAMENTO
O mercado digital está cada dia mais humano, com processos mais gerenciáveis e com processos mais estruturados. Se o projeto da sua loja virtual não for encarado como profissional e não tiver planejamento, as chances de crescimento e sucesso serão bastante escassas.
Imaginar que tudo que envolva negócios digitais sejam feitos no improviso, com soluções baratas e que “tapem buraco” são completamente ilusórias.
Atente-se a entender exatamente quanto custa cada etapa do seu projeto, planeje-se, avalie o tempo de confecção da sua loja virtual e em quanto tempo tudo será executado para então, começar de fato a vender. Após pesquisas a Abradi-SP, defende que metade do sucesso de um e-commerce está ligado à serviços e produtos de ótima qualidade e também saber lidar com adversidades do mercado escolhido para atuação pelo empreendedor. A outra metade está relacionada a manter seu negócio ativo e rentável, levando em consideração um forte planejamento e uma gestão eficiente e levada a sério. Por isso, planeje, se posicione profissionalmente e estude muito seu ramo de atuação para ter ainda mais sucesso nos seus negócios.
2. CONQUISTE SEU CLIENTE
Estamos em pleno século 21 e os clientes não são como eram antes, certo? Seu projeto de e-commerce deve estar preparado para suprir a necessidade de um usuário cada vez mais exigente que tem acesso às informações do produto que deseja adquirir antes de efetuar qualquer compra. A concorrência é grande. Para isso, nada mais justo do que seu e-commerce já começar colocando o consumidor 3.0 no centro dos seus planejamentos, ideias e mercado. Você pode iniciar conquistando o internauta e transformá-lo em um cliente que vai se tornar fiel a sua marca, aos seus produtos e a sua loja. Antes de mais nada, mapeei o que os prospects do seu nicho de mercado esperam de diferenciação do seu e-commerce.
Torne seu negócio acessível, agradável, com boas fotos, descrições de produtos bem especificadas, páginas com navegação intuitiva e promoções arrasadoras.
Aliás, boas fotos impactam fortemente na taxa de conversão de uma loja virtual, é necessário uma atenção pela beleza, layout e identidade da sua marca, pois isso impressionará e gerará confiança ao visitante.
3. ATENÇÃO NA CONTABILIDADE
Atente-se a classificar corretamente a parte fiscal do seu e-commerce, pois diferentes impostos serão recolhidos visando a qualificação dele. Sim, o imposto é obrigatório para lojas virtuais! Além disso, o empreendedor digital deve entender a importância de estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Outro fator importante é lembrar que qualquer empresa que esteja no ambiente virtual é obrigada por lei a emitir a nota fiscal eletrônica aos seus compradores. Alguns dos impostos do comércio digital:
ICMS: Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços;
CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
PIS: Programa de Integração Social;
ISS: Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza;
COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados;
IRPJ: Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas
4. FOCO NO MARKETING
Focar no marketing digital é uma ótima estratégia para sua loja virtual, pois o objetivo é promover seus serviços e produtos para gerar mais conversões de venda. Com um marketing bem feito, o cliente chega facilmente a sua loja e tem muito mais chances de compra, além de retorno se o consumidor fica feliz pela propaganda x resultado de aquisição.
O marketing digital se baseia em três importantes etapas: aquisição, conversão e retenção.
Na AQUISIÇÃO, o cliente é levado a loja por canais de propaganda, gerando um importante tráfego para seu negócio. Para isso, é interessante focar em mídias pagas, SEO (busca orgânica), influência de formadores de formadores de opinião ou assessoria de imprensa e estratégias sociais. Já na CONVERSÃO, é importante realizar o estudo do público alvo, entender o comportamento do consumidor e investimento em aquisição de tráfego, indexação dos termos relevantes para o usuário e inbound marketing (conteúdo especializado). A RETENÇÃO se encarrega de manter o cliente sempre ativo dentro da sua loja virtual, renovando sempre suas compras. Invista em manter seus consumidores antigos e ocupe-se em conseguir novos leads para o negócio com hábitos moldados, sugestão de novas compras e um pós-venda exemplar, além de um canal acessível de sugestões ou reclamações.
5. Como devo montar a logística da minha loja virtual?
Considerada como a parte “física” de um comércio digital, a logística garante que seu cliente receba o pedido em um fluxo perfeito. Alguns passos iniciais são:
Análise de dados cadastrais compatíveis ou não
Análise financeira e aprovação de pagamento
Retirada do pedido do estoque
Embalagem e impressão da nota fiscal
Conferência dos dados de compra com o produto retirado do estoque
Entrega à transportadora
Entrega do pedido ao cliente
Avaliação do pós-venda (impressões do consumidor)
Esteja preparado também para os retornos de produtos com defeito ou troca. No caso de defeito, por exemplo, seu e-commerce deve se preparar para cancelar a nota fiscal emitida na venda e, em alguns casos, o recadastramento do produto no estoque.
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