Qual o momento certo de oferecer cupons de desconto em lojas online?

Qual o momento certo de oferecer cupons de desconto em lojas online?

Recortar cupons de desconto em jornais e folhetos promocionais é um hábito bastante comum nos Estados Unidos. Isso porque os mais econômicos adoram pagar menos colecionando cupons promocionais para utilizar no supermercado, em restaurantes fast food, em perfumarias e até em lojas de vestuário.
E quem não adora, não é mesmo? Por isso, tal sucesso estendeu-se também para o universo online e, independentemente do seu segmento, saiba que você pode — e deve — conceber cupons ou códigos digitais para dar um upgrade em seu e-commerce.
Mas qual o momento certo para viabilizar esse abatimento? Descubra algumas estratégias infalíveis para acertar em cheio seu público-alvo por meio do bônus adequado!

Vantagens dos códigos de desconto

Chega um momento em que a maioria dos comerciantes da web passa a ser confrontado com a decisão de oferecer descontos, questionando quando oferecê-los e quais os benefícios dessa prática. As principais vantagens dos códigos de desconto são:

  • Fácil de implementar;
  • Permite um controle objetivo;
  • Eleva a aquisição de compradores;
  • Aumenta as conversões;
  • Promove a fidelização do cliente.

 

Tipos mais comuns

Ter um negócio online geralmente envolve bastante experimentação para compreender o que funciona melhor. Portanto, analise a eficácia dessa estratégia quanto à visibilidade da sua marca e escolha o modelo ideal:

Percentual

A forma mais popular são os cupons com percentuais de desconto. Eles incluem pequenas percentagens de incentivo, como 5% ou 10%, ou um índice maior com um valor mínimo de compras. É possível liquidar uma mercadoria empacada no estoque e impulsionar suas vendas com 25% de desconto, por exemplo.

Valor

Os cupons em valor de R$30 ou R$50, por exemplo, normalmente são distribuídos como um crédito, fazendo com que as pessoas percebam que perderão dinheiro caso não os utilizem.

Frete grátis

As despesas de envio são frequentemente citadas como uma das maiores razões para abandonar o carrinho de compras. Por isso, oferecer um cupom com frete grátis, a partir de um valor mínimo de compra, também incentiva o cliente a aumentar o pedido.

Quem quer dinheiro?

Você já percebeu que os cupons podem ser uma arma poderosa em seu arsenal de vendas online. No entanto, distribuir códigos de desconto visando apenas a aumentar suas conversões pode ser o mesmo que desperdiçar dinheiro aleatoriamente.
Por isso, essa tática precisa ser oferecida de forma estratégica, em momentos específicos da jornada de consumidor, a fim de convencê-lo a finalizar as compras. Assim, muitos empreendedores digitais estão utilizando os cupons para acompanhar o cliente e construir relacionamentos que vão muito além da simples conversão do usuário.

Quando oferecer cupons de desconto?

Existem vários momentos nos quais um cupom vem a ser decisivo para concluir uma venda. Confira as situações mais propícias para uma abordagem eficaz:

1. Quando o cliente abandona o carrinho

Diante da competitividade do comércio eletrônico — sobretudo no desenvolvimento do marketplace — evitar o abandono de carinho é um desafio que merece atenção na construção de um negócio promissor.
Dessa forma, enviar ofertas via e-mail é uma tática poderosa para trazer essas pessoas de volta, incentivando-as a concluir as compras abandonadas. Exemplo disso é a concessão de 20% de desconto, por exemplo, 24 horas após o abandono, fornecendo ao visitante um lembrete e também um incentivo inadiável para fechar negócio.

2. Quando você precisa medir resultados de campanhas

Os cupons também são formas eficazes para medir suas estratégias de marketing. Basta usar um código diferente para cada campanha (por exemplo: Google e Facebook) para medir exatamente quantas vendas cada uma tem gerado, uma tecnologia fundamental para a otimização do seu comércio.
Mas é preciso considerar o custo de aquisição do cliente e nunca oferecer cupons sem entender a economia do seu negócio. Por isso, antes de oferecer qualquer tipo de desconto, averigue se o desconto cobre este custo em médio ou longo prazo.

3. Quando você pretende aumentar sua divulgação

Ofertas exclusivas para as redes sociais são uma ótima maneira de construir um forte relacionamento com seus seguidores, além de conquistar novos usuários para se inscrever em seus canais, permitindo ampliar seu mercado e, consequentemente, suas vendas.
Dessa forma, você pode oferecer uma recompensa para que os fãs compartilhem sua página —uma roupagem mais dinâmica e atualizada da velha divulgação boca a boca.

4. Quando você deseja conquistar à primeira vista

Usar o cupom para oferecer descontos na primeira compra é indispensável para que os novos visitantes ajam rapidamente em direção á conclusão da compra.

5. Quando você almeja um marketplace bem sucedido

No marketplace, muitas vezes é necessário entrar no jogo de competir com preço. Por isso, os cupons são inteligentes para competir com varejistas de outros sites concorrentes que vendem os mesmos itens. Um extra de 10% de desconto pode fazer o cliente preferir sua loja em vez da concorrência.

6. Quando você quer fidelizar o consumidor

Após o cliente concluir a compra, uma alternativa bastante comum e eficiente é enviar junto à mercadoria um cupom impresso constando um desconto para a próxima compra. Isso mostra que sua loja valoriza aquela aquisição e ainda concede um bônus para a próxima, uma estratégia essencial para desenvolver a lealdade à marca.

7. Quando você objetiva incentivar o cadastro

Como você provavelmente já sabe, construir uma lista de cadastros é extremamente importante para o comércio da web. Ao fornecer uma oferta em troca de um endereço de e-mail, você não só aumenta a chance de uma conversão, mas também ganha a oportunidade de comercializar novos produtos no futuro.

8. Quando você precisa aumentar o volume das vendas

Se sua loja anda vendendo pouco, que tal alavancar a receita? Um cupom baseado no valor total do carrinho é uma tática decisiva para incentivar os clientes a gastar mais, aumentando o tamanho dos pedidos.
Para incorporar essa estratégia, calcule o valor médio das últimas compras e estabeleça um piso mínimo para conceder 20% de desconto ou frete grátis, por exemplo, para compras acima de R$200.

Sazonalidade digital

Além desses objetivos, é importante avaliar outros momentos cruciais para o oferecimento dos cupons de desconto. São eles:

Pré-lançamento

Se você ainda está em fase de pré-lançamento de seu negócio ou de um novo produto ou coleção, utilize ofertas para aumentar o interesse dos compradores.

Férias

Os cupons normalmente emitidos nos períodos de Natal, Ano Novo ou Black Friday são excelentes para aumentar seu faturamento. Mas essas temporadas também podem coincidir com feriados ou férias, períodos de viagem ou diminuição de acessos.
Para evitar essas lacunas, use cupons especiais para esses períodos e promova ofertas limitadas e exclusivas dentro desse prazo.
Agora que você compreendeu a importância de utilizar cupons de desconto nos momentos corretos, conseguirá escolher com maior facilidade a melhor experiência para aumentar a visibilidade do seu negócio, estabelecer a fidelização dos compradores, conquistar mais clientes e ainda aumentar suas vendas!

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