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Unified Commerce possibilita o atendimento integrado para oferecer uma experiência de atendimento completa ao cliente
Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes e autossuficientes. Comprovando isso, a pesquisa Global Consumer Trends 2019, realizada pela Euromonitor Internacional, revela que, para alcançar o sucesso, os varejistas devem estar dispostos e atentos para aproveitar a imensa variedade de alternativas que a tecnologia oferece para atender com qualidade as demandas dos novos clientes.
E, uma dessas alternativas é o Unified Commerce (comércio unificado), que coloca o cliente no centro das decisões durante toda a jornada de compra. A aplicação desse conceito na prática prevê um processo de gerenciamento único da relação com o cliente, sem a duplicidade de dados em diferentes áreas, por exemplo. A ideia é atrair, atender e fidelizar os consumidores nos diversos pontos de contato online e off-line, com atenção e agilidade que o novo cliente deseja.
Neste artigo vamos apresentar as principais vantagens de agregar este sistema ao varejo.
Visão abrangente da empresa
Com o Unified Commerce, a unificação de canais vai além de apenas a comunicação com os consumidores e integra todos os departamentos da empresa. As equipes de venda, as áreas de marketing, comercial, TI, estoque e logística, financeiro, entre outras, se tornam parte de um grande sistema e compartilham todas as informações.
O varejista tem a oportunidade de avaliar seu negócio de maneira ampla, pois enxerga as informações de todos os setores, vê as preferências de seus clientes e pode identificar o que precisa ser aperfeiçoado e quais os caminhos seguir para inovar e garantir cada vez mais a qualidade ao negócio.
Com todos os setores trabalhando juntos e em sintonia, os resultados positivos crescem,diminuem as falhas e perdas e a empresa ganha novas possibilidades de negócios e insights para a criação de novas estratégias e campanhas de vendas mais assertivas.
Redução de gastos e aumento da produtividade
Em sistemas que não possuem integração é necessário softwares diferentes para cada setor ou tarefa, além da necessidade da empresa dispor de funcionários treinados para gerenciá-las. Consequentemente os gastos com a contratação de diversos fornecedores, manutenção e atualizações destes sistemas e despesas com treinamento de colaboradores torna-se maior.
Com o Unified Commerce, os custos são reduzidos, pois o gerenciamento de um sistema único necessita apenas de um treinamento para todos os funcionários, o que facilita também a transferência de colaboradores entre setores, por exemplo.
O varejista, além da redução de gastos, ganha agilidade nos processos. Os colaboradores, além de se comunicarem melhor com os outros setores, dispõem de informações para a tomada decisões e planejamento com mais rapidez, o que reduz o tempo gasto nas atividades, aumenta a produtividade e eleva os lucros de toda a organização.
Atendimento integrado, cliente fidelizado
O cliente será atendido da mesma forma se chamar a loja no whatsApp, no chat do site ou preferir tirar dúvidas através do telefone ou ir até um ponto de venda físico. E porque isto acontece? Com o Unified Commerce o histórico de compra e preferências dos clientes, assim como seus dados pessoais estarão disponíveis no sistema, possibilitando uma comunicação fluída, sem a necessidade que o cliente repita as informações a cada novo contato.
De posse das informações, a equipe de venda pode se manter focada no consumidor e, baseado em contatos anteriores, poderá ofertar opções mais certeiras de produtos e, consequentemente, vender mais. O consumidor, por sua vez, percebe que tem valor para a empresa e é bem atendido no estabelecimento, desta forma ele é fidelizado tornando-se um cliente fiel que retornará para comprar em outras ocasiões, além de transformar-se em um multiplicador da marca atraindo novos clientes.
Corredor Infinito: não perca vendas
Outra grande vantagem do Unified Commerce é que chamamos de corredor infinito (endless aisle). Este conceito que já é bastante conhecido, possibilita ao cliente comprar no e-commerce produtos que não estão disponíveis na loja física e vice-versa. O estoque ilimitado, diminui consideravelmente o número de consumidores que saem do PDV ou do site sem comprar nada.
Este tipo de compra torna-se possível através do Unified Commerce e seu sistema integrado com informações compartilhada entre os setores. O cliente pode ter acesso ao local que a peça escolhida está disponível, e a equipe de venda pode combinar a melhor maneira de finalizar o pedido com a comodidade e facilidade que o cliente tanto espera e sem perder vendas por falta de estoque no momento. A jornada de compra do consumidor será finalizada com sucesso e com um cliente satisfeito.
O Unified Commerce é um sistema que integra departamentos da empresa e unifica todos os pontos de contato com o cliente a fim de e entregar ao consumidor final uma completa e exclusiva experiência de compra e fidelizá-lo, alavancando as vendas e fazendo com que o varejista lucre mais. Além disso, de posse das informações geradas através do comércio unificado, o varejista tem uma visão mais amplas da sua empresa para planejar campanhas e ações e corrigir falhas, melhorando assim o andamento das atividades e consequentemente a produtividade e qualidade do seu negócio. As vantagens de agregar o Unified Commerce ao varejo não se resumem a apenas as que foram citadas neste artigo. Este sistema é a evolução do atendimento aliado a tecnologia e, para se manter frente à concorrência, contar com o sistema é garantia de sucesso.