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Essa movimentação tem um motivo: em um ambiente volátil e incerto, as margens de lucro vêm caindo, e os empresários precisam encontrar alternativas para se manter no mercado. Assim, várias redes pequenas e médias e postos individuais estão optando por trabalhar de forma independente, buscando flexibilidade para gerar competitividade.
Mas ao abrir mão de trabalhar sob a sombra de uma imagem consolidada, negócios de pequeno e médio portes precisam otimizar a administração e, principalmente, investir na criação da sua própria marca. A eficiência é necessária para gerar lucratividade, mas também para liberar recursos para a construção de uma imagem forte e próxima do consumidor.
Isso porque os brasileiros querem pagar menos pelo combustível, mas, para muitos consumidores, a confiança na bandeira do posto define a decisão de compra.
A pesquisa BrandZ, feita anualmente pela Kantar, indica que, no Brasil, 46,7% do processo de escolha do combustível é baseado na marca do produto. O estudo que mede a influência do branding mostra que esse fator está à frente, inclusive, da localização do posto e do preço na bomba.
Eficiência na gestão
Em todos os setores, buscar a eficiência operacional é fundamental. Diminuir perdas e aumentar a lucratividade são segredos para aproveitar oportunidades e estar pronto para situações de risco.
No mercado de combustíveis, não é diferente. Gasolina, etanol, diesel são commodities e, como tal, exigem matemática precisa de precificação. Por isso, é importante estar atento a toda e qualquer possibilidade de melhoria operacional, o que vai permitir praticar preços competitivos e garantir lucro.
Comece mapeando procedimentos e tarefas existentes. Qualquer processo que esteja gerando perdas, por menores que elas sejam, precisa ser identificado e corrigido. Questões como gestão de fornecedores, de estoque e até mesmo treinamento dos frentistas para oferecer produtos adicionais precisam ser avaliadas com atenção para garantir o máximo de vendas com o menor custo e o maior lucro possível.
Os resultados dessa auditoria certamente vão apontar para a necessidade de investimento em tecnologias de gestão, já que a automatização de tarefas garante agilidade, qualidade e economia de recursos. Outra vantagem de um bom sistema de administração para o posto é reunir todas as informações em um único local, permitindo uma visão integral do negócio e facilitando a tomada de decisão.
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Construção de marca
Sem o suporte das marcas facilmente reconhecidas das distribuidoras, é preciso que o posto bandeira branca se destaque da concorrência. E quando falamos isso, não se trata apenas de uma logomarca bem desenhada, mas de todo um posicionamento que o transforme na primeira opção do cliente na hora de abastecer, independentemente da distância a ser percorrida ou do valor na bomba.
Isso é necessário porque nós só estabelecemos relações duradouras com quem confiamos. Resgatando a antropologia, como seres sociais, formamos vínculos com aqueles com quem podemos contar em momentos de dificuldade, criando laços para proteger toda a comunidade. Quando trazemos essa base para o mundo dos negócios, é simples entender porque o consumidor só estabelece essa relação de preferência quando confia na sua empresa, em seus produtos e serviços.
E, para atingir esse objetivo, é preciso criar experiências marcantes, que deixem claro ao cliente que, no seu estabelecimento, ele é especial. É preciso investir no treinamento da equipe, por exemplo. Seu time deve ser capaz de atender o cliente com educação e eficiência, mas também estar pronto para tirar dúvidas sobre os produtos e serviços.
→ 5 dicas para fidelizar o cliente do posto de combustível
Outro ponto importante é ficar atento à infraestrutura do posto e às facilidades que o cliente busca no momento de abastecer. Uma boa loja de conveniência, caixa bancário, farmácias e até padarias podem atrair consumidores ávidos por ganhar tempo no dia a dia tão corrido.
A tecnologia também é um diferencial aqui. Com as plataformas certas, é possível ampliar o escopo de meios de pagamento – melhorando taxas e oferecendo mais opções ao cliente -, criar campanhas e ações de fidelização e posicionamento, oferecer serviços diferenciados.
Assim, sempre atento aos detalhes, o posto desembandeirado pode construir uma clientela fiel e, melhor ainda, motivada a divulgar seu estabelecimento para outros consumidores em potencial.
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