embandeirado ou bandeira branca? Como alcançar bons resultados, independente do modelo?
O primeiro passo é conhecer as vantagens e desvantagens em fazer parte de um ou de outro modelo de negócio.
Veja, a seguir, quais são elas e saiba como usá-las a seu favor.
Postos embandeirados
Vantagens de trabalhar sob a marca de uma distribuidora de combustível
Ter um posto embandeirado significa ter contrato exclusivo com uma distribuidora e isso pode gerar vantagens e desvantagens para o negócio. As vantagens são:
Apoio operacional inicial O posto embandeirado, além do contrato exclusivo de compra e venda de combustível com a distribuidora, recebe todo apoio operacional da parceira para equipar a estrutura externa do posto, incluindo a instalação da cobertura e da compra de equipamentos operacionais. Com isso, o empresário pode diluir os custos da implantação das bombas, tanques, placas luminosas e outros equipamentos ligados à atividade.
Confiança na qualidade do produto Outra vantagem é contar com a confiança do consumidor na qualidade do produto oferecido e, com isso, ter melhores resultados em vendas. Ao longo do tempo, marcas tradicionais fizeram pesados investimentos em marketing, o que garante sua permanência na mente dos consumidores, que, muitas vezes, escolhem abastecer no posto de uma distribuidora reconhecida – independente da sua localização ou do preço cobrado.
Marketing estruturado Estar vinculado a uma distribuidora significa contar com uma estratégia de marketing estruturada. Ou seja, com um conjunto de iniciativas pré-elaborados, que já estão prontas para alavancar as vendas ao consumidor final. Programas de fidelidade, promoções, programas de incentivo, ações de publicidade, eventos de relacionamento com o público de interesse e programas de treinamento fazem parte desse processo, que pode gerar uma série de oportunidades para o posto. Além das vantagens comerciais, essa base permite que o responsável pelo posto embandeirado foque seus esforços na gestão do negócio.
E as desvantagens:
Falta de autonomia para definições estratégicas A primeira desvantagem é que os contratos de exclusividade, muitas vezes, podem ser um fator limitador para definições estratégicas. Ou seja, além da compra combustível ser exclusiva, é preciso cumprir com outras cláusulas contratuais que impactam até mesmo naquelas escolhas simples, como definir o fornecedor de refrigerante da loja de conveniência ou até mesmo a compra dos equipamentos que vão compor o seu posto.
Falta de flexibilidade para negociação de compra O posto embandeirado tem obrigação adquirir quantidades mínimas de combustível junto à distribuidora parceira por um preço decidido de forma unilateral por essa última. Assim, independente do desempenho do posto, ele precisa manter o volume de compras, sem possibilidade de negociação de valores ou forma de pagamento além do previsto no contrato.
Vantagens e desvantagens de ser bandeira branca
Já os postos de bandeira branca, ou seja, aqueles que não estão vinculados a nenhuma distribuidora específica, contam com as seguintes vantagens:
Autonomia para definição de fornecedores Os postos sem bandeira têm mais autonomia para definir os seus fornecedores. Desde a compra do combustível até o abastecimento da loja de conveniência ou da lava jato, é possível procurar diferentes parceiros e produtos no mercado, que sejam bons para o negócio – buscando fornecedores qualificados mais próximos a sua região, por exemplo. Isso permite não só melhores negociações de preços, mas também mais vantagens em prazos de entrega e na margem de lucro sobre cada produto, o que pode aumentar a lucratividade do posto como um todo.
Liberdade para definir ações de marketing Outra vantagem é a possibilidade de criar as suas próprias estratégias de marketing com a liberdade de construir ações promocionais e ofertas totalmente alinhadas com as expectativas do público local e direcionadas para atender às suas necessidades específicas. Ou seja, dependendo da localização e da região, é possível oferecer diferentes vantagens para os clientes, sem qualquer limitação para as ações de publicidade e venda.
Possibilidade de construir uma marca própria Construir uma marca forte é importante em qualquer segmento e uma das vantagens de um posto sem bandeira é essa: a possibilidade de construir o seu próprio nome no mercado e gerar ganhos competitivos independente dos movimentos de uma outra empresa. Isso é importante quando vemos dados como o do relatório Intangible Asset Market Value Study (IAMVS), que mostra que, atualmente, o valor das companhias é composto por apenas 17% de ativos tangíveis como produtos e patrimônio, enquanto os intangíveis, como a marca, processos de qualidade e relacionamentos com clientes representam 84% de um negócio. Assim, no caso dos postos bandeira branca, a construção da marca gera valor para o próprio empresário e não para a distribuidora.
E as desvantagens são:
Menor poder de barganha nas negociações Mesmo com a flexibilidade de escolher os fornecedores, o posto de bandeira branca pode acabar perdendo poder de negociação com as distribuidoras por comprar combustível em menores quantidades.
Desconfiança Para os consumidores brasileiros a associação da “falta de uma marca” com “má qualidade do produto vendido” ainda é comum. E o medo de estar comprando combustível adulterado não é em vão: só entre janeiro e abril de 2019, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) flagrou, só no Estado de São Paulo, um total de 2.595 postos – com e sem bandeira – comercializando combustível adulterado.
Porém, essa situação pode ser revertida quando o posto procura construir o seu nome no mercado, investindo na marca e em marketing, fortalecendo o negócio e mostrando ao consumidor que ali ele vai encontrar o melhor combustível e serviço.
Como dá para perceber, independente do modelo de atuação do posto, existem vantagens e desvantagens que farão parte da sua rotina. O que não pode acontecer é parar diante delas. É preciso encarar os desafios do setor, contornar as dificuldades usando as ferramentas certas para isso e buscar sempre o sucesso com organização e seriedade.
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