Meios de pagamentos
O protagonismo e a complexidade do delivery online
Mercado de entregas em domicílio já é tradicional, mas deixou de ser coadjuvante para tornar-se protagonista e vem se transformando
Oferecer uma experiência diferenciada ao cliente foi tema do evento Programa Branding Digital para Moda: Insights e Soluções sobre e-commerce no varejo
Que as marcas precisam adaptar-se ao mundo online todos já sabem. Mas não bastam apenas algumas atualizações para entrar no cenário digital. É necessário que as empresas incorporem a filosofia tecnológica na cultura e no cerne da instituição. Assim, o consumidor se torna o personagem principal na hora de pensar as estratégias e na hora da compra. O branding digital anda de mãos dadas com o contexto cultural em que o produto está inserido e possui mercado.
Esse foi o tema debatido no Programa Branding Digital para Moda: Insights e Soluções, que ocorreu no Casa Firjan. No evento, foram discutidas estratégias e tendências para o setor varejista, em especial os setores de Moda e Beleza, que apresentam um crescimento acelerado no cenário online.
No evento, a Linx marcou presença com a palestra do gerente comercial, Douglas Lemos, sobre personalização das ofertas do e-commerce e como o engajamento com os clientes ajuda as vendas. Além de Lemos, outros representantes do setor varejista dialogaram com a plateia, composta por profissionais do marketing de moda e do varejo.
Consumidor é único
Na era digital, a venda online torna-se não mais ponto diferencial, mas sim essencial dos planejamentos das organizações. Só em 2017, o faturamento e-commerce no Brasil alcançou R$ 47,7 bilhões, um aumento de 7,5% em relação a 2016.
Mas a transformação digital não é apenas “abrir um e-commerce”. É preciso estar atento as possibilidades de levantamento e estudo de dados.
O tempo de tentar adivinhar as preferências do consumidor acabou. Agora, as empresas devem se moldar de acordo com os gostos de quem consome. Por isso, novos meios de tratar o cliente e pensar os planos de negócio estão surgindo. Nessa perspectiva, a experiência de compra do usuário deve ser única.
A aposta (e maior desafio atual) do mercado digital é antecipar as necessidades de cada cliente. O objetivo das marcas é oferecer o que as pessoas querem no momento em que elas precisam. Para isso, algumas ferramentas podem ser levadas em conta para guiar uma melhor relação marca/cliente:
1. Descoberta
Identificar o perfil do cliente a ser atingido é o primeiro passo para uma campanha de sucesso. A persona é quem vai basear todo o seu plano de negócio e vai direcionar sua estratégia para o meio digital que mais se encaixa com o público alvo. Para mais, é o que vai definir a linguagem que deve ser usada nos meios de captação.
2. Personalização
Identificando o cliente, você pode personalizar seu método de venda. Com a personalização, os varejistas podem criar canais digitais tão próximos dos clientes quanto uma loja física. Esse plano é essencial, visto que agora o produto é quem deve ir de encontro ao consumir, e não ao contrário.
3. Experiência de compra
A compra é o objetivo a ser alcançado. Mas para isso, é necessário envolver o cliente de forma que ele se sinta à vontade. Enquanto o consumidor procura pelo produto, é possível oferecer outras alternativas de mercadorias relacionadas ao item de compra.
Segundo estudos do Nielsen Norman Group, 80% do tempo de navegação é gasto em informações exibidas antes do primeiro scroll, seja por anúncios ou por layout de carrossel. Isso cativa o usuário a voltar ao site para futuras compras, ou seja, uma espécie de fidelização.
Depois de cativar o público, a marca precisa manter uma comunicação transparente. Isso vai fazer com que o varejista consiga mostrar seus ideais e valores para o cliente, facilitando o relacionamento.
Nesse mesmo quesito, dar voz ao usuário é relevante. É preciso deixar abertos os comentários, mesmo que os feedbacks sejam negativos. Além de reforçar a busca pela transparência, as interações são um indicativo poderoso de sucesso ou problemas para a marca.
Por essa razão, a ideia é manter o consumidor em um ambiente que mescle entre experiência de compra on e offline. Os dois tipos de varejo devem conversar em harmonia para o negócio alcançar bons resultados.