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Uma pop-up store pode ser definida como uma loja que fica por um período determinado em um local físico, focando as vendas em produtos sazonais, relacionados a uma data específica, como é o caso do Natal.
As principais características de uma pop-up store são:
Segundo um relatório da PopUp Republic, 61% dos consumidores apontam os produtos sazonais como o motivo principal para comprar em lojas pop-up nesse período do ano. Neste sentido, a possibilidade de abrir uma loja temporária se torna bastante interessante para as lojas virtuais. Pensando nessa chance de alavancar o seu negócio, reunimos alguns motivos para que você aposte em uma pop-up store neste Natal. Confira:
Para quem tem um e-commerce, as lojas físicas se tornam uma ótima saída para trazer uma imagem mais humana à sua marca, contribuindo para o engajamento dos clientes que, de certa forma, resistem às compras online. Muitos são os consumidores que ainda fazem questão de ver e tocar nos produtos antes de comprá-los. Portanto, uma loja física temporária cria essa oportunidade de experimentação.
Em 2017, a marca de salgadinhos Doritos inaugurou a pop-up store Mystery Shop, em São Paulo (SP), no espaço multicultural Canal 011. O local fez parte da estratégia de lançamento do Doritos Mystery, que chegou ao mercado em clima de mistério, sem ter seus sabores revelados. Ao visitar a loja, que ficou aberta por 22 dias, os consumidores tiveram acesso a produtos exclusivos, como a curiosa Doritos Mystery Box, uma caixa repleta de itens surpresa.
Quem deixa para fazer as compras de Natal na última hora fica mais propenso a procurar presentes em lojas físicas, em espaços tradicionais, como shoppings. Afinal, poder levar o produto no momento da compra é uma preferência entre os consumidores: um levantamento da empresa de tecnologia Bell and Howell apontou que 88% dos norte-americanos praticam a estratégia omnichannel chamada click&collect, em que você compra o produto online e retira na loja, em função da agilidade proporcionada pela modalidade.
Neste sentido, abrir uma pop-up store acaba sendo uma oportunidade para os lojistas que têm e-commerce conhecerem pessoalmente os seus clientes, perceberem os seus hábitos de compra de perto e, assim, trabalharem para cultivar uma relação mais próxima com eles. Como consequência, esse contato pode se traduzir em clientes fidelizados para além das compras de final de ano.
Como falamos, em época de Natal, o comércio fica naturalmente mais movimentado. E em uma pop-up store, o seu negócio virtual estará exposto a uma diversidade de clientes em um período propício a compras, quando a maioria dos consumidores estão dispostos a comprar produtos que eles não comprariam em outro momento. Isso é uma grande vantagem não só para divulgar a sua marca, mas também para receber o feedback direto dos clientes sobre a sua loja, o seu atendimento e os seus produtos.
A natureza temporária desse tipo de loja cria um senso de urgência entre os consumidores. As pessoas acabam atribuindo mais valor ao produto quando correm o risco de não poder tê-lo mais tarde. E quando se trata de Natal, lembre-se que as festas de fim de ano por si só já aumentam esse senso de urgência, uma vez que os clientes estão cientes do caráter exclusivo dos produtos sazonais.
Portanto, para garantir que o clima de “compre antes que acabe” contribua para alavancar as suas vendas, uma opção é divulgar a data de encerramento da loja pop-up. Outra possibilidade é determinar o prazo de duração da sua loja temporária de acordo com a disponibilidade do estoque.
As lojas temporárias ajudam a renovar o seu estoque. Se você precisa aumentar as vendas de produtos festivos antes que o ano termine, abrir uma pop-up store é uma solução. Experimente lançar ofertas exclusivas, com promoções do tipo “pague um, leve dois”, e montar kits para incentivar as compras feitas no impulso, características desta época do ano.
Gostou das nossas dicas para aumentar o faturamento do seu e-commerce em época de Natal? Se você ficou interessado em alavancar as suas vendas, entre em contato com a Linx Commerce, pois nós temos as melhores soluções para contribuir para o sucesso da sua loja virtual.