Transformação Digital
Vamos desligar o varejo?
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Decidir ampliar os negócios é um grande desafio para qualquer empreendedor.
E, para quem tem uma loja física o medo de que algo dê errado é ainda maior, pois arriscar as primeiras vendas pela internet requer um estudo intenso de mercado, além de um investimento que consiga manter de forma saudável seu negócio.
Mas, o e-commerce cresce cada dia mais no Brasil e em todo mundo, o que de fato é uma boa notícia para o empreendedor de loja física, que ainda tem receio de investir nesse tipo de mercado.
Confira os motivos pelos quais sua loja física deve também estar no mercado digital:
É fato que nos dias de hoje todo mundo, ou grande parte dele, está conectado tecnologicamente.
Em meio a tantas pessoas, uma loja virtual com um bom SEO, patrocínios em ferramentas como Facebook e Google, é o necessário para atingir o público que seu negócio almeja em qualquer lugar, hora ou país.
Em pesquisa realizada pela Accenture, 88% dos consumidores norte-americanos realizam pesquisas online sobre seus produtos para decidir se irão finalizar a compra em uma loja física ou virtual.
Desta forma, uma ótima estratégia para que as suas vendas físicas possam vir a somar ainda mais com a digital, é preparar um catálogo completo dos produtos que sua loja já trabalha, pois essa pode ser a segurança que os clientes receosos podem encontrar ao comprar ao acaso na internet.
Os empreendedores dos conjuntos lojas físicas e virtuais podem ainda realizar promoções simultâneas e fazer propaganda levando do e-commerce para o endereço físico e vice-versa, uma imensa vantagem quando se é possível atender os dois tipos de públicos.
A loja física de pequeno e médio porte têm um alcance programado para atingir um bairro ou uma cidade, mas em uma loja virtual a tecnologia permite a todos os clientes que tem uma afinidade com sua marca e produtos poderem realizar suas compras com maior comodidade, no sofá de casa, no trabalho ou qualquer no mundo.
Se como empreendedor seu desejo é tornar sua marca a nível nacional ou até global, ampliar seus negócios para uma loja virtual pode ser uma ótima alternativa.
Imagine que você mora em uma nova cidade e em sua antiga residência era possível achar um produto que nessa atual não é vendido em canto algum.
Nesse caso, fica muito mais fácil comprar o item regional online, por exemplo.
Como a regra também é a mesma para produtos antigos, raros e difíceis de encontrar que, podem apresentar um número muito maior de colecionadores e vendedores com disponibilidade de modelos que a loja física muitas vezes não torna possível.
Agora, coloque-se no lugar do seu cliente, as facilidades do mundo virtual ou um deslocamento até o endereço físico sem ter certeza que será possível encontrar o item desejado?
Com uma loja física é possível que sua marca esteja presente nas mídias digitais, com um atendimento personalizado por e-mail e com o tradicional por telefone.
Mas, o e-commerce permite ir muito além.
É possível, por exemplo, atender seus clientes por FAQ, atendimento online robótico, e-mail, telefone, redes sociais e outros com uma exposição imensa de compartilhamentos de bons atendimentos ao cliente formando uma propaganda “gratuita”.
Outro fator que colabora para o empreendedor físico começar a vender online é a flexibilidades de horários.
A loja física é limitada a dias e horários específicos para abrir e fechar, na loja virtual é possível estar conectado 24 horas por dia, 365 dias por ano com seu consumidor dependendo da configuração de atendimento escolhida.
Você já empreende com negócios digitais, portanto já entende toda a temática das vendas.
Ao seu lado já existe todo o background necessário para vender online, até na frente que empreendedores novatos que recém abriram seus negócios.
Então, por que não tentar?
Seus anos de experiência no mercado físico contarão e muito a favor do seu início com o mundo do e-commerce.
O fato que além de experiência, o estoque é muito importante e, pressupondo que você já empreende no mercado físico, seu estoque próprio já está pronto.
Além disso, você já tem clientes que admiram sua marca, adquirem seus produtos e que podem ser estimulados a comprar online por meio de descontos, propagandas e promoções.
Afinal, se sua loja física te dá ótimos frutos e seu desejo é ampliar e inovar nos seus negócios, o mercado digital pode ser uma ótima alternativa.