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Mas, como em qualquer negócio, para investir no comércio virtual, o primeiro passo é planejar, definindo objetivos e metas, modelo de negócio etc. A partir das definições estratégicas, chega o momento de escolher a melhor plataforma de gestão.
O cuidado na definição da ferramenta garante que o investimento inicial seja sustentável, já que os custos de manutenção e gestão de uma loja online serão responsáveis por boa parte do seu orçamento mensal e variam de acordo com as necessidades do seu projeto.
E para que você seja certeiro na hora de implementar seu negócio virtual, reunimos algumas dicas úteis para ajudá-lo a definir a escolha da sua plataforma de e-commerce. Confira:
Identidade de marca: sua loja precisa ser personalizada
A identidade visual é fundamental para a estratégia de marca de qualquer empresa. Elementos como logo, cores, fontes, discurso e linguagem precisam estar alinhados para expressar a essência do negócio, tornando-o reconhecível (e, logo, próximo) para o seu público.
Por isso, é tão importante contar com uma plataforma que possibilite a personalização da sua página. É preciso deixar a sua loja virtual com a cara da sua marca, indo ao encontro da credibilidade que você quer passar para o seu público.
É claro que uma página bonita, moderna e fácil de navegar contribui para atrair a audiência e aumentar as taxas de conversão em vendas. Mas não é só isso. Ao apresentar um e-commerce que está de acordo com o visual da sua empresa, você está aumentando as chances de construir uma relação sólida com os clientes, trabalhando, principalmente, com a confiança que eles têm na sua marca.
Integração de processos
Quanto mais sucesso a sua loja virtual tiver, maior será a demanda de pedidos. E você precisa estar preparado para receber todas essas encomendas da maneira mais organizada possível.
Por isso, é essencial que a sua plataforma tenha integração com outras soluções, como CRM, ERP e mobile. O ERP, por exemplo, é um sistema capaz de integrar todos os processos de uma compra. Ou seja, com ele, é possível gerenciar pedidos, organizar estoques, emitir notas fiscais eletrônicas, entre outros recursos.
Dessa forma, concentrar as informações do seu negócio em um só lugar, bem como agilizar o atendimento aos clientes – deixando-os bem mais satisfeitos, diga-se de passagem –, tornaram-se tarefas bem mais fáceis.
Suporte 24/7
Um dos benefícios mais importantes que o fornecedor da sua plataforma de e-commerce deve oferecer é o suporte a qualquer hora, por qualquer canal. Imagine que a sua e-loja apresentou um problema no sábado pela manhã. Se o seu fornecedor disponibilizar o suporte apenas em horário comercial, você terá que esperar até segunda-feira pela manhã para normalizar o seu sistema, o que pode representar uma grande perda de clientes e faturamento.
Portanto, na hora de implementar a sua loja virtual, procure fornecedores com equipes qualificadas, que realmente entendam do assunto e estejam dispostas a ajudá-lo assim que precisar. Não se esqueça que, nesse cenário, você é o cliente e também merece um atendimento rápido e eficiente, seja por telefone, e-mail, entre outros.
Pagamento facilitado
Hoje, uma loja virtual é capaz de oferecer diversas opções de pagamento, como cartão de crédito, débito ou boleto. Essa é uma facilidade que faz muita diferença na hora de o consumidor decidir pela compra. Por isso, estar preparado para atender às necessidades do seu público nesse quesito faz toda a diferença.
Nesse sentido, é importante investir em uma plataforma que oferece essa variedade de opções. A partir da implantação de ferramentas que permitem fazer transações diretamente com bancos e operadoras de cartão de crédito, você pode deixar o seu cliente mais à vontade para decidir como pagar a compra.
Omnichannel
E por falar em deixar o cliente decidir como pagar, você também deve deixar que ele defina por qual canal quer comprar e receber a mercadoria. Por isso, o seu e-commerce deve ser omnichannel.
Invista em uma solução que facilite o gerenciamento de pedidos em múltiplos canais durante todo o processo de compra, desde o pedido do produto, passando pelo pagamento até chegar à entrega da encomenda. Ou seja, o sistema deve trabalhar de uma forma totalmente integrada, em que os pedidos fechados no e-commerce podem ser pagos e entregues em diferentes pontos de contato, como na loja física, por exemplo.
É uma solução bastante interessante para franquias (comuns no segmento de moda), pois permite tornar cada loja física um estoque do e-commerce. Isso sem falar na flexibilidade proporcionada ao consumidor final: essa capilaridade de transformar cada loja em um estoque, e poder gerenciar isso em uma única plataforma, melhora não só o trabalho do lojista, mas, principalmente, a experiência do cliente, que pode ter acesso ao produto na loja física, comprar online, fazer a retirada onde quiser ou, ainda, receber em casa um produto enviado pela loja física mais próxima do seu endereço, diminuindo custo e prazo de entrega.
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