Varejo
O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
Por isso, passada a ressaca da Black Friday, é hora de revisitar o estoque e organizar o seu negócio para receber novamente um volume alto de consumidores nas lojas físicas e virtuais. É importante deixar tudo pronto, chamar atenção das pessoas e melhorar os seus resultados em vendas.
Confira as nossas dicas:
Prepare a sua vitrine
Os shoppings, galerias e mercados já estão com decoração de Natal e a sua loja também pode entrar no clima para atrair o consumidor. Use a decoração natalina na vitrine, que é a porta de entrada do cliente, seja na sua loja física ou site, usando cores e detalhes que remetem à data. Isso funciona muito bem para despertar a decisão de compra das pessoas, que já estão à procura de presentes.
De acordo com a mesma pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, o volume de compras no Natal será próximo à soma do movimentado em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças deste ano.
Portanto, não deixe de preparar a sua vitrine, colocar os produtos best sellers em destaque e fazer com que o consumidor se transforme em cliente. No caso do e-commerce, torne o site uma loja única para cada consumidor com as vitrines personalizadas. Nelas, aparecerão aqueles produtos que realmente se encaixam no perfil de compra e comportamento do cliente, o que aumenta as chances de conversão em vendas.
Organize o estoque e a logística de entrega
Outro ponto fundamental é revisitar os números do estoque pós Black Friday e repor todos aqueles produtos chave em vendas no Natal. Mesmo que o comportamento de consumo por estado brasileiro sofra variações, existem alguns pontos similares. Por exemplo, nos últimos anos as roupas tem sido o principal presente escolhido pelos consumidores e a ideia é que nenhum produto importante falte na sua loja.
Faz parte do processo, portanto, ter todos os itens de sucesso disponíveis em estoque e na quantidade adequada para não comprometer o fluxo de caixa. Para isso, revise os relatórios de estoque e financeiros, e não esqueça de alinhar os pedidos às campanhas promocionais planejadas para a data. Também é importante estar atento a estratégia de transformar os estabelecimentos físicos em centros de distribuição e organizar o estoque em loja tanto para as compras físicas quanto para as feitas online.
Revisite também o histórico de compra do ano anterior e procure avaliar o comportamento de pesquisa das pessoas antes das compras. Isso faz com que você antecipe os pedidos com um número de mercadorias mais acertado e conheça melhor o comportamento do consumidor, o que pode levar a conversão em vendas no Natal.
Logo em seguida, contate seus fornecedores e parceiros logísticos para não comprometer demandas e entregas devido ao aumento no fluxo de cargas das transportadoras. E lembre-se: ao administrar bem os seus produtos você pode eliminar grandes custos não previstos no orçamento.
Faça treinamentos com os lojistas
Para um bom atendimento, a equipe precisa estar bem alinhada, conhecendo em detalhes as promoções da loja, as possibilidades de pagamento, as opções de retirada em loja e disponibilidades de estoque. Com essas informações na ponta da língua, é possível ser mais ágil no momento da venda e conquistar o consumidor. Por isso, os treinamentos e as tecnologias que você usa são muito importantes.
Próximo à data procure reunir a equipe de frente de caixa e prepare os profissionais para o aumento no fluxo de pessoas dentro da loja. Uma orientação válida é pedir que tenham atenção dobrada para não perder nenhum cliente ou deixar que ele saia de mãos vazias por não ter sido bem atendido. Na correria que o Natal provoca nas lojas isso pode acontecer, mas você pode eliminar essas questões com soluções mobile, que ajudam o lojista a conferir o estoque no PDV e agilizar o atendimento, assim como ter uma equipe bem preparada.
Foque na recuperação de consumidores
Outro ponto importante é usar a estratégia de reengajamento para recuperar aqueles consumidores que já compraram da sua loja e lembrar aqueles que não finalizaram um carrinho de compra na Black Friday, por exemplo. O Natal é uma boa oportunidade para chamar atenção dessas pessoas sem ser invasivo, afinal, elas, naturalmente, estão dispostas a comprar.
De acordo com o último relatório anual do E-commerce Radar, estudo que analisa o comportamento dos consumidores no comércio eletrônico, a média de abandono de carrinho no e-commerce é de 82%.
Para evitar que esses números apareçam no Natal, use anúncios e personalize sua exibição para as pessoas certas, com os produtos mais adequados por perfil de compra. Enviar e-mails marketing também pode funcionar muito bem nesta hora. Nele, inclua produtos adicionais a última compra feita pelo consumidor e ofereça novos itens que casam com os seus interesses de busca. Existem tecnologias prontas para ajudá-lo nesse processo.
Além disso, não esqueça que, em loja, é possível contar com soluções mobile para conferir o histórico de compra do cliente em tempo real, o que facilita o atendimento e torna a oferta de itens muito mais precisa.
Impressione com promoções e experiências
Uma das formas de atrair os consumidores para a compra é oferecer descontos, promoções e experiências marcantes durante o período do Natal. Semanas antes você já pode celebrar a data e antecipadamente prender a atenção do cliente com sorteios nas mídias sociais, por exemplo.
Outra possibilidade é criar campanhas promocionais especiais para aqueles clientes que mais interagem com a marca nas mídias, procurando aproximar a empresa e do público-alvo. Os filtros do Instagram também são uma boa opção para gerar engajamento atualmente.
Além disso, é possível atrair mais pessoas para o app da sua loja com promoções exclusivas neste canal. Bem como oferecer experiências imersivas a partir do uso de tecnologias como Realidade Aumentada com a proposta é engajar os consumidores em loja.
Tenha uma estratégia pós-venda
É importante lembrar que o fechamento da compra não deve marcar o fim do relacionamento com o cliente, mas sim a entrada em uma nova fase. Aquele consumidor que foi à uma loja no Natal ou se tornou um usuário do aplicativo da marca durante o período pode vir a ser um cliente fiel, basta alimentar esse relacionamento.
Portanto, após o período do Natal, use ações de marketing, como o envio de anúncios direcionados ao perfil de cada um. O objetivo é engajar o consumidor e mostrar a ele que pode encontrar outros produtos interessantes ali. Da mesma forma, é possível enviar SMS com código de desconto, trazendo novamente o consumidor para o seu site e loja física, aumentando as chances de conversão em vendas.
Outra estratégia que fideliza o cliente e faz com que sua marca permaneça na mente do consumidor por mais tempo, é usar o e-mail marketing para manter contato. Depois da compra, pergunte se o produto está funcionando bem, se o atendimento prestado foi suficiente, afinal, essas atitudes oferecem segurança para o consumidor e estimulam ele a retornar a loja.
E não esqueça: muitos presentes podem ser trocados no período pós Natal e é importante que loja e equipe estejam preparadas. O pessoal precisa estar pronto para receber os consumidores e ter as soluções para situações de troca e devolução. Além disso, é importante garantir a disponibilidade de estoque, procurando resolver o problema do cliente com o mínimo de transtorno.
Gostou das nossas dicas? Então não deixe de conferir as soluções da Linx para o varejo e saiba como melhorar a gestão e o atendimento do seu negócio, potencializando as suas vendas no Natal.