Varejo de moda: como minimizar o efeito da crise na sua loja

Varejo de moda: como minimizar o efeito da crise na sua loja

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o varejo de vestuário deve recuar 4,8% esse ano – o que representa em média 6,15 bilhões de peças a menos. Embora o número seja negativo, aos poucos o segmento vem dando sinais de retomada, já que, em 2015, o setor encolheu 8%.

Grande parte desse resultado é decorrente dos impactos da crise econômica, que elevou o índice de desemprego e, consequentemente, aumentou a taxa de inadimplência.

Mas é hora de reagir. Ficar esperando a maré ruim passar não é uma boa solução. Afinal, é possível sim dar a volta por cima e buscar maneiras inovadoras e diferenciadas de voltar a faturar.

Controle de ponta a ponta

O primeiro passo para fazer isso é ter mais controle sobre o que acontece no seu negócio. Quando falamos do segmento de moda, muitos gestores de redes e franquias ainda se preocupam apenas com o processo de sell-in, ou seja, quando a venda é feita para o canal indireto.

Entretanto, gerenciar as informações de ponta a ponta e, de preferência, em tempo real, é fundamental para otimizar a gestão e obter melhores resultados operacionais.

Saber, por exemplo, quais são as preferências do consumidor, qual seu comportamento de compra, se ele prefere pesquisar o item no ambiente digital e comprar na loja física, ou então, se compra no e-commerce, mas prefere retirar a mercadoria presencialmente, ou ainda ter a oportunidade de descobrir os itens que têm mais saída em cada unidade são dados riquíssimos para gerar insights importantes para o negócio.

Como a tecnologia pode ajudar

Recentemente, a Linx lançou o app Linx Analytics, voltado para o segmento de moda e acessórios, que permite aos varejistas gerenciarem suas lojas, redes ou franquias por meio de smartphones ou tablets – software de varejo essencial para apoiar o aumento das vendas.

Com esse sistema para varejo é possível acompanhar, em tempo real, as vendas, performance de produtos (melhor margem, mais vendidos, produtos mais trocados), desempenho dos vendedores, entre outros indicadores. Totalmente na nuvem, o aplicativo agiliza a gestão e monitoramento do negócio que pode ser realizado de qualquer lugar. O app está disponível para rodar nos sistemas operacionais IOS e Android, além de computadores via browser.

O grande diferencial do software para varejo da Linx é a colaboração entre a operação e a estratégia. É possível compartilhar informações em tempo real com outras lojas, repassando dicas e boas práticas para melhorar resultados. A solução oferece recursos semelhantes aos de uma rede social, que facilitam a comunicação e promovem o crescimento. Gestores podem identificar problemas e insights muito rapidamente, reduzindo danos e potencializando as vendas.

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