Transformação Digital
Vamos desligar o varejo?
Quer saber como a Linx pode ajudar o seu negócio? Clique aqui.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o varejo de vestuário deve recuar 4,8% esse ano – o que representa em média 6,15 bilhões de peças a menos. Embora o número seja negativo, aos poucos o segmento vem dando sinais de retomada, já que, em 2015, o setor encolheu 8%.
Grande parte desse resultado é decorrente dos impactos da crise econômica, que elevou o índice de desemprego e, consequentemente, aumentou a taxa de inadimplência.
Mas é hora de reagir. Ficar esperando a maré ruim passar não é uma boa solução. Afinal, é possível sim dar a volta por cima e buscar maneiras inovadoras e diferenciadas de voltar a faturar.
Controle de ponta a ponta
O primeiro passo para fazer isso é ter mais controle sobre o que acontece no seu negócio. Quando falamos do segmento de moda, muitos gestores de redes e franquias ainda se preocupam apenas com o processo de sell-in, ou seja, quando a venda é feita para o canal indireto.
Entretanto, gerenciar as informações de ponta a ponta e, de preferência, em tempo real, é fundamental para otimizar a gestão e obter melhores resultados operacionais.
Saber, por exemplo, quais são as preferências do consumidor, qual seu comportamento de compra, se ele prefere pesquisar o item no ambiente digital e comprar na loja física, ou então, se compra no e-commerce, mas prefere retirar a mercadoria presencialmente, ou ainda ter a oportunidade de descobrir os itens que têm mais saída em cada unidade são dados riquíssimos para gerar insights importantes para o negócio.
Como a tecnologia pode ajudar
Recentemente, a Linx lançou o app Linx Analytics, voltado para o segmento de moda e acessórios, que permite aos varejistas gerenciarem suas lojas, redes ou franquias por meio de smartphones ou tablets – software de varejo essencial para apoiar o aumento das vendas.
Com esse sistema para varejo é possível acompanhar, em tempo real, as vendas, performance de produtos (melhor margem, mais vendidos, produtos mais trocados), desempenho dos vendedores, entre outros indicadores. Totalmente na nuvem, o aplicativo agiliza a gestão e monitoramento do negócio que pode ser realizado de qualquer lugar. O app está disponível para rodar nos sistemas operacionais IOS e Android, além de computadores via browser.
O grande diferencial do software para varejo da Linx é a colaboração entre a operação e a estratégia. É possível compartilhar informações em tempo real com outras lojas, repassando dicas e boas práticas para melhorar resultados. A solução oferece recursos semelhantes aos de uma rede social, que facilitam a comunicação e promovem o crescimento. Gestores podem identificar problemas e insights muito rapidamente, reduzindo danos e potencializando as vendas.
Clique aqui e obtenha mais informações sobre as nossas soluções para o segmento de moda. Estamos à disposição para ajudá-lo a aumentar suas vendas.