E-commerce
Gestão da cozinha: tecnologia reduz desperdícios e aumenta a lucratividade
Saiba como melhorar os processos e operações do seu restaurante usando as ferramentas certas para isso Um dos principais ingredientes
Conheça as soluções tecnológicas para concessionárias e prepare sua loja para receber o consumidor Millennial.
Millennials e o varejo de moda
Seguem mais tendências, customizam mais e são menos conservadores em relação às marcas.
Segundo a pesquisa “Millennials as New Parents: The Rise of a New American Pragmatism” feita pela agência Barkley, os Millennials estão mais focados em manter-se nas últimas tendências de moda do que a população de gerações anteriores. Eles também possuem uma imagem mais consciente em relação às marcas e são menos conservadores.
A busca por ser único e diferente é um grande atrativo para estes consumidores e as propostas de marcas que possibilitam customizações prestam um serviço de autenticidade que essa geração tanto busca.
A pesquisa reforça também uma outra expectativa dessa geração: se você está expondo no varejo, os seus funcionários também devem acreditar na marca e seguir os propósitos. Afinal, o consumidor acredita que pode ser desastroso manter funcionários que são incapazes de entregar a imagem que a marca deseja passar.
Moda tem sido sempre social, hoje não se vê nada de extraordinário sobre alguns amigos se encontrando para o almoço e um dia de compras. A definição do que descrevemos como “social” expandiu-se, pois, nos últimos 13 anos, os “amigos” têm sido considerados grandes influenciadores nas compras desta geração. Ou seja, por mais que estejamos preparados, as opiniões expressadas e divulgadas pelo boca-a-boca serão levadas em consideração.
Outra questão são mulheres Millennials que não pedem a opinião somente de seus amigos para escolher suas roupas: elas também verificam blogs de moda, buscam referências em diversos sites, revistas e vitrines e, muitas vezes, compartilham fotos de peças de vestuário de dentro da loja antes de comprar. Mas, se ao entrar em uma loja a cliente sentir-se segura com as ofertas que são de seu gosto e próximas ao que espera, ela não só busca opinião, ela também promove a marca.
As marcas mais bem-sucedidas têm criado campanhas influenciadoras que inspiram um engajamento genuíno do público, ao invés de gritar uma mensagem por meio de todos os canais de uma vez. Isso tem alimentado um novo objetivo de participação em vez de simplesmente um chamando a ação de marketing.
Soluções de mobilidade para lojas de roupas, calçados e acessórios. Conheça!
Foco em saúde e bem-estar são as palavras de ordem.
Uma geração preocupada com a saúde, consumo sustentável e com os anseios de viver com qualidade. A farmácia se transforma, para a geração Millennials, em um varejo que oferece prevenção ao invés de tratamento.
Claro que o varejo farmacêutico é um dos mais estáveis por vender mercadorias de necessidades básicas, mas os jovens desta geração buscam por motivações e alternativas de tratamentos, assim como procuram nas farmácias a certeza de produtos mais corretos para as suas necessidades, pois acreditam se tratar de um dos setores mais rigorosos com relação a leis e procedimentos.
Dermocosméticos, fitoterápicos, higiene pessoal, produtos voltados para o mercado fitness, maquiagens, entre outros artigos que vão além dos medicamentos, são, para os Millennials, garantias de que a farmácia é, sem dúvidas, um canal de vendas próspero.
Uma pesquisa feita pela alemã GFK publicada em 2015 destaca que os brasileiros possuem hábitos muito fortes em relação à higiene pessoal, principalmente com a saúde bucal e cuidados com a pele, ficando em primeiro lugar numa lista de 23 países. Ou seja, um mercado próspero e com uma geração preocupada com a saúde em ascensão torna-se ótima oportunidade para o segmento farmacêutico investir na fidelidade desses clientes com a marca.
O apelo tecnológico neste segmento pode ainda ser muito explorado. Aplicativos que recordem o cliente sobre a proximidade da compra do remédio contínuo ou que mostrem a loja mais próxima são algumas alternativas e formas para aproximar o cliente Millennial da marca. Conquistando esta geração, as redes e lojas podem ter clientes fiéis por um bom tempo, se considerarmos que a expectativa de vida deles é maior que das gerações anteriores.
Uma busca constante por conhecimento, independente do ambiente.
Os novos alunos já nasceram usando a web como forma de conexão, comunicação e troca de conhecimento. Por isso, tanto os processos de ensino, quanto as escolas e cursos precisam estabelecer uma nova forma de abordagem desde a oferta de um curso, até o momento da matrícula e da aula efetivamente.
Os jovens da geração Millennials têm sido notados como mais aptos a controlar o próprio aprendizado e escolher os próprios métodos tecnológicos e não convencionais para aprender melhor. Isso mostra-se como um grande desafio para escolas de idiomas e de cursos profissionalizantes, e faz com que elas precisem elaborar novos formatos de ensino e novas categorias de educação.
Com o bombardeio de ofertas, principalmente na web por meio de sites e aplicativos, de inúmeros tipos de cursos com preços variados e até mesmo gratuitos, para atrair os alunos ter um diferencial na hora da oferta é fundamental, seja para convencê-los a vir para um ambiente físico, ou para estabelecer novas metodologias de ensino, inclusive nos meios digitais.
As facilidades em pagamentos, flexibilidade nas aulas, formas diferenciadas de lições, a possibilidade de entregas virtuais, assim como materiais didáticos que possam ser disponibilizados em diferentes canais são recursos que permitem que o jovem à procura de um curso possa personalizar o seu ensino e ainda contar com recursos que a própria rede pode proporcionar.
Além disso, o comprometimento desta geração com o ensino é muito maior que em outras épocas, uma vez que são mais engajados e pesquisam muito mais. Como Nestor Garcia Canclini fala em seu livro “Leitores, espectadores e internautas”, nunca se leu tanto como nos dias de hoje, numa clara referência de que os jovens desta geração costumam consumir o seu conteúdo pela web e a todo o tempo, assim como estão dispostos a buscar por conteúdos diversos.
Conheça as vantagens do sistema completo para Escola de Idiomas e Ensino Profissionalizante da Linx
A geração Millennials tem participado de muitas transformações importantes: de diferentes formas de comunicação e uso da tecnologia, a mudanças nos hábitos familiares, educacionais e de carreiras. Muito especula-se sobre se estas formas de consumo serão apenas tendências temporárias ou se serão progressivas e cada vez mais rápidas. Estes movimentos têm inspirado muitas empresas a desenvolverem alternativas e criarem novas formas de engajamento para se aproximarem desses jovens
A geração Millennials compreende de uma forma diferente o consumo. Por serem conectados e engajados a maneira de usufruir de benefícios tecnológicos funciona de um modo mais orgânica e natural. A conexão com a internet passa a ser um item de necessidade básica, os questionamentos são mais rotineiros e inseridos no cotidiano, a opinião pessoal é amplamente divulgada e comentada.
Por isso, a forma com que as marcas criam um relacionamento com seu público deve ser decidida com cuidado, para evitar conflitos e atritos desnecessários que podem transformar a imagem da empresa.
Veja as Tendências do Varejo 2016: Download Gratuito
Preparar-se para eles é construir e desconstruir a todo o tempo. Uma geração que veio para modificar longos anos de fórmulas que foram utilizadas em décadas e colocar a criatividade e a disrupção como itens básicos das empresas.
O que o varejo, independente de qual o segmento, pode fazer para evoluir e trazer os Millennials para mais perto?
Unir forças e construir juntos pode ser a solução. Aproximar-se daqueles que impõe desafios e tirar como proveito o que eles têm a dizer, usando a tecnologia sempre a favor.
O que as concessionárias, o varejo de moda, as escolas de idiomas, os cursos profissionalizantes e as farmácias podem aproveitar da geração Millennials? Esses segmentos podem transcender e evoluir junto com eles, sem medo de mudar, pois é isso que eles buscam. Mudar, viver e engajar.
Fontes e pesquisa:
http://www.millennialmarketing.com/who-are-millennials/
http://www.goldmansachs.com/our-thinking/pages/millennials/
http://whatis.techtarget.com/definition/millennials-millennial-generation
http://www.pewresearch.org/topics/millennials/
http://www.akatu.org.br/Temas/Mobilidade/Posts/Geracao-Y-e-menos-dependente-de-carro-expoe-pesquisa
Box1824: All work and all play: https://www.youtube.com/watch?v=F12DAS-ZNDY
Box 1824: We All Want to Be Young: https://www.youtube.com/watch?v=seCHVIVThmw