Varejo
O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
Em meio à crise que o Brasil enfrenta, o mercado de aplicativos para smartphones e tablets parece nadar contra a maré – ao menos por enquanto. Uma prova disso é o exponencial crescimento dos apps de redes de food service.
Afinal, verificar restaurantes próximos, conhecer cardápios antecipadamente, saber quais estabelecimentos contam com promoções ou descontos, fazer o pedido, pagar, retirar na loja, no caixa ou solicitar a entrega são algumas das facilidades que vêm tornando a vida de mais de cinco milhões de brasileiros (e adeptos deste tipo de serviço) muito mais prática e, ao que parece, um caminho sem volta.
Os números, recolhidos através de uma pesquisa feita em 2014, apontam uma tendência que precisa estar no radar de quem atua na área. Da comodidade – com o consumidor escolhendo o canal de sua preferência em todas as fases de sua experiência de compra – até a questão do relacionamento do cliente com a rede e vice-versa, uma coisa fica clara: a interação é muito importante.
Isso porque, quanto mais se conhece o comportamento de quem frequenta o seu negócio, mais assertiva será a comunicação da empresa. São fatores decisivos, que podem servir de base para programas estruturados de relacionamento ou fidelização com sistema de pontuação e muito mais.
A urgência se faz ainda mais notável em um estudo feito pela consultoria internacional IDC, que resultou no seguinte cenário: hoje, em nosso país, o uso de smartphones acompanha o que vem acontecendo no mundo todo e cresce em ritmo acelerado. Somos cerca de 41 milhões de usuários de smartphones (eram 30 milhões em 2013) e a projeção é de que sejam 70 milhões até 2017.
E embora não exista nenhuma rede de food service brasileira que ofereça uma experiência tão completa – em relação a interface com dispositivos móveis – a multicanalidade é um tema cada vez mais presente no varejo brasileiro.
A Linx lançou recentemente uma solução desenvolvida especialmente para este momento: o Linx Degust APP Consumidor. O aplicativo permite que consumidores comprem refeições acessando o cardápio online e customizem seus pedidos, podendo optar por fazê-lo antes de chegar à loja ou solicitar o serviço de delivery e efetuar o pagamento com cartões de crédito via aplicativo. Perfeito para marcas que querem fidelizar clientes e ampliar as vendas!