Concessionárias
Quero montar uma loja virtual, por onde eu começo?
É fato que o mercado eletrônico é o grande futuro dos empreendedores digitais e, não é difícil que cada vez
Como empreendedor no setor de e-commerce, você provavelmente já ouviu falar em ROI, certo? Em caso negativo, explicamos: o ROI — da sigla em inglês Return On Investment — nada mais é do que o cálculo feito para saber o retorno que determinado investimento trouxe para o seu negócio.
No caso do marketing, muitos tipos de ações e campanhas podem ter seu ROI calculado de maneira bem simples e direta. Digamos, por exemplo, que você investiu R$ 250 na divulgação da sua loja por meio de anúncios pagos, como o Google Ads, e que essa ação gerou, ao final, R$ 1 mil em vendas.
Ao dividirmos o valor total faturado pelo investimento realizado, chega-se ao ROI daquela campanha de marketing específica. No caso acima citado, o ROI seria 4. Nesse momento você pode estar pensando, esse é um valor bom ou ruim?
A resposta é: depende. Quando se fala em ROI, não existe um número mágico. Obviamente, quanto mais alto ele for, melhor, pois significa, na prática, que seu investimento inicial foi superado em muitas vezes pelo faturamento. Ou seja, ele é um ótimo indicativo para que você determine se está no caminho certo ou se deve rever suas estratégias de marketing.
Também é importante salientar que, apesar de ser uma ferramenta bastante poderosa na hora de medir os resultados de determinada ação de marketing, em alguns tipos de campanhas o cálculo do ROI se torna mais difícil e impreciso. Especialmente em ações de longo prazo, que visam um aumento do engajamento e a fidelização de clientes, saber com precisão o ROI de determinado investimento pode se tornar uma tarefa árdua.
Por exemplo: caso você tenha investido em uma campanha de links patrocinados, gerando, com essa ação específica, um ROI de 5, como medir o retorno do cliente que chegou até a sua loja por meio desse link, mas que já comprou 3 outras vezes depois disso e ainda indicou sua empresa a outros 4 amigos, que também compraram? Nesse caso, o ROI pode ser o dobro ou até mesmo o triplo do que se pode calcular com absoluta certeza. Por isso, esteja sempre atento a essa questão!
Para aqueles que buscam criar estratégias de marketing para e-commerce efetivas e que realmente gerem o retorno esperado, é imprescindível ter o foco direcionado a um ponto essencial: a geração de leads.
Leads nada mais são do que potenciais clientes. Aquelas pessoas que estão verdadeiramente dispostas a comprar produtos da sua loja virtual. São os leads, após virarem clientes, que farão seu e-commerce ser um sucesso.
Por isso, atrair e gerar leads para o seu negócio é tão importante. E como é possível fazer isso de maneira correta, indo direto ao ponto e não desperdiçando recursos e tempo em estratégias que não dão certo?
A geração de leads passa por muitos processos, e cada um serve como um “degrau” para o próximo, conduzindo o aspirante a lead por um caminho que foi previamente desenhado por você — o chamado funil de vendas. O final do funil de vendas e, obviamente, seu principal objetivo, é a conversão.
Assim, cada passo da estratégia de geração de leads deve ser cuidadosamente planejado, pois o erro em uma das etapas pode impedir ou diminuir o acesso à próxima. Em função disso, é necessário delinear desde estratégias de marketing de busca e SEO (para que os potenciais leads consigam encontrar seu e-commerce facilmente na internet, em meio a tantas opções), até o oferecimento de conteúdo de qualidade, landing pages bem estruturadas, campanhas de e-mail marketing certeiras e divulgação em canais que realmente gerem leads à sua plataforma.
E se isso tudo lhe parece muito trabalhoso à primeira vista, saiba que apostar em estratégias de geração de leads é extremamente vantajoso para qualquer empreendedor do ramo de e-commerces. Ao abordar diretamente clientes realmente dispostos a comprar seus produtos, seus custos de venda diminuem de maneira significativa, já que a taxa de conversão tende a subir consideravelmente, chegando, em alguns casos, a incríveis 70%!
Como já diria o velho ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. Essa máxima não poderia ser mais verdadeira, especialmente quando se fala do universo da internet. Para que você tenha sucesso com o seu e-commerce, é necessário que as pessoas o vejam e saibam que ele existe, não é mesmo?
Em função disso, é essencial que você invista em um aumento contínuo da visibilidade da sua empresa na internet. E quando se trata desse assunto, existem inúmeras maneiras de alcançar os resultados esperados: de curto, médio e longo prazos, baratas, caras, específicas, abrangentes, entre muitas outras.
Uma das maneiras mais eficazes e rápidas de aumentar a visibilidade da sua marca é investir em anúncios pagos, como o Google Ads ou o Facebook Ads, por exemplo. Porém, apesar de gerar resultados comprovados em pouco tempo, o investimento nesse tipo de ação costuma ser alto e dura somente o tempo que o anúncio está no ar.
Por outro lado, outras estratégias para aumentar a visibilidade, além de mais baratas, geram resultados contínuos e exponenciais, apesar dos efeitos só serem comprovados no médio e no longo prazo. É o caso do marketing de conteúdo, em que sua empresa oferece informação e conteúdo de qualidade aos leads por meio de um blog ou de perfis em redes sociais, por exemplo.
A grande sacada aqui, quando se trata do aumento da visibilidade da sua loja, é tentar mesclar as estratégias de curto e longo prazo, sempre levando em consideração as estratégias de SEO em toda e qualquer ação.
Se o seu negócio está começando, pode ser interessante investir em campanhas de anúncios pagos, mas sem deixar de lado as estratégias de longo prazo — mais efetivas quando o objetivo é fidelizar clientes, que acabam se tornando propagadores da sua marca. Entregar valor ao cliente é tão importante quando se fala de e-commerce que falaremos mais detalhadamente sobre o assunto no próximo tópico.
A chegada da era da informação e a democratização do acesso à internet no mundo todo vêm mudando drasticamente a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços. Mais bem informados e cientes da grande quantidade de opções disponíveis, os consumidores se tornaram mais exigentes, tanto no que se refere ao produto em si quanto à idoneidade da empresa, à qualidade no atendimento e no que ela entrega de valor.
Por isso, é essencial que você utilize o marketing não apenas como uma maneira de divulgar seus produtos e serviços ou alardear aos quatro ventos o quanto sua empresa é incrível. Você tem que, necessariamente, entregar algo de valor ao seu cliente. Do contrário, ele não pensará duas vezes antes de buscar uma empresa que o faça.
Por outro lado, ao fazer com que seu cliente se sinta especial — entregando algo de valor além de seus produtos —, ele se tornará um defensor ferrenho da sua marca, compartilhando seus conteúdos e falando maravilhas da sua empresa aos seus conhecidos e amigos. Ou seja, entregar valor ao cliente é um exemplo típico de uma estratégia ganha-ganha: você deixa seu cliente satisfeito, ele compra mais e ainda divulga a sua marca de graça!
E o que significa, na prática, entregar valor? Alimentar um blog com conteúdos relevantes para o seu cliente, ofertar e-books exclusivos e ricos, construir um relacionamento sólido com seus consumidores e atendendo de maneira rápida e ágil tanto os pedidos quanto as reclamações ou queixas que eventualmente possam surgir são exemplos perfeitos de entrega de valor.
O marketing para e-commerce é uma estratégia que não pode, de maneira alguma, ficar de fora do seu planejamento caso seu objetivo seja se consolidar como uma autoridade dentro do seu nicho de atuação. Entretanto, como você pode perceber ao longo deste post, criar e acompanhar ações de marketing on-line não são tarefas que podem ser feitas sem um mínimo de cuidado e visão estratégica.
Ter em mente o que, como, quando e por que cada ação será criada e divulgada aos seus clientes é essencial. Por isso, não perca mais tempo! Utilize as informações contidas neste artigo como um guia para que você possa criar campanhas realmente efetivas, que gerem visibilidade e lucro ao seu negócio, e colha os frutos dessas ações muito antes do que você imagina!