E-commerce
Gestão da cozinha: tecnologia reduz desperdícios e aumenta a lucratividade
Saiba como melhorar os processos e operações do seu restaurante usando as ferramentas certas para isso Um dos principais ingredientes
O Facebook tornou-se um dos maiores canais de relacionamento entre marcas e consumidores. Além de estar presente na vida de 1,8 bilhão de usuários, que navegam pela rede social em busca da distração e comunicação, o Facebook serve também para as empresas como uma forma de conquistar clientes.
Essa rede social, hoje, é utilizada como uma estratégia para conversão em vendas. Por isso, é considerada como uma ferramenta publicitária forte, que auxilia as instituições a estarem cada vez mais próximas dos seus consumidores.
Acompanhar as tendências do mercado online e do marketing digital pode fazer toda a diferença e se você é dono de um e-commerce suas conversões podem aumentar somente por estar ativo no Facebook. Vamos mostrar a você como ter uma página na rede social tem se mostrado essencial para as vendas. Confira:
De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil, as páginas de relacionamento foram citadas por 72% dos entrevistados como um dos principais canais para a concretização de vendas online. Os sites de busca ficaram em segundo lugar, mencionados por 68%. Além das redes sociais e da busca orgânica, o uso de ferramentas como e-mail marketing (mais da metade), links patrocinados (44%) e Whatsapp (35%) também estão na lista de importantes canais para a efetivação de vendas.
A pesquisa destaca ainda que ao mesmo tempo em que as redes sociais são utilizadas para concretizar vendas, elas assumem o importante papel de servir como um canal de atendimento tanto no pré como no pós-venda. Oito em cada dez empresários do e-commerce usam o Facebook para se relacionar com clientes; 49% usam o Whatsapp; 40%, o Instagram; e 21%, o Twitter, uso que tem crescido a cada ano.
Ou seja, todos os recursos oferecidos pelas mídias digitais, e principalmente pelo Facebook (como o Facebook Ads), auxiliam de fato as conversões. Existem estratégias que envolvem anúncios, banners, campanhas e toda uma estrutura que pode ser realizada pela sua empresa para potencializar as vendas. Pensando nisso, a Linx oferece essa venda por meio das redes sociais: a plataforma permite que os clientes dos e-commerces se tornem grandes divulgadores da sua marca. Na própria página de vendas existe um botão onde eles podem acessar a página do Facebook da empresa (e das mídias sociais como Twitter, Google+, Pinterest, entre outras) e compartilhar suas experiências diretamente nas redes da loja virtual.
Vamos começar reforçando para você, empreendedor, que o Facebook não existe somente para que as pessoas se comuniquem ou compartilhem ideias e comentários. Ele existe como uma ferramenta poderosa de marketing e de encontrabilidade. Mas por que investir nas mídias digitais (e, principalmente, naquelas mídias pagas)?
Como falamos, as evoluções da internet precisam ser acompanhadas e o que elas proporcionam ao mundo dos negócios deve ser percebido e levado em consideração pelos donos de e-commerces. Uma observação importante é saber que o Facebook abriga diferentes pessoas, que trafegam ali por diversos motivos e podem não estar ali em busca de algo para consumir (estão apenas “a passeio”, procurando alguém ou desejando simplesmente se comunicar de maneira mais ágil), mas mesmo estas pessoas podem ser atingidas pelo seu anúncio, post ou campanha. Ao utilizar o Facebook também para a conversão você consegue conquistar ainda mais clientes (até mesmo entre aquelas pessoas que não estavam na rede com intenção de compra), trazendo-os para o funil de vendas do seu negócio.
Para divulgação da sua marca você pode utilizar a estratégia de atração por anúncio. Entre as ferramentas usadas para isso estão as redes de pesquisa, como o Google Adwords, e as redes de displays, como sites parceiros do Google que permitem a divulgação de anúncios gráficos, por exemplo. No entanto, esse tipo de divulgação não chega espontaneamente aos consumidores, pois precisam ser buscadas e, assim, encontradas pelos clientes (que já tinham essa intenção). E está aí a diferença do Facebook para as outras mídias digitais.
Essa rede “não profissional” (e espontânea) que o Facebook cria faz com que os clientes sejam atraídos a qualquer momento, mesmo sem desejar. Nele, as funções de atração por anúncio são mais específicas, exigindo que você segmente o material que será divulgado por público, localização, idade e sexo e envolva até aqueles consumidores que não procuravam por um produto seu. A própria rede social oferece a opção de divulgar a campanha também no Instagram, por exemplo. Então, fique ligado nessa possibilidade e compreenda a importância que o Facebook pode ter para a sua empresa.
Ao adotar técnicas de venda que envolvam as redes sociais é provável que o seu e-commerce seja encontrado e lembrado de forma mais rápida. O Facebook faz isso por você, então não fique de fora. É possível explorar também o retargeting (redirecionamento) e lembrar as pessoas de um produto pelo qual estavam procurando ou, simplesmente, fazer com que determinado produto chegue aos olhos daqueles que provavelmente estão interessados, isso tudo por meio de upsells e cross-sells.
Portanto, aposte no Facebook como uma ferramenta publicitária e aumente as conversões em vendas do seu negócio. Saiba como a sua loja virtual pode ser encontrada de forma mais rápida, atraindo cada vez mais os clientes de maneira eficiente.
Contate a Linx e tenha uma plataforma integrada com suas Redes Sociais !