Produzir o conteúdo certo, no momento certo, é uma atividade necessária para a atração de clientes. A entrega de conteúdos relevantes, além de chamar a atenção do consumidor, permite que ele conheça melhor o seu produto e se interesse cada vez mais pelo seu negócio, ou seja, finalize uma compra.
Essa prática mudou, principalmente, a relação entre os consumidores e os e-commerces. Mas como?Se você parar para pensar, deve lembrar que os produtos e serviços antes eram vendidos apenas no boca-a-boca e, agora, com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento do mercado de vendas online, são oferecidos também no formato de informação gerada nos meios digitais.
Nas organizações, as equipes que tomam contam dessas funções atuam com Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing construindo conteúdos estratégicos de forma a auxiliar a conversão em vendas. Quanto mais conteúdo relevante estiver disponível para os consumidores, maiores são as chances de conversão em vendas. E os clientes, hoje, querem conteúdo. Portanto, se você atingir qualidade na criação e na promoção dessas informações conseguirá sustentar melhores taxas de conversão para a sua empresa.
Para atrair tráfego qualificado
Entre as maneiras mais comuns de atrair os consumidores por meio da produção de conteúdo estão: a produção de textos para o blog da empresa e a construção de conteúdos robustos, como os e-books, por exemplo, para o envio direto aos consumidores; a utilização de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para posicionar da melhor forma o conteúdo nas pesquisas; e a aposta nas mídias sociais, que permitem a replicação do conteúdo e a construção de uma relação mais próxima com o consumidor final.
Existem algumas ferramentas que auxiliam na construção de estratégias para atrair o público, principalmente no momento de realizar ações de marketing e divulgação de conteúdo. Por exemplo, a Linx ajuda o cliente a ficar ainda mais próximo da compra por meio dos recursos de campanha de frete gratuito por localidade, de associação de descontos (que vão ficando cada vez melhores conforme o cliente compra mais de determinado produto, marca ou seção), de distribuição de cupons, de ofertas de kit de produtos e dos programas de
Além disso, a plataforma também oferece técnicas de SEO, com URLs amigáveis, cadastro de meta tags otimizadas para o seu negócio, como as palavras-chave e aqueles pequenos textos abaixo do título do site nas páginas de pesquisa dos buscadores, o Sitemap.xml, um arquivo importante que facilita a indexação de conteúdo do site de sua loja virtual, elevando o posicionamento do seu site nas redes de pesquisa, entre outras funcionalidades.
Saiba como utilizar o conteúdo a favor do seu e-commerce
Muitas empresas, para gerar volume no fundo do funil, ou seja, para aumentar as vendas, optam por apostar a maior parte das suas fichas na produção de conteúdo. Os primeiros visitantes (no topo do funil) são atraídos de forma a serem convencidos de que o seu negócio, primeiramente, existe e tem as soluções possíveis para o problema do cliente, promovendo a geração de tráfego para o e-commerce.
Já na fase em que o cliente é chamado de lead é preciso apostar em conteúdos de nutrição, mais profundos, para provar ao cliente quem é você e conduzi-lo a um call to action, incluindo táticas de landing pages, por exemplo, mostrando o caminho certo ao seu leitor para o fechamento da compra.
Com a produção de conteúdos direcionados aos interesses de cada um, os leads recebem todo suporte e subsídios para ficarem cada vez mais atraídos pela compra. Nessa etapa, então, você prepara os leads para a compra. Uma boa prática é a qualificação, segmentando-os de acordo com o seu perfil e interesse para determinar se estão prontos para serem enviados ao time de vendas ou se devem continuar sendo nutridos.
Mas a jornada de compra não para por aí. Agora que os leads já construíram um relacionamento significativo com o seu e-commerce, estão prontos para serem abordados, tornando-se uma oportunidade para o time de vendas para, em seguida, chegarem ao estágio de conquista e converter tudo isso em venda. Ou seja, a máxima de adotar as estratégias de marketing de conteúdo é: ter conteúdo para os diferentes estágios de compra do consumidor e, a partir dele, conduzi-lo para a finalização de uma compra.
Fundo do funil: momento de vender e reter clientes
Ao alcançar o fundo do funil você pode ter a certeza de que produziu conteúdos úteis e esclarecedores que resolveram questões e dúvidas dos clientes, minimizaram dores e, consequentemente, serviram para apoiar as tomadas de decisão destes clientes. Portanto, o objetivo de informar o seu público foi atingido e agora é preciso aproveitar o momento para reter ainda mais esses e-consumers.
Mesmo sabendo o quão difícil é aumentar as taxas de conversão e que isso continua sendo um dos maiores dilemas para os donos de e-commerce, está comprovado que conhecer o funil de marketing e os recursos certos a serem utilizados para a conquista de clientes, como a produção de conteúdos interessantes, é o melhor caminho a seguir para cativar o consumidor. Essa prática faz com que o profissional de Inbound Marketing, por exemplo, consiga montar uma estratégia efetiva e construir conteúdos com base nos interesses dos consumidores, guiando-os em cada uma das etapas do processo até a decisão de compra.
Ao nos depararmos com essa situação, podemos, então, afirmar que uma estratégia de marketing de conteúdo alinhada com o funil de vendas diminui o custo de venda, atrai mais consumidores e aumenta a percepção positiva da marca, retendo clientes.
Existem alguns casos que ilustram bem esse cenário, confira:
Os marketplaces, por exemplo, são grandes vitrines do mercado brasileiro, pois garantem desempenho, segurança e credibilidade aos varejistas. Associar sua marca a uma dessas grandes lojas, como Magazine Luiza e até ao Walmart, parceiros do grupo Linx, aumenta as chances da sua empresa alcançar novos clientes e converter vendas.