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O novo espaço para postos bandeira branca no mercado de combustíveis
Samuel Carvalho, gerente de Produto e Inovação O mercado de combustível brasileiro está em mutação. Questões como privatizações, fim de
Sabemos que as pessoas são diferentes e justamente por isso, precisam ser tratadas de modo diferente!
É para isso que serve a segmentação no email marketing.
Uma vez que você possui uma audiência estabelecida, é possível criar segmentos dentro da sua lista de email com base em informações cadastradas nela ou com base em interações com campanhas anteriores.
Assim, é só comunicar conteúdos diferentes e relevantes para cada um destes segmentos.
Por exemplo: você pode criar um segmento de homens, um outro de mulheres ou então um outro de pessoas com idade entre 20 e 30 anos.
Já para ser mais assertivo quanto ao interesse real das pessoas, você pode criar um segmento com base em interações com outras campanhas de e-mail já enviadas, podendo agrupar, por exemplo, quem clicou em um determinado link nos últimos 30 dias.
Por toda esta capacidade de segmentação e personalização, é comum que o email marketing esteja entre as mídias com maior taxa de conversão no e-commerce brasileiro.
Quem trabalha com e-commerce sabe: é muito mais caro conquistar um novo cliente do que vender para um já cliente. Não é?
Diante desse cenário, o email marketing é uma excelente mídia para aumentar a retenção de clientes e gerar vendas recorrentes.
O potencial de retenção de clientes com email marketing depende muito do nicho de atuação do e-commerce, pois alguns nichos possuem um alto nível de recompra, outros não.
Por exemplo: lojas de suplementos alimentares e de cosméticos possuem um nível de recompra superior a lojas de móveis e decoração.
Assim, segmentos com alto nível de recompra irão, naturalmente, conseguir gerar mais vendas recorrentes junto aos seus atuais clientes usando o e-mail.
A chegada dos dispositivos móveis turbinou o poder do e-mail marketing.
Agora, não é mais necessário estar na frente de um computador para ler e-mails.
As pessoas podem ler em qualquer lugar, no seu celular, tablet ou na Smart TV.
Um estudo da empresa Litmus mostra que desde 2016 já há mais aberturas de e-mails ocorrendo em dispositivos móveis do que em computadores.
Por isso, lembre-se sempre de criar peças de e-mail compatíveis com telas pequenas, para tirar o maior proveito possível em aberturas e cliques.
Tudo que se faz no email marketing pode ser medido no detalhe e em tempo real.
Qualquer sistema de email marketing razoável irá apresentar métricas como Taxa de Abertura, Taxa de Clique, Taxa de Entrega e Taxa de Descadastro. Já sistemas mais avançados e focados em e-commerce, conseguirão apresentar métricas de conversão das suas campanhas, como Receita (R$), Ticket Médio, Pedidos, Taxa de Conversão, ROI, etc.
Outra grande vantagem do email marketing é o seu preço.
O valor do CPC (Custo por Clique) do email marketing costuma ser um dos mais baixos observados no e-commerce brasileiro.
Enfim, por todos estes motivos, o email marketing é até hoje uma das mais importantes mídias para o e-commerce e segue funcionando muito bem se for feito da maneira correta.
E você? Como tem feito o seu e-mail marketing? Esperamos que tenha aprendido um pouco mais sobre o assunto e que busque novas estratégias para melhorar seus resultados.