Estética e saúde
Por que contratar uma consultoria de e-commerce?
Diante dos obstáculos que um e-commerce pode apresentar, é importante ter o apoio de uma consultoria desde o início do
planejamento é fundamental! Por isso, busque informações, analise e estude tudo o que for possível sobre o segmento de vendas desejado. Produtos que possivelmente serão comercializados, nível de interesse do consumidor, índice de faturamento/pedidos neste ramo nos últimos anos e, especialmente, quem é seu consumidor alvo são dados importantíssimos.
A escolha correta dos fornecedores é essencial, afinal, eles representam a fonte dos produtos que serão vendidos em sua loja virtual. Estabeleça com essas marcas um forte relacionamento e priorize a satisfação de seus consumidores.
Uma decisão que irá impactar diretamente as conversões da loja virtual é a escolha dos meios de pagamento. Oferecer diferentes formas de pagamento é a garantia que seu consumidor não sairá da loja por não ter um meio de pagamento que lhe atenda. Além disso, vale destacar a importância de fazer com que o cliente virtual se sinta seguro em adicionar informações financeiras no ambiente da loja. É válido lembrar, ainda, que os meios de pagamento apresentam características diferentes entre si e merecem ser analisados com cuidado. Veja:
Intermediadores ou facilitadores de pagamento. Sistemas que ligam a loja virtual ao banco. Esta opção conta com conciliação financeira, diferentes formas de pagamento e proteção contra fraudes. Mas sua cobrança, além da tarifa pelo plano escolhido, também é feita pelo valor de cada transação aprovada.
Gateways de pagamento. A função de um gateway é transferir todas as informações de pagamento entre lojas virtuais e adquirentes de cartão. Um gateway realiza o trabalho da maquininha de cartão, sendo necessário que o lojista faça contato com os bancos e as adquirentes.
Além disso, independentemente do meio de pagamento escolhido, três fatores são especialmente importantes e não podem faltar na hora de escolher um parceiro para pagamento no e-commerce: checkout transparente, retentativa de compra e análise antifraude inteligente.
Ainda que todo processo de compra seja importante para o consumidor, o momento da entrega é, sem dúvida, o mais aguardado. Justamente por isso, contar com um bom sistema de frete e envio é fundamental para garantir a satisfação do cliente em todas as negociações. Os Correios são o sistema mais usado em lojas virtuais brasileiras, mas também há opções como transportadoras e empresas de logística.
Uma parte essencial da montagem de um e-commerce é a escolha da plataforma. A plataforma de e-commerce é o ambiente em que a loja estará em pleno funcionamento e será possível gerir todo o negócio. Entre os pontos a se considerar ao escolher uma plataforma, destacam-se:
Com todas essas descrições, sugerimos que você conheça o Grupo DCG, a solução ideal para negócios pequenos, médios, grandes e customizados, que também oferece uma solução integradora com todos os Marketplaces do país.
Este KPI também é conhecido como ticket médio. Este dado refere-se à média dos valores que são adquiridos em sua loja virtual. Para calcular a receita dentro de uma semana, por exemplo, basta somar todos os valores vendidos no período e dividir por sete. Este resultado revela seu ticket médio por dia, ou sua receita diária.
A taxa de conversão é um dos KPI’s mais conhecidos quando falamos em loja virtual, afinal, ele mede quanto seu e-commerce está realmente vendendo ao considerar os esforços de marketing e divulgação realizados. Para chegar à taxa de conversão, basta somar o número total de vendas pelo número de visitantes registrados na loja. Vale destacar que, se houver um expressivo número de visitas e poucas negociações na loja virtual, é preciso rever alguns pontos, tais como usabilidade, valor do frete, interesse dos consumidores e outros.
No e-commerce, conquistar novos consumidores sai bem mais caro do que manter os consumidores atuais. Por isso, a taxa de recompra deve ser avaliada. Para medir a taxa de recompra de forma correta, o ideal é atrelá-la ao mesmo raciocínio da taxa de conversão, em que mede-se a eficácia do marketing de recompra. Por exemplo: se a cada 50 consumidores impactados, cinco voltaram a comprar, significa que a taxa de recompra do seu e-commerce é de 10%, e assim por diante.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre e-commerce e como montar uma loja virtual de grande sucesso diante de um mercado tão competitivo e estruturado, é necessário planejar seu negócio de forma correta e contar com parcerias de sucesso durante todas as etapas: fornecedores, sistema de logística, plataforma de e-commerce, marketing digital e mensuração de resultados.