Dia dos Pais: como o varejo deve se preparar para as vendas

Dia dos Pais: como o varejo deve se preparar para as vendas

Data comemorativa é a oportunidade para alavancar seu negócio

A pesquisa “Consumer Sentiment 2019”, realizada pela Boston Consulting Group (BCG), aponta que o varejo brasileiro iniciou 2019 com um crescimento nominal de 7%. No ano passado, as vendas do comércio para o Dia dos Pais cresceram 2,8%, segundo dados da Boa Vista SCPC. A expectativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é que as vendas cresçam, em 2019, até 4% em relação ao ano passado, tanto em lojas físicas como no e-commerce.

E para não perder vendas, os varejistas devem estar preparados. Planejar ações com antecedência e não se descuidar do pós-vendas são atitudes essenciais. Para quem quer se destacar da concorrência e alavancar as vendas, destacamos algumas medidas:

Organize seu estoque e invista em novidades

A primeira providência a ser tomada com a proximidade de datas comemorativas comerciais é uma verificação criteriosa do estoque. Com isso, é possível identificar o que precisa ser abastecido e definir de antemão ações para “desencalhar” o que não foi vendido em outras oportunidades com uma queima de estoque ou promoção especial.

Para abastecer o estoque de maneira correta, o varejista deve preocupar-se em adquirir produtos que estão em alta e “na moda”. Fazer uma pesquisa das tendências, perguntar aos próprios clientes quais são as suas preferências e ficar de olho no que está no gosto popular são alternativas para melhorar as compras, evitando, assim, desperdícios ou falta de produtos.

Outra dica preciosa é analisar a saída de produtos dos anos anteriores para verificar quais itens sempre foram bem aceitos pelos clientes. Desta forma, você consegue atender às expectativas de antigos clientes ao mesmo tempo em que atrai novos consumidores com novidades.

Aposte nas campanhas digitais

As mídias sociais são poderosas aliadas para a divulgação de sua marca, produtos e serviços e, em campanhas sazonais, não é diferente. Aproveite o poder dos canais digitais para potencializar suas campanhas.

  • Crie hashtags para ter maior interação com seus clientes;
  • Realize sorteios para dar um “up” no engajamento e aumentar o número de seguidores;
  • Providencie uma identidade visual própria para sua campanha de Dia dos Pais e a utilize em todas as plataformas;
  • Vídeos e campanhas mais afetivas com fotos ou declarações de seus clientes para os pais também ajudam a colocar sua marca em evidência, aumentar o tráfego no site e, consequentemente, alavancar as vendas.

Os consumidores adoram promoções e brindes. Então, procure realizar ações de marketing que oferecem algo a mais para atrair o público a fechar uma compra. Combos e kits de produtos em embalagens especiais, bonitas e bem elaboradas funcionam bem em ocasiões comemorativas.

Outro ponto importante: é normal os consumidores pesquisarem com antecedência as alternativas de presentes, mesmo sem a intenção de compra imediata. Por isso, o remarketing é uma ferramenta poderosa para o varejista. Com ele, você identifica os usuários que já visitaram o seu site e passa a exibir anúncios personalizados com mais frequência quando eles visitam outros sites, como um lembrete.  

Outro método que tem eficácia é o e-mail marketing. Com as informações dos cadastros realizados na loja em compras anteriores, é possível atingir uma boa parte desses consumidores, oferecendo pequenos descontos ou promoções.

Personalize seu ponto de venda

Seja a vitrine, o site ou as mídias sociais, seu ponto de venda deve mostrar ao público que seu negócio está engajado em oferecer produtos e serviços para presentear seu pai nesta data especial. Por isso, investir em um visual personalizado é uma ótima alternativa.

No ponto de venda físico, arrume a sua vitrine e exponha seus produtos de forma criativa e atrativa para fazer com que o público pare para olhar as novidades. No e-commerce e nas mídias sociais, aposte em novas abordagens como vídeos, banners e pop-ups para atrair o clique dos usuários, sempre aguçando sua curiosidade. 

Avalie os meios de pagamento e possibilidades de frete

Prepare-se para oferecer aos clientes todas as formas de pagamento e para aceitar a maioria das bandeiras de cartão. Dar opções ao cliente ajuda na hora da decisão de compra. 

Outra iniciativa que deve ser pensada com antecedência é estabelecer possibilidades de parcelamento e descontos diferenciados para a data. Ações que partem de abatimento de valores ou reduções preço sempre atraem clientes.

No caso do comércio eletrônico, é preciso pensar também no frete. Segundo a pesquisa E-Commerce Trends 2018, realizada pela empresa Rock Content, 82,3% dos consumidores online desistiram de finalizar uma compra por considerarem o valor do frete muito alto. Para não correr o risco de perder  vendas de Dia dos Pais, procure alternativas para amenizar o valor do frete ou, se possível, até mesmo isentar o cliente da taxa.

Saiba mais:
>> Relacionamento com o cliente: como ter o consumidor sempre por perto

Dê a devida importância ao pós-venda

Muitos varejistas focam tanto nas vendas e campanhas que acabam esquecendo que a atenção ao pós-venda é muito importante para fidelizar o cliente. Se você sempre fez isso, aproveite seu mailing e chame seus clientes antigos para voltarem a consumir no Dia Dos Pais. Se nunca fez, é hora de começar.

O primeiro passo é verificar sua comunicação após a venda. No caso do varejo online, é preciso avaliar seus e-mails de notificação e processos de pagamento. É muito importante também estar atento à entrega. Se você prometeu que a compra irá chegar antes do Dia dos Pais, honre este combinado. 

Outro cuidado é buscar informações sobre a satisfação com seus produtos e serviços. Aproveite as mídias sociais para interagir com seu público depois da compra, promova pesquisas de satisfação para verificar se as expectativas foram atendidas e saber o que precisa melhorar. Outra possibilidade é contatar o cliente para oferecer produtos que combinem ou completem a compra já feita e oferecer descontos para uma nova compra. 

Lembre-se: manter um contato pós-venda com o cliente é projetar novas negociações em outras datas, sejam elas comemorativas ou não.

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