Dia do Consumidor: já definiu a estratégia para o seu ecommerce?

Dia do Consumidor: já definiu a estratégia para o seu ecommerce?

Considerada a nova Black Friday, a oportunidade pode alavancar as vendas do primeiro trimestre

Em um mercado competitivo e ágil como o ecommerce, é importante que as marcas estejam atentas às expectativas dos seus clientes. O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma espécie de Black Friday do primeiro semestre e surge como uma oportunidade de estreitar relações por meio de promoções e benefícios que enalteçam o cliente e satisfaçam sua busca contínua por melhores condições de compra. 

O cenário brasileiro para o ecommerce é bastante animador. Hoje, 33% das pessoas estão comprando mais online do que há 12 meses. Também vale notar que 20% compram online pelo menos uma vez por mês. Outros 14% chegam a fazer mais de uma compra em ecommerce mensalmente, segundo a recente pesquisa Insights Opinion Box: Ecommerce. Já o gasto médio é de mais de R$ 200 para 52% dos assíduos fãs do varejo online.

 

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Nesse contexto, o Dia do Consumidor já começa a ganhar status entre as promoções de interesse do público. O crescimento na procura pela data foi de 113% em 2019, apontou o Google Trends.

À medida que o dia do evento se aproxima, as buscas por produtos ou pela expressão “dia do consumidor” ganham destaque. Por isso, indicamos alguns pontos de atenção para que seu ecommerce esteja preparado para esse 15 de março. Confira:

 

Faça uma boa oferta

Por ser uma data pouco atrelada a momentos em que tradicionalmente há troca de presentes, o Dia do Consumidor tem como apelo principal o preço. Promoções e entrega grátis completam a tríade para conquistar o bolso do cliente.

Uma ideia para impulsionar as vendas é ofertar vantagens exclusivas para quem já é cliente. Um cupom de desconto ou brindes e condições especiais por email podem reengajar aqueles que já fazem parte da sua base de contatos.

E por falar em email, ative as soluções de personalização para que avisem aos consumidores quando os produtos que eles se interessam baixarem de preço. Além disso, incentive os visitantes da sua loja virtual a se inscreverem na lista de emails para que recebam as promoções que você lançar no Dia do Consumidor, antes mesmo do público em geral. Mais perto da data, use campanhas automáticas para reengajar seus clientes diretamente em suas caixas de entrada, isso é possível mesmo com quem sequer fez login na sua loja

Para quem atua no marketplace, os cupons são opções inteligentes para competir com varejistas de outros sites que vendem os mesmos itens. Um extra de 10% de desconto pode fazer o cliente preferir sua oferta em vez da concorrência. 

Mas nem só bom preço atrai. É preciso aperfeiçoar a experiência de compra nas lojas, buscando converter experiências em resultados. Entenda a jornada de compra online e offline do consumidor, conquistando-o ao ofertar algo que ele quer, no momento em que ele precisa. 

Ao chegar na sua loja online, por exemplo, proporcione uma experiência otimizada que ajude o consumidor a encontrar o que deseja – buscas com autocomplete, hotsites de campanha, filtros específicos e algoritmos de ranking adequados às suas regras de negócios. Disponibilize diversas opções de pagamento e modalidades de compra distintas como a retirada em loja. Dessa forma, além de ganhar em vendas, o consumidor tem tudo para gostar mais da experiência e se tornar mais fiel à sua marca. 

De forma automatizada, você pode utilizar as áreas mais nobres do seu site para apresentar para cada usuário os produtos que são mais aderentes a cada perfil de compra. Essa estratégia pode representar até 30% de todas as vendas geradas no ecommerce, como é o caso da loja de móveis Marabraz. Soluções inteligentes e automatizadas, como a Linx Impulse, cuidam disso para você.

Outra facilidade é usar os dados captados para entender os itens mais pesquisados e comprados, o impacto das promoções da data no faturamento do varejo, ações de ativação, enfim, tudo que possa gerar insights para que você trabalhe em estratégias capazes de alavancar ainda mais as suas vendas daqui em diante.

 

Dica: é preciso considerar o custo de aquisição do cliente e nunca oferecer cupons sem entender a economia do seu negócio. Por isso, antes de disponibilizar qualquer tipo de desconto, averigue se ele cobre este custo em médio ou longo prazo. Para realizar uma boa promoção com um desconto adequado ao seu ecommerce, deve-se testar e analisar todos os resultados obtidos nas campanhas anteriores para poder descobrir quais mudanças precisam ser feitas para melhorar os resultados.

 

Crie campanhas de mídia específicas para a data

Não adianta ter planejado boas ofertas e descontos se o cliente não souber que sua loja aderiu à data. Use as mídias sociais para promover as ofertas e estimular o engajamento do público e aproveite o potencial de mídias pagas, como Google Ads, Facebook Ads e Linx Ads. Essa é uma ótima forma de chegar aos consumidores, e destacar as suas melhores ofertas para eles, independentemente de qual loja da rede esteja. 

O aumento nas pesquisas torna esse período mais competitivo, então, é um bom momento para focar em campanhas de mídia, aumentando os lances e criando anúncios específicos com promoções para esse dia/semana. Se você já mapeou os produtos que têm um lucro maior e são estratégicos para a sua marca ou que precisam de um giro maior de estoque, faça um investimento direcionado a essas mercadorias. Não invista em vários anúncios de forma aleatória. 

 

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Os cupons também são formas eficazes para medir os resultados de suas estratégias de marketing. Basta usar um código diferente para cada campanha – um para o email marketing, outro para o Facebook, por exemplo – para medir exatamente quantas vendas cada um tem gerado, uma medida fundamental para a otimização do seu comércio. 

Planeje com antecedência, com um cronograma detalhado, a elaboração de materiais, possíveis gravações, entre outras demandas de mídia. Capriche nos anúncios das mercadorias para que sejam claros, informativos e completos. Deixe as políticas bem claras para evitar mal entendidos.

 

Organize a logística da operação

Promoções especiais requerem um cuidado igualmente especial com toda a logística da operação. É natural que a demanda aumente e tenha picos de vendas, o que se reflete na elevação da quantidade de pedidos, atendimentos e contatos com os clientes. Pode parecer óbvio, mas não ofereça algo que não possa cumprir. Clientes insatisfeitos com promoções “furadas” são um pesadelo para qualquer negócio.

Sua loja virtual não pode correr o risco de vender produtos indisponíveis, sem estoque (a chamada “ruptura de estoque”). Verifique as suas mercadorias, especialmente as que estarão em promoção. Fatores como validade, quantidade suficiente e se elas não estão com defeitos ou avarias são essenciais. Também se certifique de que o estoque virtual esteja atualizado na plataforma ou outros sistemas e nos marketplaces.

Para as estratégias omnichannel, é imprescindível contar com uma solução que consiga integrar todas as operações com eficiência, que agregue valor ao seu ecommerce para que seu estoque trabalhe com prateleiras infinitas – ligando lojas físicas e virtuais –, minimizando consideravelmente a quebra de expectativa do cliente. 

Além disso, a política de frete é um dos fatores cruciais para que o seu cliente compre ou não o seu produto. Prometa prazos de entrega que possam ser cumpridos, mas que não sejam tão longos a ponto do consumidor abandonar o carrinho. A Linx Omni, por exemplo, conta com um potente algoritmo de cotação de frete, que leva em conta diversos fatores para atender melhor o seu cliente. 

Para quem trabalha com ecommerce, mas também tem lojas físicas, uma boa opção é disponibilizar o Pickup in Store, permitindo que os consumidores comprem online e retirem na loja. Além de diminuir os custos de entrega, é uma opção mais rápida para o cliente, e o lojista ainda pode aproveitar o aumento do fluxo de pessoas na loja física para vender outros produtos.

 

Apesar de ainda não ter a mesma relevância que a Black Friday, o Dia do Consumidor tem um bom apelo emocional e vem se consolidando como uma oportunidade de calendário do varejo. Criar uma relação saudável traz vários benefícios, como citamos no artigo Estratégias de marketing digital para fidelizar clientes de loja virtual. Para ajudá-lo nisso, conte com as soluções da Linx Digital.

 

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