Dia das Mães: dicas de ouro para seu ecommerce vender mais

Dia das Mães: dicas de ouro para seu ecommerce vender mais

Em tempos de coronavírus, aproveite para mostrar os diferenciais da sua loja virtual

Está chegando uma das datas comemorativas mais importantes para o calendário do varejo e, é claro, para o ecommerce nacional: o Dia das Mães. Porém, o cenário atípico de 2020, com os consumidores ampliando as compras pela internet a fim de evitar contatos para se proteger do coronavírus, faz com que os varejistas se perguntem ainda mais como vender mais, entregar em tempo e agradar o cliente em durante a crise. 

 

O ecommerce, que já apresentava um constante crescimento no Brasil, está ampliando sua importância durante e após a pandemia COVID-19. Segundo entidades do setor, na primeira quinzena de março, por exemplo, foi registrada alta de 30% a 40% nas compras online. 

 

Nesse momento, a situação tem sido um acelerador para consumidores experimentarem o ecommerce, adquirindo produtos que normalmente compravam nas lojas físicas. Ou seja, trata-se de um ótimo gancho para conquistar esses clientes e mostrar os benefícios de se comprar online. 

 

>> Não deixe de ler: Shut Down – Vamos desligar o varejo?

 

De acordo com a pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, após o anúncio do primeiro caso da doença no Brasil, o crescimento do número de novos clientes foi de 19%. Ao mesmo tempo, novos autosserviço chegaram a alcançar 45% de aumento. 

Seja para conquistar esses novos clientes do ecommerce ou para atingir os antigos adeptos das compras online, as estratégias de vendas da sua loja virtual para o Dia das Mães precisam estar mais alinhadas do que nunca. Para isso, confira algumas orientações que preparamos para você:

 

Diferencie-se

Roupas, calçados, acessórios, perfumes, cosméticos e chocolates foram os itens mais procurados para agradar as mães no ano passado. Mas, além desses produtos, o Dia das Mães de 2020 abre margem para novos segmentos. 

O isolamento social, por exemplo, levou milhares de pessoas para a cozinha. Mesmo quem não fritava um ovo está aproveitando para explorar a culinária. Então, itens de cozinha gourmet, seja eletrodomésticos ou ingredientes especiais, podem ser boas formas de chamar a atenção. 

Mas, seja qual for sua área de atuação, vale investir em ofertas especiais para diferentes perfis de mães: as modernas e conectadas, as estilosas, as esportistas, as adeptas ao artesanato e hobbies manuais, e por aí vai. É possível fazer parcerias, com ecommerces de moda, acessórios e cosméticos se unindo com promoções conjuntas com chocolatarias e empórios gourmet, entre outros segmentos. Isso vale tanto para brindes quanto para descontos, a fim de gerar vendas para ambas as lojas virtuais.

Não se esqueça que esse é um momento em que os consumidores estão em busca de boas ofertas, como produtos de melhor valor agregado a um custo acessível e/ou com frete grátis. Boa parte da concorrência já está de olho nisso: mais de 70% do catálogo de moda & acessórios, em março, contou com entrega sem custo, mostrou o levantamento da Ebit/Nielsen.

Estipular um valor mínimo de compra como condição é uma boa opção para oferecer esse benefício e, ao mesmo tempo, elevar o ticket médio da compra. Além disso, negocie com as suas transportadoras parceiras e procure proporcionar a melhor experiência aos clientes.

 

Marketplace é uma excelente opção 

Boa parte dos consumidores realizam pesquisas em comparadores de preços e shoppings virtuais antes de comprar presentes. Por isso, utilize-se de todo o potencial do marketplace. Esse canal de venda aumenta sua abrangência de público sem que você precise investir muito em publicidade. Isso, consequentemente, gera uma exposição maior de produtos e aumento de vendas.

 

> Quer saber mais sobre o assunto?

Leia: 5 motivos para sua loja virtual estar em um marketplace

 

Personalização e usabilidade mais que bem-vindas

Prepare sugestões de presentes, como kits promocionais, de diferentes preços e pensados para diversos estilos de mães. Essa é a hora de abusar do poder das vitrines inteligentes e das recomendações a partir dos dados captados do cliente que visitou pela sua loja e pelo histórico de navegação e compras dele. 

Outra forma de elevar o ticket médio é relacionar produtos que podem ser comprados juntos, como um apresentar produtos para hidratação dos cabelos a quem já adicionou no carrinho itens de beleza. Para aumentar o tamanho médio dos pedidos, é possível utilizar vitrines que recomendam coleções: seja um look completo, uma sala de estar com todas as peças… o importante é que o cliente pode levar todos os itens expostos com apenas um  clique. Para se ter uma ideia, nossas vitrines de coleções incrementaram em até 30% o tamanho médio dos pedidos nos clientes que disponibilizaram nos suas lojas virtuais.

Aproveite também para “decorar” o seu site para a data. Além disso, crie seções específicas para o Dia das Mães, facilitando a navegação e a encontrabilidade dos produtos e promoções voltados para data. Lembre-se que os produtos devem apresentar o máximo de fotos e informações possíveis para ajudar na decisão de compra. Utilize quick filters, hotsites e demais tecnologias de recomendação que mostram seu catálogo de uma forma mais organizada e os clientes conseguem encontrar rapidamente o que procuram – e até mesmo acabam descobrindo novos itens que podem gostar.

 

Foque na divulgação

Datas comemorativas, como o Dia das Mães, devem ser anunciadas com antecedência como uma forma de garantir que sua loja será lembrada, vista e que consiga promover boas vendas. Seja por e-mail marketing, banners, cards em redes sociais ou mídias pagas, é preciso falar com seu cliente direto: filhos e companheiros que vão presentear suas mães ou esposas. 

Nesse momento, uma sólida estratégia de e-mail marketing faz toda a diferença. Crie landing pages para as promoções especiais desse período e atraía o cliente através de e-mails segmentados. 

Uma tática que vem sendo utilizada durante a Black Friday que pode ajudá-lo nesse momento é a lista de ofertas em “primeira mão” por e-mail. O cliente já cadastrado, ao receber as ofertas que sua loja virtual vai oferecer, sente-se privilegiado com essa antecipação exclusiva. Também não se esqueça dos descontos especiais para quem já é seu cliente, eis uma ótima forma de mostrar que se lembra deles e fidelizá-los. 

O ideal é começar esse movimento a menos de um mês para a celebração. Quanto mais perto, vá relembrando o seu cliente que ainda dá tempo de garantir que a entrega do presente ocorra dentro do prazo. E para os lojistas que dispõem de entregas express, reforce isso para os consumidores que deixaram as compras para a última hora. 

 

Também não se esqueça!

 

  • Atenção redobrada com o estoque e a logística

Essa é a hora de intensificar os esforços e investimentos em sistemas de gestão, para evitar sobrecarga de pedidos, falta de estoque e problemas logísticos. Afinal, nada pior do que entregar um presente atrasado, não é?

Esse pode ser um problema em um momento em que fábricas estão fechadas, algumas indústrias estão enfrentando desabastecimento de componentes e materiais e os produtos importados podem demorar mais para desembarcar no País. Então, se possível, procure fornecedores para suprir o estoque dos produtos mais desejados para a data. É muito importante conferir seu estoque antes de produzir anúncios e e-mail marketing para divulgação, além de se certificar de que o número de produtos disponíveis será suficiente para a demanda. 

 

> Abordamos mais sobre o assunto no artigo

Logística no e-commerce: as novidades do mercado para a sua loja

 

 

  • Cuidado com o atendimento

Com o aumento do fluxo de pedidos e do número de novos clientes, os lojistas também devem estar em alerta à possível alta da utilização de Serviços de Atendimento. Esteja atento a isso e otimize o atendimento nos SACs e redes sociais, além de disponibilizar guias para ajudar nas principais dúvidas e dificuldades no momento da compra. 

Se não for possível reforçar a equipe, avalie o investimento em bots, os robôs de atendimento. Bons projetos desse tipo, chegam a reduzir a necessidade de atendimentos humanos em até 60%.

 

Como podemos perceber, estamos diante de circunstâncias únicas. Sua loja virtual precisa estar preparada para aproveitar essa oportunidade, conquistar mais clientes e alavancar as vendas no Dia das Mães. Conheça a Linx Commerce e veja como a solução é capaz de atender às necessidades do seu negócio de ponta a ponta.

 

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